Avaliação da residência multiprofissional em saúde e o preparo para o trabalho em equipe: construção e validação de itens de uma escala atitudinal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calvo, Marcos Estevao [UNIFESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11480582
https://repositorio.unifesp.br/11600/68069
Resumo: Introdução - A Residência Multiprofissional em Saúde é uma modalidade de pós-graduação lato sensu que tem o objetivo de qualificar os profissionais de saúde na busca pela integralidade e qualidade de atenção, preparando-os para o trabalho em equipe e a prática colaborativa. Tendo em vista a grande expansão destes programas no Brasil torna-se relevante desenvolver pesquisas buscando aprofundar a avaliação dos mesmos, como uma modalidade de Educação Interprofissional. A avaliação de experiências em Educação Interprofissional é um processo complexo e muitos estudos de avaliação tem sido descritos, sendo que os mais bem sucedidos ocorrem por meio de escalas atitudinais. Objetivos - Construir e validar um conjunto de itens para uma escala atitudinal de avaliação do preparo para o Trabalho em Equipe e a Prática Colaborativa em Programas de Residência Multiprofissional em Saúde. Método - Utilizamos o modelo de Pasquali para construção de escalas - no polo teórico, sistematizamos os fundamentos teóricos por meio de pesquisa na literatura para o embasamento das dimensões e da escolha dos itens da 1ª versão com 28 itens após submissão a juízes especialistas e a juízes da população meta. No polo experimental, aplicamos os 28 itens do instrumento para 289 residentes do segundo ano de Programas de Residência Multiprofissional em Saúde (R2) atingindo o objetivo de 10 vezes o número de itens do instrumento. No polo analítico foi realizada análise estatística do instrumento. Resultados – O índice de Dispersão foi de 0,771 e a Confiabilidade de 0,87. Foram validades 22 assertivas estruturados em 03 dimensões: 1) A proposta formativa da Residência Multiprofissional em Saúde para o Trabalho em Equipe e a Prática Colaborativa (08 itens); 2) A concepção de Trabalho em Equipe e Prática Colaborativa que o residente tem após a vivência da residência (03 itens) e 3) As competências colaborativas desenvolvidas pelo residente (11 itens). Considerações Finais - Apesar das limitações apontadas o conjunto de itens validados pode ser utilizado em futuras pesquisas para aprofundar o estudo da avaliação em Programas de Residência Multiprofissional em Saúde.
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A avaliação de experiências em Educação Interprofissional é um processo complexo e muitos estudos de avaliação tem sido descritos, sendo que os mais bem sucedidos ocorrem por meio de escalas atitudinais. Objetivos - Construir e validar um conjunto de itens para uma escala atitudinal de avaliação do preparo para o Trabalho em Equipe e a Prática Colaborativa em Programas de Residência Multiprofissional em Saúde. Método - Utilizamos o modelo de Pasquali para construção de escalas - no polo teórico, sistematizamos os fundamentos teóricos por meio de pesquisa na literatura para o embasamento das dimensões e da escolha dos itens da 1ª versão com 28 itens após submissão a juízes especialistas e a juízes da população meta. No polo experimental, aplicamos os 28 itens do instrumento para 289 residentes do segundo ano de Programas de Residência Multiprofissional em Saúde (R2) atingindo o objetivo de 10 vezes o número de itens do instrumento. No polo analítico foi realizada análise estatística do instrumento. Resultados – O índice de Dispersão foi de 0,771 e a Confiabilidade de 0,87. Foram validades 22 assertivas estruturados em 03 dimensões: 1) A proposta formativa da Residência Multiprofissional em Saúde para o Trabalho em Equipe e a Prática Colaborativa (08 itens); 2) A concepção de Trabalho em Equipe e Prática Colaborativa que o residente tem após a vivência da residência (03 itens) e 3) As competências colaborativas desenvolvidas pelo residente (11 itens). Considerações Finais - Apesar das limitações apontadas o conjunto de itens validados pode ser utilizado em futuras pesquisas para aprofundar o estudo da avaliação em Programas de Residência Multiprofissional em Saúde.Introduction - The Multiprofessional Residency in Health is a lato sensu postgraduate program. The aims of this program is to qualify health professionals with integrality and quality of care and preparing them for teamwork and collaborative practice. This type of program is having a great expansion in Brazil, so it becomes relevant to develop research to evaluation these professionals with a Interprofessional Education modality. The evaluation of experiences in Interprofessional Education is a complex process. Many evaluations studies have researched this and the most successful studies use attitudinal scales. Objectives - The aim of this study is to build and validate a set of items for an attitudinal scale to assess the preparation for Teamwork and Collaborative Practice in Multiprofessional Health Residency Programs. Method – For the construction of scales, the Pasquali's model was used. About the theory, the theoretical foundations were systematized based on research in the literature. The literature was used to support the choice of the items of the 1st version with 28 items and to subimit that to expert judges and judges of the target population. About the experimental part, we applied the 28 items of the instrument to 289 residents of the second year of Multiprofessional Residency Programs in Health (R2). With this, we reach the objective of 10 times the number of items of the instrument. About the analytical, statistical analysis of the instrument was used. Results - the Dispersion index was 0.771 and the Confiability was 0.87. It was validated 22 assertions structured in 03 dimensions: 1) The formative proposal of the Multiprofessional Residency in Health for Teamwork and Collaborative Practice (08 items); 2) The concept of Teamwork and Collaborative Practice for the resident after his residency experience (03 items) and 3) The collaborative skills developed by the resident (11 items). Final Considerations - Despite the limitations, the set of validated items can be used in future research to go deep in the study of evaluation in Multiprofessional Residency Programs in Health.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2021)111 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Educação InterprofissionalEquipe MultiprofissionalResidência MultiprofissionalTrabalho Em EquipePrática ColaborativaInterprofessional EducationMultiprofessional TeamMultiprofessional ResidenceTeam WorkCollaborative PracticeAvaliação da residência multiprofissional em saúde e o preparo para o trabalho em equipe: construção e validação de itens de uma escala atitudinalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestrado Profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPBaixada Santista, Instituto de Saúde e SociedadeSão Paulo, Escola Paulista de EnfermagemEnsino em Ciências da SaúdeEnsino em Ciências da SaúdeAvaliação, Currículo, Docência E Formação Em SaúdeTEXTMARCOS ESTEVAO CALVO-A.pdf.txtMARCOS ESTEVAO CALVO-A.pdf.txtExtracted texttext/plain193803${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68069/5/MARCOS%20ESTEVAO%20CALVO-A.pdf.txt45d95801ae336d7d5ab1b9d3c6d0beceMD55open accessTHUMBNAILMARCOS ESTEVAO CALVO-A.pdf.jpgMARCOS ESTEVAO CALVO-A.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4048${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68069/7/MARCOS%20ESTEVAO%20CALVO-A.pdf.jpge4da60bb5cca9f3ae18829146f51ff35MD57open accessORIGINALMARCOS ESTEVAO CALVO-A.pdfMARCOS ESTEVAO CALVO-A.pdfapplication/pdf4228683${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68069/1/MARCOS%20ESTEVAO%20CALVO-A.pdf3c9b62c473023412060a33ea40dd1d1cMD51open access11600/680692023-08-08 01:02:15.197open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/68069Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-08-08T04:02:15Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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