A inserção da música nas práticas docentes de pedagogos nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Carolina Prado [UNIFESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/67912
Resumo: A partir de pressupostos que defendem a relevância do ensino de Música na formação dos sujeitos, a presente pesquisa tem como objetivo compreender de que forma a música encontra-se presente nas práticas pedagógicas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Ciente da presença do professor especialista em Música nas escolas da rede municipal de Guarulhos, a pesquisa busca contrapor a realidade existente entre duas diferentes redes de ensino; a rede Estadual e a rede Municipal. Dessa forma, tendo em vista as possibilidades da pesquisa, foram selecionadas como campo de análise duas instituições educacionais localizadas no bairro dos Pimentas, município de Guarulhos. Através de entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários, em que os sujeitos de pesquisa caracterizam-se como professores e equipe gestora, ocorreu a investigação a respeito da inserção da música no exercício docente, o que permitiu a constatação dos objetivos que norteiam os educadores ao incluírem a música em suas propostas pedagógicas. Do mesmo modo, a pesquisa buscou esmiuçar os fatores que justificam a presença/ausência da música nas práticas docentes, como também as abordagens destinadas a mesma, no qual emergiram temas como a escassez de recursos, a inexistência de espaços físicos adequados e, sobretudo, as defasagens no processo de formação docente. A partir de contribuições de estudos e pesquisas na área, o presente trabalho se aplica no esforço de dialogar os pressupostos defendidos através da legislação educacional com a realidade constatada, no qual enfatiza-se a implantação de políticas públicas que favoreçam a concretização do que tem sido previsto em termos legais, tendo como ponto de partida as especificidades da escola pública no atual contexto.
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