O jeito de ser livreiro no Brasil: notas sobre o mercado de bens simbólicos

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Main Author: Silva, Sergio Eduardo Sampaio [UNIFESP]
Publication Date: 2019
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UNIFESP
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Summary: Esta dissertação é um esforço de mostrar que existe entre os profissionais do livro uma espécie de sentimento coletivo, que aparece como maneiras de agir, sentir e pensar comuns entre os agentes. Histórica e sociologicamente, o conceito de habitus, investigado a partir da própria memória do grupo, apresenta-se como uma ferramenta analítica para descrever e refletir sobre as configurações sociais do mercado de livros em cada período de sua história. Percorrendo o longo percurso, cerca de duzentos anos de existência, é possível analisar as mudanças e permanências das características gerais do comportamento dos impressores-editores-livreiros no Brasil. O presente estudo mostra que, ao longo do tempo, os profissionais foram (re)produzindo suas próprias maneiras de realizar trocas econômicas e simbólicas entre os autores, intermediários e leitores, inferindo diretamente na oferta e na demanda do livro. Durante a história do jeito de ser livreiro, observa-se que, em princípio, uma pessoa agregava diversas funções, tanto na prática (imprimindo e vendendo), quanto simbolicamente (escrevendo e editando), com o passar do tempo, os profissionais do livro mantiveram-se interdependentes do ponto de vista da produção e circulação material, mas separaram-se em três sub comportamentos distintos: os impressores associaram-se ao jeito dos industriais; os editores ao jeito dos intelectuais; e o livreiro ao jeito dos comerciantes.
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