Representações sociais do estigma e do preconceito na constituição da identidade social dos adolescentes com epilepsia de difícil controle medicamentoso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muszkat, Regina Silvia Alves [UNIFESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4746102
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46761
Resumo: Esta pesquisa qualitativa exploratória buscou identificar de que maneira se constituem, na opinião dos adolescentes com epilepsia e seus familiares, as representações sociais sobre o preconceito e o estigma na composição da identidade social destes adolescentes e suas possíveis interferências na execução de atividades cotidianas e participação social. As observações se deram através de: estudo dos prontuários; aplicação de questionário estruturado; visita domiciliar e entrevista semiestruturada com o paciente e familiares. Foi utilizado como instrumento de avaliação a Análise de Conteúdo de Bardin, que possibilitou elencar seis categorias para aprofundamento e correlação dos dados. Foram obtidos como resultados: o detalhamento de quais seriam as principais representações sociais inerentes ao preconceito e estigma relacionadas as epilepsias no universo dos adolescentes estudados; qual o impacto das representações na identidade pessoal e social destes, em suas dinâmicas familiares, nas situações de perda de alteridade; e, finalmente, procuramos entender de que maneira e em que grau as representações sociais, concorrendo com as próprias crises epilépticas, seriam responsáveis pelos desafios e/ou impedimentos no que diz respeito à aptidão, capacidade e motivação, frente à execução de tarefas e participação social desses jovens.
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