Efeitos de um programa de jogos pre-desportivos nos aspectos psicobiologicos de idosas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittar, Irene Guarido Luz
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Guerra, Ricardo Luís Fernandes [UNIFESP], Lopes, Fabiola Cristina, Mello, Marco Tulio de [UNIFESP], Antunes, Hanna Karen Moreira [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8023
http://dx.doi.org/10.1590/S1809-98232013000400006
Resumo: OBJETIVO:Investigar o efeito de um programa de jogos pré-desportivos (JPD) nos aspectos psicobiológicos de idosas.MÉTODOS:53 voluntárias idosas foram distribuídas em dois grupos: grupo Ativo (n=27) - submetido a um programa de JPD composto por atividades esportivas adaptadas, por seis meses, três vezes semanais, por uma hora; grupo Controle (n=26) - orientado a não modificar sua rotina, não se engajando em nenhum programa de atividade física sistematizada. A média (±desvio-padrão) da idade, estatura, massa corporal, índice de massa corpórea foram: 67,91±6,11anos; 1,55±0,06cm; 80,68±8,45kg; e 33,41±2,62kg/m2, respectivamente. Antes e após o início do programa proposto, as voluntárias responderam a uma bateria psicobiológica composta por: miniexame do estado mental; escala de sonolência de Epworth; índice de qualidade de sono de Pittsburgh; SF-36; escala geriátrica de depressão; IDATE-Traço/Estado; escala de humor de Brunel; nível de atividade física habitual; e questionário de imagem corporal.RESULTADOS : Após o término do período experimental, o grupo Ativo apresentou melhores respostas psicobiológicas de humor, representadas por menores escores de ansiedade, menores escores de depressão, melhor qualidade de vida com aumento da capacidade funcional e da vitalidade, além de melhora da imagem corporal, quando comparado ao grupo Controle.CONCLUSÃO:Os resultados sugerem que um programa de seis meses de JPD produz impacto positivo nos aspectos psicobiológicos de idosas.
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spelling Bittar, Irene Guarido LuzGuerra, Ricardo Luís Fernandes [UNIFESP]Lopes, Fabiola CristinaMello, Marco Tulio de [UNIFESP]Antunes, Hanna Karen Moreira [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:45:41Z2015-06-14T13:45:41Z2013-12-01Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Universidade do Estado do Rio Janeiro, v. 16, n. 4, p. 713-725, 2013.1809-9823http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8023http://dx.doi.org/10.1590/S1809-98232013000400006S1809-98232013000400713.pdfS1809-9823201300040071310.1590/S1809-98232013000400006OBJETIVO:Investigar o efeito de um programa de jogos pré-desportivos (JPD) nos aspectos psicobiológicos de idosas.MÉTODOS:53 voluntárias idosas foram distribuídas em dois grupos: grupo Ativo (n=27) - submetido a um programa de JPD composto por atividades esportivas adaptadas, por seis meses, três vezes semanais, por uma hora; grupo Controle (n=26) - orientado a não modificar sua rotina, não se engajando em nenhum programa de atividade física sistematizada. A média (±desvio-padrão) da idade, estatura, massa corporal, índice de massa corpórea foram: 67,91±6,11anos; 1,55±0,06cm; 80,68±8,45kg; e 33,41±2,62kg/m2, respectivamente. Antes e após o início do programa proposto, as voluntárias responderam a uma bateria psicobiológica composta por: miniexame do estado mental; escala de sonolência de Epworth; índice de qualidade de sono de Pittsburgh; SF-36; escala geriátrica de depressão; IDATE-Traço/Estado; escala de humor de Brunel; nível de atividade física habitual; e questionário de imagem corporal.RESULTADOS : Após o término do período experimental, o grupo Ativo apresentou melhores respostas psicobiológicas de humor, representadas por menores escores de ansiedade, menores escores de depressão, melhor qualidade de vida com aumento da capacidade funcional e da vitalidade, além de melhora da imagem corporal, quando comparado ao grupo Controle.CONCLUSÃO:Os resultados sugerem que um programa de seis meses de JPD produz impacto positivo nos aspectos psicobiológicos de idosas.OBJECTIVE:To investigate the effects of a program of teaching games (TG) in psychobiological aspects of elderly women.METHODS:53 female elderly volunteers were distributed in two groups: Active group (n=27) participating of a TG program composed by adapted sporting activities for six months, three times a week, for one hour; Control group (n=26) was told not to change their routine and not to start any physical exercise regular program. The mean (±standard-deviation) of height, weight, BMI were: 67.91±6.11years; 1.55±0.06cm; 80.68±8.45kg; and 33.41±2.62kg/m2, respectively. Before and after of program proposed, the volunteers answered a psychobiology battery composed by: mini-mental state examination; Epworth sleepiness scale; Pittsburgh sleep quality index; SF-36; geriatric depression scale; STAI-trait/state; Brunel mood scale; habitual physical activity; and body shape questionnaire.RESULTS:After the intervention period, the Active group showed better human psychobiological answers, represented by lower scores of anxiety and depression, better quality of life with increased functional capacity and vitality, and improved body image, when compared to the Control group.CONCLUSION:These results suggest that a 6-month TG program improves psychobiological aspects of elderly women.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercicio Departamento de PsicobiologiaUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Departamento de Ciencias do Movimento HumanoUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Laboratorio de Treinamento Fisico Experimental Departamento de BiocienciasUNIFESP, Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercicio Depto. de PsicobiologiaUNIFESP, Depto. de Ciencias do Movimento HumanoUNIFESP, Laboratorio de Treinamento Fisico Experimental Depto. de BiocienciasSciELO713-725porUniversidade do Estado do Rio JaneiroRevista Brasileira de Geriatria e GerontologiaSaude do IdosoDepressaoCognicaoSonoAtividade MotoraExercicioHealth of the ElderlyDepressionCognitionSleepMotor ActivityExerciseEfeitos de um programa de jogos pre-desportivos nos aspectos psicobiologicos de idosasThe effects of a program of teaching games in psychobiological aspects of elderly womeninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS1809-98232013000400713.pdfapplication/pdf248277${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8023/1/S1809-98232013000400713.pdf9f27855a0393888f1dfd172a54dc726eMD51open accessTEXTS1809-98232013000400713.pdf.txtS1809-98232013000400713.pdf.txtExtracted texttext/plain43440${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8023/6/S1809-98232013000400713.pdf.txt06656f04088de647d24b26805b33bfc0MD56open accessTHUMBNAILS1809-98232013000400713.pdf.jpgS1809-98232013000400713.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5220${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8023/8/S1809-98232013000400713.pdf.jpg6d6485127171c7188ddbcce10a5af310MD58open access11600/80232023-06-05 19:10:43.809open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/8023Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T22:10:43Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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