Prevenção ao consumo abusivo de drogas na escola: desafios e possibilidades para a atuação do educador
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8799 http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022015011670 |
Resumo: | O consumo de drogas é apontado como uma das principais preocupações da sociedade e a escola tem sido considerada um espaço privilegiado para o desenvolvimento da prevenção e a promoção da saúde. No entanto, pairam dúvidas e incertezas sobre o papel que a educação escolar pode assumir nesse tema e sobre as possibilidades das ações preventivas que professores devem empreender. Nesse sentido, este artigo apresenta resultados de uma pesquisa-ação realizada em duas escolas públicas da cidade de São Paulo, na qual se investigaram fatores que podem dificultar o desenvolvimento de ações preventivas na escola, bem como o que é possível e pertinente desenvolver nesse âmbito na visão dos participantes. Para tanto, foram utilizados diversos instrumentos de investigação, tais como grupos focais, encontros de formação e questionários. O estudo teve como sujeitos professores que atuam no ensino fundamental II. O exame de seus enunciados permitiu sistematizar fatores que dificultam a prevenção do uso de drogas na escola e elementos que podem subsidiar processos formativos desses profissionais. Revela ainda que alguns de seus posicionamentos e conhecimentos prévios encontram-se em consonância com os modelos preventivos considerados mais promissores, como o oferecimento de alternativas, a educação para saúde, a mudança no ambiente escolar e o treinamento de habilidades para a vida. Considerar tanto seus saberes e representações sociais quanto os fatores que interferem na implementação de ações educativas pode qualificar projetos e programas de prevenção ao consumo de drogas a ser desenvolvidos na escola. |
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Nesse sentido, este artigo apresenta resultados de uma pesquisa-ação realizada em duas escolas públicas da cidade de São Paulo, na qual se investigaram fatores que podem dificultar o desenvolvimento de ações preventivas na escola, bem como o que é possível e pertinente desenvolver nesse âmbito na visão dos participantes. Para tanto, foram utilizados diversos instrumentos de investigação, tais como grupos focais, encontros de formação e questionários. O estudo teve como sujeitos professores que atuam no ensino fundamental II. O exame de seus enunciados permitiu sistematizar fatores que dificultam a prevenção do uso de drogas na escola e elementos que podem subsidiar processos formativos desses profissionais. Revela ainda que alguns de seus posicionamentos e conhecimentos prévios encontram-se em consonância com os modelos preventivos considerados mais promissores, como o oferecimento de alternativas, a educação para saúde, a mudança no ambiente escolar e o treinamento de habilidades para a vida. Considerar tanto seus saberes e representações sociais quanto os fatores que interferem na implementação de ações educativas pode qualificar projetos e programas de prevenção ao consumo de drogas a ser desenvolvidos na escola.The use of drugs is a major societal concern, and schools are considered a privileged space for the development of prevention and health promotion. However, the role of education as well as the promotion of preventive actions by teachers is unclear. This paper presents the results of action research conducted in two public schools in the city of São Paulo. We investigated the factors that might hinder the development of preventive actions at school as well as possible and pertinent actions according to the participants’ point of view. Several research tools were used, such as focus groups, training meetings and questionnaires. Teachers working in high schools were the subjects of the study. The assessment of their statements allowed the identification of factors that hinder the prevention of drug use in school and elements that can support training processes for these professionals. In addition, the study revealed that some of their positions and prior knowledge were consistent with the most promising predictive models, such as offering alternatives, health education, changes in the school environment and life skills training. A consideration of the knowledge and social representations of teachers as well as of the factors that hinder the implementation of educational activities may facilitate the development of drug use prevention projects and programs for schools.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Universidade Federal de São Paulo, EFLCH, Guarulhos, BrazilSciELO119-135porFaculdade de Educação da Universidade de São PauloEducação e PesquisaPrevençãoDrogasEducação em saúdeEnsino fundamentalFormação docentePreventionDrugsHealth educationPrimary educationTeacher educationPrevenção ao consumo abusivo de drogas na escola: desafios e possibilidades para a atuação do educadorDrug abuse prevention in school: challenges and possibilities for the role of the educatorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS1517-97022015000100119.pdfapplication/pdf367501${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8799/1/S1517-97022015000100119.pdf8784203c83c0288d4f3b14367a714b45MD51open accessTEXTS1517-97022015000100119.pdf.txtS1517-97022015000100119.pdf.txtExtracted texttext/plain53451${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8799/24/S1517-97022015000100119.pdf.txt42517a4515739e47bef029ea3e20556dMD524open accessTHUMBNAILS1517-97022015000100119.pdf.jpgS1517-97022015000100119.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5200${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8799/26/S1517-97022015000100119.pdf.jpg3d9057a2f8e13eb31ff53e95d8ea9fefMD526open access11600/87992023-06-03 01:47:49.37open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/8799Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-03T04:47:49Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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