Proposta para criação de software educativo: diagrama de Ishikawa para edema macular cistóide

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pincelli Netto, Mário [UNIFESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4113389
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46423
Resumo: Objetivos: Formulação de uma estrutura/interface que servirá como base para o desenvolvimento de um software educativo em edema macular cistóide, levando em consideração as opiniões de educadores, profissionais e alunos da área médica para melhoria da qualidade científica e de ensino do mesmo. Métodos: Foi realizado um levantamento e análise crítica da literatura acerca de edema macular cistóide (EMC) nos últimos 05 anos pelo PubMed, e foi montado um roteiro de tópicos com os possíveis diagnósticos etiológicos, fatores de risco e proteção, do EMC, e separados de forma simplificada em um modelo do diagrama de Ishikawa. Esses tópicos foram transferidos para uma base de desenvolvimento de softwares, Microsoft Visual Studio 2015, disponível online e foi montada a interface visual inicial do programa. Um questionário de percepção qualitativa foi aplicado a 15 educadores, residentes e estagiários em oftalmologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, constituído por asserções abrangendo métricas qualitativas de avaliação. Diante das opiniões e sugestões dos usuários, foram realizadas as alterações no conteúdo e no visual do programa. Resultados: O processo da criação da interface do software, diagramada a partir do modelo proposto por Ishikawa, envolveu a análise de 2290 artigos publicados no PubMed nos últimos cinco anos. Com a base estrutural do diagrama, foi utilizado a plataforma Microsoft Visual Studio 2015 para a montagem da interface visual e funcional básica do software, que foi apresentada aos avaliadores. Não foram vistas discrepâncias nas respostas no questionário de avaliação qualitativa entre os três grupos. Dentre os comentários, foi visto com maior frequência a sugestão da criação de um layout mais moderno e atraente, e a possibilidade de se complementar o algorítimo com opções de abordagens terapêuticas para o edema macular. Outras sugestões pontuais para aprimoramento do conteúdo didático e estético também foram realizadas e levadas em consideração para a criação e alteração da proposta de software. Com essas alterações, a interface derradeira foi finalmente concluída, visando-se a criação de um software educacional utilizável, realizado em conjunto com uma equipe técnica de desenvolvedores e programadores, e de fácil acesso aos profissionais de saúde. Conclusão: A criação do modelo de interface para um software educativo servirá de base para a criação de novas ferramentas de ensino-educação interativos, permitindo no futuro um acesso facilitado aos usuários profissionais da saúde de uma ampla gama de base de dados acadêmica interativa sobre diversas patologias, para um melhor embasamento científico nas condutas e decisões tomadas no seu dia a dia.
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Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2016.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46423Mário Pincelli Netto - PDF A.pdfObjetivos: Formulação de uma estrutura/interface que servirá como base para o desenvolvimento de um software educativo em edema macular cistóide, levando em consideração as opiniões de educadores, profissionais e alunos da área médica para melhoria da qualidade científica e de ensino do mesmo. Métodos: Foi realizado um levantamento e análise crítica da literatura acerca de edema macular cistóide (EMC) nos últimos 05 anos pelo PubMed, e foi montado um roteiro de tópicos com os possíveis diagnósticos etiológicos, fatores de risco e proteção, do EMC, e separados de forma simplificada em um modelo do diagrama de Ishikawa. Esses tópicos foram transferidos para uma base de desenvolvimento de softwares, Microsoft Visual Studio 2015, disponível online e foi montada a interface visual inicial do programa. Um questionário de percepção qualitativa foi aplicado a 15 educadores, residentes e estagiários em oftalmologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, constituído por asserções abrangendo métricas qualitativas de avaliação. Diante das opiniões e sugestões dos usuários, foram realizadas as alterações no conteúdo e no visual do programa. Resultados: O processo da criação da interface do software, diagramada a partir do modelo proposto por Ishikawa, envolveu a análise de 2290 artigos publicados no PubMed nos últimos cinco anos. Com a base estrutural do diagrama, foi utilizado a plataforma Microsoft Visual Studio 2015 para a montagem da interface visual e funcional básica do software, que foi apresentada aos avaliadores. Não foram vistas discrepâncias nas respostas no questionário de avaliação qualitativa entre os três grupos. Dentre os comentários, foi visto com maior frequência a sugestão da criação de um layout mais moderno e atraente, e a possibilidade de se complementar o algorítimo com opções de abordagens terapêuticas para o edema macular. Outras sugestões pontuais para aprimoramento do conteúdo didático e estético também foram realizadas e levadas em consideração para a criação e alteração da proposta de software. Com essas alterações, a interface derradeira foi finalmente concluída, visando-se a criação de um software educacional utilizável, realizado em conjunto com uma equipe técnica de desenvolvedores e programadores, e de fácil acesso aos profissionais de saúde. Conclusão: A criação do modelo de interface para um software educativo servirá de base para a criação de novas ferramentas de ensino-educação interativos, permitindo no futuro um acesso facilitado aos usuários profissionais da saúde de uma ampla gama de base de dados acadêmica interativa sobre diversas patologias, para um melhor embasamento científico nas condutas e decisões tomadas no seu dia a dia.Objectives: Formulation of a structure / interface that will work as a basis for the development of an educational software in cystoid macular edema, taking into account the view of educators, professionals and students from the medical field to improve the scientific quality and teaching of it. Methods: A survey and review of the literature concerning cystoid macular edema (CME) in the last 05 years on the online platform PubMed was conducted, and it was created a script of topics with possible etiologic diagnosis, risk factors and protection, and separate in simplified form in a model of Ishikawa diagram. These topics were transferred to a software development base, Microsoft Visual Studio 2015, available online and has assembled the initial visual interface of the program. A qualitative perception questionnaire was applied to 15 teachers, residents and interns in ophthalmology, from the Escola Paulista de Medicina ? Eniversidade Federal de São Paulo, comprising statements covering qualitative evaluation metrics. On the opinions and suggestions of users, there were changes in the content and look of the program. Results: The process of creating the software interface, diagrammed from the model proposed by Ishikawa, involved the analysis of 2,290 articles published in PubMed in the last five years. With the basic structural diagram was used Microsoft Visual Studio 2015 platform for mounting the primary visual and functional interface of the software, which was presented to the evaluators. There were no discrepancies seen in the responses in the qualitative assessment questionnaire among the three groups. Among the comments, it has been seen more often the suggestion of creating a more modern and attractive layout, and to complement the algorithm with therapeutic approaches options for macular edema. Other specific suggestions for improving the educational and aesthetic content were also suggested and taken into consideration for the creation and modification of the software proposed. With these changes, the ultimate interface was finally completed, aiming at creating a usable educational software, held together with a technical team of developers and programmers, for an easy access to health professionals. Conclusion: The creation of the interface model for an educational software is a basis for the creation of new interactive teaching-learning tools, allowing, in the future, health professionals to have easy access to a wide range of interactive academic database on various pathologies, for a better scientific embasement on their routine decisions.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2013 a 2016)45 f.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Diagrama de ishikawaDiagrama causa-efeitoSoftware educativoEdema macular cistóideCause-effect diagramEducational softwareCystoid macular edemaIshikawa diagramProposta para criação de software educativo: diagrama de Ishikawa para edema macular cistóideInterface for creating an educational software: Ishikawa diagram for cystoid macular edemainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Medicina (EPM)Tecnologia, Gestão e Saúde OcularCiências da saúdeMedicinaORIGINALMário Pincelli Netto - PDF A.pdfMário Pincelli Netto - PDF A.pdfDissertação de mestradoapplication/pdf1267018${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46423/2/M%c3%a1rio%20Pincelli%20Netto%20-%20PDF%20A.pdfd888af643875c3ec7ab1ef2c1119cc40MD52open access11600/464232023-06-28 17:00:25.751open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/46423Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-28T20:00:25Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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