Educação e imagens na sociedade do espetáculo: as pedagogias culturais em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7762
http://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362013000200014
Resumo: O artigo analisa as razões pelos quais a cultura de imagens se faz presente nos agentes simbólicos da atual cultura, fomentando experiências e estratégias educativas que se difundem para além das fronteiras da educação formal. A hipótese é a de que toda análise crítica dirigida às pedagogias culturais viabilizam condições para que as estratégias educacionais também utilizem componentes imagéticos presentes nos agentes simbólicos da cultura. Para tanto, será analisada a cultura das imagens na perspectiva da Sociedade do Espetáculo (2000), e as razões pelas quais a análise crítica das pedagogias culturais se tornam essenciais no campo da educação, desafiando as próprias práticas educacionais atuais.
id UFSP_e2936f3bb4b07bf6b0acb244f31160a9
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/7762
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Carvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:45:26Z2015-06-14T13:45:26Z2013-06-01Educação & Realidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, v. 38, n. 2, p. 587-602, 2013.2175-6236http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7762http://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362013000200014S2175-62362013000200014.pdfS2175-6236201300020001410.1590/S2175-62362013000200014O artigo analisa as razões pelos quais a cultura de imagens se faz presente nos agentes simbólicos da atual cultura, fomentando experiências e estratégias educativas que se difundem para além das fronteiras da educação formal. A hipótese é a de que toda análise crítica dirigida às pedagogias culturais viabilizam condições para que as estratégias educacionais também utilizem componentes imagéticos presentes nos agentes simbólicos da cultura. Para tanto, será analisada a cultura das imagens na perspectiva da Sociedade do Espetáculo (2000), e as razões pelas quais a análise crítica das pedagogias culturais se tornam essenciais no campo da educação, desafiando as próprias práticas educacionais atuais.This article analyzes the reasons why the culture of images is present in the symbolic agents of the current culture, promoting educational experiences and strategies that have disseminate beyond the boundaries of formal education. The hypothesis is based on the idea that the critical analysis oriented to cultural pedagogies promotes conditions that enable the educational strategies through the use of imagetics components present in the agents of symbolic culture. To achieve this goal, it will be necessary to analyze the culture of image through the perspective of the Society of Spectacle (2000), and why the critical analysis of cultural pedagogies become essential in the educational field, challenging the actual educational practices.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)UNIFESP, EFLCH, Guarulhos, BrazilSciELO587-602porUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de EducaçãoEducação & RealidadeEducaçãoPedagogias CulturaisCulturaSociedade do EspetáculoEducationCultural PedagogiesCultureSociety of the SpectacleEducação e imagens na sociedade do espetáculo: as pedagogias culturais em questãoEducation and images in the spectacle society: cultural pedagogies in questioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS2175-62362013000200014.pdfapplication/pdf183614${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7762/1/S2175-62362013000200014.pdfa7f9f0602c4307fb0926d93bfd41c148MD51open accessTEXTS2175-62362013000200014.pdf.txtS2175-62362013000200014.pdf.txtExtracted texttext/plain50439${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7762/24/S2175-62362013000200014.pdf.txt7d10de8baf697a9ecd4097a49da75f93MD524open accessTHUMBNAILS2175-62362013000200014.pdf.jpgS2175-62362013000200014.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4920${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7762/26/S2175-62362013000200014.pdf.jpg134c31198cc4f28b6000d2ce9bcc782fMD526open access11600/77622023-06-03 01:48:06.53open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/7762Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-03T04:48:06Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Educação e imagens na sociedade do espetáculo: as pedagogias culturais em questão
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Education and images in the spectacle society: cultural pedagogies in question
title Educação e imagens na sociedade do espetáculo: as pedagogias culturais em questão
spellingShingle Educação e imagens na sociedade do espetáculo: as pedagogias culturais em questão
Carvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP]
Educação
Pedagogias Culturais
Cultura
Sociedade do Espetáculo
Education
Cultural Pedagogies
Culture
Society of the Spectacle
title_short Educação e imagens na sociedade do espetáculo: as pedagogias culturais em questão
title_full Educação e imagens na sociedade do espetáculo: as pedagogias culturais em questão
title_fullStr Educação e imagens na sociedade do espetáculo: as pedagogias culturais em questão
title_full_unstemmed Educação e imagens na sociedade do espetáculo: as pedagogias culturais em questão
title_sort Educação e imagens na sociedade do espetáculo: as pedagogias culturais em questão
author Carvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP]
author_facet Carvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pedagogias Culturais
Cultura
Sociedade do Espetáculo
topic Educação
Pedagogias Culturais
Cultura
Sociedade do Espetáculo
Education
Cultural Pedagogies
Culture
Society of the Spectacle
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Cultural Pedagogies
Culture
Society of the Spectacle
description O artigo analisa as razões pelos quais a cultura de imagens se faz presente nos agentes simbólicos da atual cultura, fomentando experiências e estratégias educativas que se difundem para além das fronteiras da educação formal. A hipótese é a de que toda análise crítica dirigida às pedagogias culturais viabilizam condições para que as estratégias educacionais também utilizem componentes imagéticos presentes nos agentes simbólicos da cultura. Para tanto, será analisada a cultura das imagens na perspectiva da Sociedade do Espetáculo (2000), e as razões pelas quais a análise crítica das pedagogias culturais se tornam essenciais no campo da educação, desafiando as próprias práticas educacionais atuais.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-14T13:45:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-14T13:45:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Educação & Realidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, v. 38, n. 2, p. 587-602, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7762
http://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362013000200014
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2175-6236
dc.identifier.file.none.fl_str_mv S2175-62362013000200014.pdf
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv S2175-62362013000200014
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S2175-62362013000200014
identifier_str_mv Educação & Realidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, v. 38, n. 2, p. 587-602, 2013.
2175-6236
S2175-62362013000200014.pdf
S2175-62362013000200014
10.1590/S2175-62362013000200014
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7762
http://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362013000200014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Educação & Realidade
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 587-602
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7762/1/S2175-62362013000200014.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7762/24/S2175-62362013000200014.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7762/26/S2175-62362013000200014.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a7f9f0602c4307fb0926d93bfd41c148
7d10de8baf697a9ecd4097a49da75f93
134c31198cc4f28b6000d2ce9bcc782f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1783460244908670976