Educação e imagens na sociedade do espetáculo: as pedagogias culturais em questão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7762 http://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362013000200014 |
Resumo: | O artigo analisa as razões pelos quais a cultura de imagens se faz presente nos agentes simbólicos da atual cultura, fomentando experiências e estratégias educativas que se difundem para além das fronteiras da educação formal. A hipótese é a de que toda análise crítica dirigida às pedagogias culturais viabilizam condições para que as estratégias educacionais também utilizem componentes imagéticos presentes nos agentes simbólicos da cultura. Para tanto, será analisada a cultura das imagens na perspectiva da Sociedade do Espetáculo (2000), e as razões pelas quais a análise crítica das pedagogias culturais se tornam essenciais no campo da educação, desafiando as próprias práticas educacionais atuais. |
id |
UFSP_e2936f3bb4b07bf6b0acb244f31160a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/7762 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Carvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:45:26Z2015-06-14T13:45:26Z2013-06-01Educação & Realidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, v. 38, n. 2, p. 587-602, 2013.2175-6236http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7762http://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362013000200014S2175-62362013000200014.pdfS2175-6236201300020001410.1590/S2175-62362013000200014O artigo analisa as razões pelos quais a cultura de imagens se faz presente nos agentes simbólicos da atual cultura, fomentando experiências e estratégias educativas que se difundem para além das fronteiras da educação formal. A hipótese é a de que toda análise crítica dirigida às pedagogias culturais viabilizam condições para que as estratégias educacionais também utilizem componentes imagéticos presentes nos agentes simbólicos da cultura. Para tanto, será analisada a cultura das imagens na perspectiva da Sociedade do Espetáculo (2000), e as razões pelas quais a análise crítica das pedagogias culturais se tornam essenciais no campo da educação, desafiando as próprias práticas educacionais atuais.This article analyzes the reasons why the culture of images is present in the symbolic agents of the current culture, promoting educational experiences and strategies that have disseminate beyond the boundaries of formal education. The hypothesis is based on the idea that the critical analysis oriented to cultural pedagogies promotes conditions that enable the educational strategies through the use of imagetics components present in the agents of symbolic culture. To achieve this goal, it will be necessary to analyze the culture of image through the perspective of the Society of Spectacle (2000), and why the critical analysis of cultural pedagogies become essential in the educational field, challenging the actual educational practices.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)UNIFESP, EFLCH, Guarulhos, BrazilSciELO587-602porUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de EducaçãoEducação & RealidadeEducaçãoPedagogias CulturaisCulturaSociedade do EspetáculoEducationCultural PedagogiesCultureSociety of the SpectacleEducação e imagens na sociedade do espetáculo: as pedagogias culturais em questãoEducation and images in the spectacle society: cultural pedagogies in questioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS2175-62362013000200014.pdfapplication/pdf183614${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7762/1/S2175-62362013000200014.pdfa7f9f0602c4307fb0926d93bfd41c148MD51open accessTEXTS2175-62362013000200014.pdf.txtS2175-62362013000200014.pdf.txtExtracted texttext/plain50439${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7762/24/S2175-62362013000200014.pdf.txt7d10de8baf697a9ecd4097a49da75f93MD524open accessTHUMBNAILS2175-62362013000200014.pdf.jpgS2175-62362013000200014.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4920${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7762/26/S2175-62362013000200014.pdf.jpg134c31198cc4f28b6000d2ce9bcc782fMD526open access11600/77622023-06-03 01:48:06.53open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/7762Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-03T04:48:06Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Educação e imagens na sociedade do espetáculo: as pedagogias culturais em questão |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Education and images in the spectacle society: cultural pedagogies in question |
title |
Educação e imagens na sociedade do espetáculo: as pedagogias culturais em questão |
spellingShingle |
Educação e imagens na sociedade do espetáculo: as pedagogias culturais em questão Carvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP] Educação Pedagogias Culturais Cultura Sociedade do Espetáculo Education Cultural Pedagogies Culture Society of the Spectacle |
title_short |
Educação e imagens na sociedade do espetáculo: as pedagogias culturais em questão |
title_full |
Educação e imagens na sociedade do espetáculo: as pedagogias culturais em questão |
title_fullStr |
Educação e imagens na sociedade do espetáculo: as pedagogias culturais em questão |
title_full_unstemmed |
Educação e imagens na sociedade do espetáculo: as pedagogias culturais em questão |
title_sort |
Educação e imagens na sociedade do espetáculo: as pedagogias culturais em questão |
author |
Carvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP] |
author_facet |
Carvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pedagogias Culturais Cultura Sociedade do Espetáculo |
topic |
Educação Pedagogias Culturais Cultura Sociedade do Espetáculo Education Cultural Pedagogies Culture Society of the Spectacle |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Cultural Pedagogies Culture Society of the Spectacle |
description |
O artigo analisa as razões pelos quais a cultura de imagens se faz presente nos agentes simbólicos da atual cultura, fomentando experiências e estratégias educativas que se difundem para além das fronteiras da educação formal. A hipótese é a de que toda análise crítica dirigida às pedagogias culturais viabilizam condições para que as estratégias educacionais também utilizem componentes imagéticos presentes nos agentes simbólicos da cultura. Para tanto, será analisada a cultura das imagens na perspectiva da Sociedade do Espetáculo (2000), e as razões pelas quais a análise crítica das pedagogias culturais se tornam essenciais no campo da educação, desafiando as próprias práticas educacionais atuais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-06-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-14T13:45:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-06-14T13:45:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Educação & Realidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, v. 38, n. 2, p. 587-602, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7762 http://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362013000200014 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2175-6236 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
S2175-62362013000200014.pdf |
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv |
S2175-62362013000200014 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S2175-62362013000200014 |
identifier_str_mv |
Educação & Realidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, v. 38, n. 2, p. 587-602, 2013. 2175-6236 S2175-62362013000200014.pdf S2175-62362013000200014 10.1590/S2175-62362013000200014 |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7762 http://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362013000200014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
587-602 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7762/1/S2175-62362013000200014.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7762/24/S2175-62362013000200014.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7762/26/S2175-62362013000200014.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a7f9f0602c4307fb0926d93bfd41c148 7d10de8baf697a9ecd4097a49da75f93 134c31198cc4f28b6000d2ce9bcc782f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1783460244908670976 |