Impacto do treinamento de educadores de berçários de creches em seus conhecimentos e práticas sobre alimentação
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9715 |
Resumo: | Introdução: Em áreas urbanas marginalizadas as creches representam política social promissora para a diminuição da pobreza, promoção da educação e da segurança alimentar para a cidadania. Em dois anos ocorreu no Brasil aumento de 11,2% no número de matrículas, passando de 1,6 milhões em 2007 para mais de 1,8 milhões em 2009. Uma das grandes responsabilidades da creche é a alimentação da criança. A introdução adequada dos novos alimentos no primeiro ano de vida, bem como a disponibilização de alimentos variados, saudáveis e em ambiente agradável permite que a criança inicie a aquisição das preferências alimentares responsáveis pela formação do hábitos alimentares saudáveis. De acordo com a Sinopse Estatística do Professor 2009 no Brasil existiam 127.657 professores de creches. Desses 46,18% (58.954) haviam concluído o ensino superior. O educador tem papel fundamental enquanto promotor de hábitos alimentares saudáveis e adequados. Apesar disso, não existem no país cursos de formação específica para educadores de creche, no que diz respeito à saúde e alimentação da criança. Objetivo: Avaliar o efeito de um treinamento específico sobre saúde e nutrição nos conhecimentos e práticas de educadores de berçários de creches sobre alimentação e nutrição infantil. Métodos: Ensaio institucional randomizado realizado em oito creches da subprefeitura de Santo Amaro - SP, 4 de administração direta e 4 de administração indireta. Duas creches de cada grupo foram sorteadas para receberem um treinamento. Para avaliar o conhecimento sobre alimentação infantil foi utilizada metodologia quantitativa através da aplicação de um questionário estruturado e pré-codificado com questões fechadas. Para avaliar a prática dos educadores quanto a oferta da alimentação foi utilizada abordagem qualitativa com aplicação da técnica de grupo focal. Resultados: Os resultados das análises quantitativas mostraram que as educadoras das creches expostas ao treinamento obtiveram diferença entre a nota inicial e final maior do que as de creches não expostas (p<0,05). Quando a nota foi analisada por sub-tema, constatou-se que essa diferença se deu principalmente devido à incorporação de conhecimento do tema alimentação complementar (p=0,006). A análise dos grupos focais identificou que o discurso das educadoras que participaram do treinamento está pontuado de indícios de mudanças, de reconhecimento de que é preciso e possível mudar, além disso, o treinamento reforçou a importância da formação continuada. Conclusão: O conceito de que uma escola deve ter profissionais qualificados que conheçam os princípios básicos sobre alimentação, higiene e desenvolvimento infantil deve ser reforçado. Os dados encontrados neste trabalho demonstram que a educação continuada é de extrema relevância. Educadores devem ser capazes de lidar com a alimentação em um sentido amplo, não só para saber como avaliar um cardápio e cuidar das condições higiênicas, mas também saber como transformar este momento em uma experiência lúdica e de aprendizagem. Este estudo mostra que investimentos na formação de recursos humanos são de grande importância, para que assim ocorra melhoria da relação de custo-efetividade para os elevados investimentos públicos realizados no país em creches. |
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A introdução adequada dos novos alimentos no primeiro ano de vida, bem como a disponibilização de alimentos variados, saudáveis e em ambiente agradável permite que a criança inicie a aquisição das preferências alimentares responsáveis pela formação do hábitos alimentares saudáveis. De acordo com a Sinopse Estatística do Professor 2009 no Brasil existiam 127.657 professores de creches. Desses 46,18% (58.954) haviam concluído o ensino superior. O educador tem papel fundamental enquanto promotor de hábitos alimentares saudáveis e adequados. Apesar disso, não existem no país cursos de formação específica para educadores de creche, no que diz respeito à saúde e alimentação da criança. Objetivo: Avaliar o efeito de um treinamento específico sobre saúde e nutrição nos conhecimentos e práticas de educadores de berçários de creches sobre alimentação e nutrição infantil. Métodos: Ensaio institucional randomizado realizado em oito creches da subprefeitura de Santo Amaro - SP, 4 de administração direta e 4 de administração indireta. Duas creches de cada grupo foram sorteadas para receberem um treinamento. Para avaliar o conhecimento sobre alimentação infantil foi utilizada metodologia quantitativa através da aplicação de um questionário estruturado e pré-codificado com questões fechadas. Para avaliar a prática dos educadores quanto a oferta da alimentação foi utilizada abordagem qualitativa com aplicação da técnica de grupo focal. Resultados: Os resultados das análises quantitativas mostraram que as educadoras das creches expostas ao treinamento obtiveram diferença entre a nota inicial e final maior do que as de creches não expostas (p<0,05). Quando a nota foi analisada por sub-tema, constatou-se que essa diferença se deu principalmente devido à incorporação de conhecimento do tema alimentação complementar (p=0,006). A análise dos grupos focais identificou que o discurso das educadoras que participaram do treinamento está pontuado de indícios de mudanças, de reconhecimento de que é preciso e possível mudar, além disso, o treinamento reforçou a importância da formação continuada. Conclusão: O conceito de que uma escola deve ter profissionais qualificados que conheçam os princípios básicos sobre alimentação, higiene e desenvolvimento infantil deve ser reforçado. Os dados encontrados neste trabalho demonstram que a educação continuada é de extrema relevância. Educadores devem ser capazes de lidar com a alimentação em um sentido amplo, não só para saber como avaliar um cardápio e cuidar das condições higiênicas, mas também saber como transformar este momento em uma experiência lúdica e de aprendizagem. Este estudo mostra que investimentos na formação de recursos humanos são de grande importância, para que assim ocorra melhoria da relação de custo-efetividade para os elevados investimentos públicos realizados no país em creches.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)TEDEBV UNIFESP: Teses e dissertações121 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Educação em saúdeCapacitação profissionalCrechesCriançaNutrição do lactenteAlimentaçãoPractices about feedingChild day care centersHealth educationProfessional trainingChildInfant nutritionFeedingImpacto do treinamento de educadores de berçários de creches em seus conhecimentos e práticas sobre alimentaçãoImpact of training to nurseries day-care centers’ educators in their knowledges and practices about feedinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola Paulista de Medicina (EPM)Nutrição - EPMORIGINALPublico-103.pdfPublico-103.pdfapplication/pdf640966${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9715/1/Publico-103.pdfc013d296c03c7f74f181357ae4287c61MD51open accessTEXTPublico-103.pdf.txtPublico-103.pdf.txtExtracted texttext/plain200059${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9715/3/Publico-103.pdf.txtf92cd4e059c5f92b8148313e4623323aMD53open accessTHUMBNAILPublico-103.pdf.jpgPublico-103.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3870${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9715/5/Publico-103.pdf.jpgb102cc4edd6a8e749d8c513db53f3550MD55open access11600/97152022-07-29 18:17:16.901open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/9715Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-25T12:25:28.416205Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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