O “BELO RISCO” DO ENSINO DE HISTÓRIA FRENTE AOS MEDOS DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Escosteguy Filho, João Carlos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/9274
Resumo: O Movimento Escola sem Partido (MESP) tem se constituído em um dos principais espaços de concentração de ações, políticas e reflexões da “onda conservadora” para pensar educação e ensino de história no Brasil. Este artigo tece algumas reflexões e análises sobre uma obra fundamental para compreensão das concepções educacionais presentes no MESP: o livro Maquiavel Pedagogo, de Pascal Bernardin. Pretende-se, a partir da discussão de alguns pontos essenciais do livro, encaminhar uma reflexão, ainda bastante provisória e inicial, a respeito de como o ensino de história pode responder à ameaça representada pelo MESP, especialmente no que se refere à interdição proposta pelos apoiadores desse movimento para o lugar da política e do questionamento radical dentro do ensino da disciplina.
id UFT-2_4c742a95cb4d7849c2c16456f3ac52ab
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/9274
network_acronym_str UFT-2
network_name_str Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
repository_id_str
spelling O “BELO RISCO” DO ENSINO DE HISTÓRIA FRENTE AOS MEDOS DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDOO Movimento Escola sem Partido (MESP) tem se constituído em um dos principais espaços de concentração de ações, políticas e reflexões da “onda conservadora” para pensar educação e ensino de história no Brasil. Este artigo tece algumas reflexões e análises sobre uma obra fundamental para compreensão das concepções educacionais presentes no MESP: o livro Maquiavel Pedagogo, de Pascal Bernardin. Pretende-se, a partir da discussão de alguns pontos essenciais do livro, encaminhar uma reflexão, ainda bastante provisória e inicial, a respeito de como o ensino de história pode responder à ameaça representada pelo MESP, especialmente no que se refere à interdição proposta pelos apoiadores desse movimento para o lugar da política e do questionamento radical dentro do ensino da disciplina.Portal de Periódicos UFT2020-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/927410.20873/vol12n2pp12-32Revista Escritas; v. 12 n. 2 (2020): HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: PRÁTICAS E REFLEXÕES EM TEMPOS DE PENSAMENTO ANTICIENTÍFICO; 12-322238-718810.20873/vol12n2reponame:Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaínainstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/9274/1765010.20873/vol12n2c17650Copyright (c) 2020 João Carlos Escosteguy Filhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessEscosteguy Filho, João Carlos2021-10-27T14:05:29Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/9274Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritasPRIhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/oaioliviacormineiro@uft.edu.br||revistaescritas@uft.edu.br2238-71881981-5603opendoar:2021-10-27T14:05:29Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv O “BELO RISCO” DO ENSINO DE HISTÓRIA FRENTE AOS MEDOS DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO
title O “BELO RISCO” DO ENSINO DE HISTÓRIA FRENTE AOS MEDOS DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO
spellingShingle O “BELO RISCO” DO ENSINO DE HISTÓRIA FRENTE AOS MEDOS DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO
Escosteguy Filho, João Carlos
title_short O “BELO RISCO” DO ENSINO DE HISTÓRIA FRENTE AOS MEDOS DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO
title_full O “BELO RISCO” DO ENSINO DE HISTÓRIA FRENTE AOS MEDOS DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO
title_fullStr O “BELO RISCO” DO ENSINO DE HISTÓRIA FRENTE AOS MEDOS DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO
title_full_unstemmed O “BELO RISCO” DO ENSINO DE HISTÓRIA FRENTE AOS MEDOS DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO
title_sort O “BELO RISCO” DO ENSINO DE HISTÓRIA FRENTE AOS MEDOS DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO
author Escosteguy Filho, João Carlos
author_facet Escosteguy Filho, João Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Escosteguy Filho, João Carlos
description O Movimento Escola sem Partido (MESP) tem se constituído em um dos principais espaços de concentração de ações, políticas e reflexões da “onda conservadora” para pensar educação e ensino de história no Brasil. Este artigo tece algumas reflexões e análises sobre uma obra fundamental para compreensão das concepções educacionais presentes no MESP: o livro Maquiavel Pedagogo, de Pascal Bernardin. Pretende-se, a partir da discussão de alguns pontos essenciais do livro, encaminhar uma reflexão, ainda bastante provisória e inicial, a respeito de como o ensino de história pode responder à ameaça representada pelo MESP, especialmente no que se refere à interdição proposta pelos apoiadores desse movimento para o lugar da política e do questionamento radical dentro do ensino da disciplina.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/9274
10.20873/vol12n2pp12-32
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/9274
identifier_str_mv 10.20873/vol12n2pp12-32
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/9274/17650
10.20873/vol12n2c17650
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 João Carlos Escosteguy Filho
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 João Carlos Escosteguy Filho
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos UFT
publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos UFT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Escritas; v. 12 n. 2 (2020): HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: PRÁTICAS E REFLEXÕES EM TEMPOS DE PENSAMENTO ANTICIENTÍFICO; 12-32
2238-7188
10.20873/vol12n2
reponame:Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
collection Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
repository.name.fl_str_mv Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv oliviacormineiro@uft.edu.br||revistaescritas@uft.edu.br
_version_ 1799944314391887872