O “BELO RISCO” DO ENSINO DE HISTÓRIA FRENTE AOS MEDOS DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
Texto Completo: | https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/9274 |
Resumo: | O Movimento Escola sem Partido (MESP) tem se constituído em um dos principais espaços de concentração de ações, políticas e reflexões da “onda conservadora” para pensar educação e ensino de história no Brasil. Este artigo tece algumas reflexões e análises sobre uma obra fundamental para compreensão das concepções educacionais presentes no MESP: o livro Maquiavel Pedagogo, de Pascal Bernardin. Pretende-se, a partir da discussão de alguns pontos essenciais do livro, encaminhar uma reflexão, ainda bastante provisória e inicial, a respeito de como o ensino de história pode responder à ameaça representada pelo MESP, especialmente no que se refere à interdição proposta pelos apoiadores desse movimento para o lugar da política e do questionamento radical dentro do ensino da disciplina. |
id |
UFT-2_4c742a95cb4d7849c2c16456f3ac52ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/9274 |
network_acronym_str |
UFT-2 |
network_name_str |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
repository_id_str |
|
spelling |
O “BELO RISCO” DO ENSINO DE HISTÓRIA FRENTE AOS MEDOS DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDOO Movimento Escola sem Partido (MESP) tem se constituído em um dos principais espaços de concentração de ações, políticas e reflexões da “onda conservadora” para pensar educação e ensino de história no Brasil. Este artigo tece algumas reflexões e análises sobre uma obra fundamental para compreensão das concepções educacionais presentes no MESP: o livro Maquiavel Pedagogo, de Pascal Bernardin. Pretende-se, a partir da discussão de alguns pontos essenciais do livro, encaminhar uma reflexão, ainda bastante provisória e inicial, a respeito de como o ensino de história pode responder à ameaça representada pelo MESP, especialmente no que se refere à interdição proposta pelos apoiadores desse movimento para o lugar da política e do questionamento radical dentro do ensino da disciplina.Portal de Periódicos UFT2020-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/927410.20873/vol12n2pp12-32Revista Escritas; v. 12 n. 2 (2020): HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: PRÁTICAS E REFLEXÕES EM TEMPOS DE PENSAMENTO ANTICIENTÍFICO; 12-322238-718810.20873/vol12n2reponame:Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaínainstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/9274/1765010.20873/vol12n2c17650Copyright (c) 2020 João Carlos Escosteguy Filhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessEscosteguy Filho, João Carlos2021-10-27T14:05:29Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/9274Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritasPRIhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/oaioliviacormineiro@uft.edu.br||revistaescritas@uft.edu.br2238-71881981-5603opendoar:2021-10-27T14:05:29Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O “BELO RISCO” DO ENSINO DE HISTÓRIA FRENTE AOS MEDOS DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO |
title |
O “BELO RISCO” DO ENSINO DE HISTÓRIA FRENTE AOS MEDOS DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO |
spellingShingle |
O “BELO RISCO” DO ENSINO DE HISTÓRIA FRENTE AOS MEDOS DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO Escosteguy Filho, João Carlos |
title_short |
O “BELO RISCO” DO ENSINO DE HISTÓRIA FRENTE AOS MEDOS DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO |
title_full |
O “BELO RISCO” DO ENSINO DE HISTÓRIA FRENTE AOS MEDOS DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO |
title_fullStr |
O “BELO RISCO” DO ENSINO DE HISTÓRIA FRENTE AOS MEDOS DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO |
title_full_unstemmed |
O “BELO RISCO” DO ENSINO DE HISTÓRIA FRENTE AOS MEDOS DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO |
title_sort |
O “BELO RISCO” DO ENSINO DE HISTÓRIA FRENTE AOS MEDOS DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO |
author |
Escosteguy Filho, João Carlos |
author_facet |
Escosteguy Filho, João Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Escosteguy Filho, João Carlos |
description |
O Movimento Escola sem Partido (MESP) tem se constituído em um dos principais espaços de concentração de ações, políticas e reflexões da “onda conservadora” para pensar educação e ensino de história no Brasil. Este artigo tece algumas reflexões e análises sobre uma obra fundamental para compreensão das concepções educacionais presentes no MESP: o livro Maquiavel Pedagogo, de Pascal Bernardin. Pretende-se, a partir da discussão de alguns pontos essenciais do livro, encaminhar uma reflexão, ainda bastante provisória e inicial, a respeito de como o ensino de história pode responder à ameaça representada pelo MESP, especialmente no que se refere à interdição proposta pelos apoiadores desse movimento para o lugar da política e do questionamento radical dentro do ensino da disciplina. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/9274 10.20873/vol12n2pp12-32 |
url |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/9274 |
identifier_str_mv |
10.20873/vol12n2pp12-32 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/9274/17650 10.20873/vol12n2c17650 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 João Carlos Escosteguy Filho info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 João Carlos Escosteguy Filho |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos UFT |
publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos UFT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Escritas; v. 12 n. 2 (2020): HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: PRÁTICAS E REFLEXÕES EM TEMPOS DE PENSAMENTO ANTICIENTÍFICO; 12-32 2238-7188 10.20873/vol12n2 reponame:Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
collection |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
repository.name.fl_str_mv |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
oliviacormineiro@uft.edu.br||revistaescritas@uft.edu.br |
_version_ |
1799944314391887872 |