QUANDO AS PALAVRAS SALTAM À VIDA, GERAM SENTIDOS E CRIAM CONSCIÊNCIA, FORMA-SE UM LEITOR: LER ALÉM DOS SIGNOS – EXPERIENCIAR A ARTE CONSTITUÍDA DE PALAVRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fleck, Gilmei Francisco
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/7861
Resumo: Neste texto buscamos refletir sobre a formação do leitor no espaço escola e de como a leitura pode ser meio de descolonização em sociedade estratificadas. Conscientes de que o processo de humanização ocorre pelo acesso e pelo desenvolvimento da linguagem, compartilhamos considerações sobre a importância da leitura ao longo da formação integral. Apontamos para a necessidade da escola como instituição social de promover nessa trajetória a formação do leitor literário capaz de compreender que a linguagem é material maleável, manipulável à formação de discurso. O texto literário, neste sentido, é o mais precioso médio de confrontar o aluno com esse uso da linguagem. Esse processo de formação do leitor literário em busca da humanização do sujeito deve começar já nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Nossas proposições estão fundamentadas nos pressupostos de Lajolo (1993), Candido (2004), Soares (2004), Colomer (2007), Petit (2008) Martins (2012), entre outros. Para que esse processo seja eficiente a escola não só deve atentar aos textos lidos, mas também à forma como a leitura está sendo mediada e incentivada pelos professores e realizada pelos alunos.
id UFT-4_25a46186ca9d0ffb915c825b5b7c7ab3
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/7861
network_acronym_str UFT-4
network_name_str EntreLetras
repository_id_str
spelling QUANDO AS PALAVRAS SALTAM À VIDA, GERAM SENTIDOS E CRIAM CONSCIÊNCIA, FORMA-SE UM LEITOR: LER ALÉM DOS SIGNOS – EXPERIENCIAR A ARTE CONSTITUÍDA DE PALAVRASformação do leitor literário; processo de leitura; ensino de literaturaNeste texto buscamos refletir sobre a formação do leitor no espaço escola e de como a leitura pode ser meio de descolonização em sociedade estratificadas. Conscientes de que o processo de humanização ocorre pelo acesso e pelo desenvolvimento da linguagem, compartilhamos considerações sobre a importância da leitura ao longo da formação integral. Apontamos para a necessidade da escola como instituição social de promover nessa trajetória a formação do leitor literário capaz de compreender que a linguagem é material maleável, manipulável à formação de discurso. O texto literário, neste sentido, é o mais precioso médio de confrontar o aluno com esse uso da linguagem. Esse processo de formação do leitor literário em busca da humanização do sujeito deve começar já nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Nossas proposições estão fundamentadas nos pressupostos de Lajolo (1993), Candido (2004), Soares (2004), Colomer (2007), Petit (2008) Martins (2012), entre outros. Para que esse processo seja eficiente a escola não só deve atentar aos textos lidos, mas também à forma como a leitura está sendo mediada e incentivada pelos professores e realizada pelos alunos.Universidade Federal do Tocantins2019-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/786110.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p54EntreLetras; v. 10 n. 2 (2019): LITERATURA E ENSINO: CAMINHOS RECENTES ENTRE CRÍTICA, TEORIA, LITERATURA E LEITORES; 54 - 692179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/7861/15951Copyright (c) 2019 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFleck, Gilmei Francisco2021-11-24T17:03:47Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/7861Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oai||luiza.to@uft.edu.br|| revista@uft.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2021-11-24T17:03:47EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv QUANDO AS PALAVRAS SALTAM À VIDA, GERAM SENTIDOS E CRIAM CONSCIÊNCIA, FORMA-SE UM LEITOR: LER ALÉM DOS SIGNOS – EXPERIENCIAR A ARTE CONSTITUÍDA DE PALAVRAS
title QUANDO AS PALAVRAS SALTAM À VIDA, GERAM SENTIDOS E CRIAM CONSCIÊNCIA, FORMA-SE UM LEITOR: LER ALÉM DOS SIGNOS – EXPERIENCIAR A ARTE CONSTITUÍDA DE PALAVRAS
spellingShingle QUANDO AS PALAVRAS SALTAM À VIDA, GERAM SENTIDOS E CRIAM CONSCIÊNCIA, FORMA-SE UM LEITOR: LER ALÉM DOS SIGNOS – EXPERIENCIAR A ARTE CONSTITUÍDA DE PALAVRAS
Fleck, Gilmei Francisco
formação do leitor literário; processo de leitura; ensino de literatura
title_short QUANDO AS PALAVRAS SALTAM À VIDA, GERAM SENTIDOS E CRIAM CONSCIÊNCIA, FORMA-SE UM LEITOR: LER ALÉM DOS SIGNOS – EXPERIENCIAR A ARTE CONSTITUÍDA DE PALAVRAS
title_full QUANDO AS PALAVRAS SALTAM À VIDA, GERAM SENTIDOS E CRIAM CONSCIÊNCIA, FORMA-SE UM LEITOR: LER ALÉM DOS SIGNOS – EXPERIENCIAR A ARTE CONSTITUÍDA DE PALAVRAS
title_fullStr QUANDO AS PALAVRAS SALTAM À VIDA, GERAM SENTIDOS E CRIAM CONSCIÊNCIA, FORMA-SE UM LEITOR: LER ALÉM DOS SIGNOS – EXPERIENCIAR A ARTE CONSTITUÍDA DE PALAVRAS
title_full_unstemmed QUANDO AS PALAVRAS SALTAM À VIDA, GERAM SENTIDOS E CRIAM CONSCIÊNCIA, FORMA-SE UM LEITOR: LER ALÉM DOS SIGNOS – EXPERIENCIAR A ARTE CONSTITUÍDA DE PALAVRAS
title_sort QUANDO AS PALAVRAS SALTAM À VIDA, GERAM SENTIDOS E CRIAM CONSCIÊNCIA, FORMA-SE UM LEITOR: LER ALÉM DOS SIGNOS – EXPERIENCIAR A ARTE CONSTITUÍDA DE PALAVRAS
author Fleck, Gilmei Francisco
author_facet Fleck, Gilmei Francisco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fleck, Gilmei Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv formação do leitor literário; processo de leitura; ensino de literatura
topic formação do leitor literário; processo de leitura; ensino de literatura
description Neste texto buscamos refletir sobre a formação do leitor no espaço escola e de como a leitura pode ser meio de descolonização em sociedade estratificadas. Conscientes de que o processo de humanização ocorre pelo acesso e pelo desenvolvimento da linguagem, compartilhamos considerações sobre a importância da leitura ao longo da formação integral. Apontamos para a necessidade da escola como instituição social de promover nessa trajetória a formação do leitor literário capaz de compreender que a linguagem é material maleável, manipulável à formação de discurso. O texto literário, neste sentido, é o mais precioso médio de confrontar o aluno com esse uso da linguagem. Esse processo de formação do leitor literário em busca da humanização do sujeito deve começar já nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Nossas proposições estão fundamentadas nos pressupostos de Lajolo (1993), Candido (2004), Soares (2004), Colomer (2007), Petit (2008) Martins (2012), entre outros. Para que esse processo seja eficiente a escola não só deve atentar aos textos lidos, mas também à forma como a leitura está sendo mediada e incentivada pelos professores e realizada pelos alunos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/7861
10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p54
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/7861
identifier_str_mv 10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p54
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/7861/15951
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 EntreLetras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 EntreLetras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv EntreLetras; v. 10 n. 2 (2019): LITERATURA E ENSINO: CAMINHOS RECENTES ENTRE CRÍTICA, TEORIA, LITERATURA E LEITORES; 54 - 69
2179-3948
reponame:EntreLetras
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str EntreLetras
collection EntreLetras
repository.name.fl_str_mv EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv ||luiza.to@uft.edu.br|| revista@uft.edu.br
_version_ 1754571323766472705