PROJETOS DE LETRAMENTO NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA: UMA FERRAMENTA EM PROL DA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SIMÕES, MISSILENE DA SILVA
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: DA SILVA, SILVIO PROFIRIO, CAVALCANTI, MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2224
Resumo: A Educação Infantil é tida como um espaço firmemente marcado pela potencialização do acesso das crianças à cultura escrita. Essa modalidade educacional assume, então, a alçada de momento apropriado, para viabilizar o acesso das crianças à multiplicidade de atividades de leitura e de escrita, assim como aos múltiplos registros da linguagem (corporal, gestual, plástica, visual etc.). Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo refletir sobre a relevância dos projetos de letramento no ensino de língua materna, bem como no processo de aquisição da escrita alfabética. Decorrente disso, pretendemos refletir acerca das transmutações ocorridas no trabalho didático com a aquisição da escrita alfabética e relatar as experiências vivenciadas em um projeto de letramento realizado em uma turma de Grupo IV (Educação Infantil), em um Centro Municipal de Educação Infantil da Cidade do Recife.Palavras-chave: educação infantil; aquisição da escrita alfabética; projetos de letramento. Abstract : The Childhood Education is taken as a space strongly marked by the potentiation of the children's access to written culture. This educational modality therefore assumes the responsibility of the appropriate time, to facilitate the access of children to multiplicity of reading and writing activities, as well as the multiple rows of language (corporal, gestural, plastic, visual etc.). In this case, this paper aims to reflect on the relevance of literacy projects in mother tongue teaching, as well as the acquisition of alphabetic writing process. Resulting from this, we intend to reflect on the transmutations occurring in didactic work with the acquisition of alphabetic writing and report the experiences in a literacy project carried out in a class of Group IV (Childhood Education) in a Municipal Center of Childhood Education in the city of Recife.keywords: childhood education; acquisition of alphabetic writing; literacy projects.
id UFT-4_423b53c2a7bac6e9798c903c4de0f69f
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/2224
network_acronym_str UFT-4
network_name_str EntreLetras
repository_id_str
spelling PROJETOS DE LETRAMENTO NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA: UMA FERRAMENTA EM PROL DA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇAEducação infantilAquisição da escrita alfabéticaProjetos de letramento.A Educação Infantil é tida como um espaço firmemente marcado pela potencialização do acesso das crianças à cultura escrita. Essa modalidade educacional assume, então, a alçada de momento apropriado, para viabilizar o acesso das crianças à multiplicidade de atividades de leitura e de escrita, assim como aos múltiplos registros da linguagem (corporal, gestual, plástica, visual etc.). Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo refletir sobre a relevância dos projetos de letramento no ensino de língua materna, bem como no processo de aquisição da escrita alfabética. Decorrente disso, pretendemos refletir acerca das transmutações ocorridas no trabalho didático com a aquisição da escrita alfabética e relatar as experiências vivenciadas em um projeto de letramento realizado em uma turma de Grupo IV (Educação Infantil), em um Centro Municipal de Educação Infantil da Cidade do Recife.Palavras-chave: educação infantil; aquisição da escrita alfabética; projetos de letramento. Abstract : The Childhood Education is taken as a space strongly marked by the potentiation of the children's access to written culture. This educational modality therefore assumes the responsibility of the appropriate time, to facilitate the access of children to multiplicity of reading and writing activities, as well as the multiple rows of language (corporal, gestural, plastic, visual etc.). In this case, this paper aims to reflect on the relevance of literacy projects in mother tongue teaching, as well as the acquisition of alphabetic writing process. Resulting from this, we intend to reflect on the transmutations occurring in didactic work with the acquisition of alphabetic writing and report the experiences in a literacy project carried out in a class of Group IV (Childhood Education) in a Municipal Center of Childhood Education in the city of Recife.keywords: childhood education; acquisition of alphabetic writing; literacy projects.Universidade Federal do Tocantins2016-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2224EntreLetras; v. 7 n. 1 (2016): Temática Livre; 107 - 1252179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2224/pdfCopyright (c) 2016 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSIMÕES, MISSILENE DA SILVADA SILVA, SILVIO PROFIRIOCAVALCANTI, MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA2017-02-10T03:37:40Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/2224Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oai||luiza.to@uft.edu.br|| revista@uft.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2017-02-10T03:37:40EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv PROJETOS DE LETRAMENTO NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA: UMA FERRAMENTA EM PROL DA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
title PROJETOS DE LETRAMENTO NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA: UMA FERRAMENTA EM PROL DA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
spellingShingle PROJETOS DE LETRAMENTO NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA: UMA FERRAMENTA EM PROL DA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
SIMÕES, MISSILENE DA SILVA
Educação infantil
Aquisição da escrita alfabética
Projetos de letramento.
title_short PROJETOS DE LETRAMENTO NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA: UMA FERRAMENTA EM PROL DA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
title_full PROJETOS DE LETRAMENTO NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA: UMA FERRAMENTA EM PROL DA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
title_fullStr PROJETOS DE LETRAMENTO NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA: UMA FERRAMENTA EM PROL DA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
title_full_unstemmed PROJETOS DE LETRAMENTO NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA: UMA FERRAMENTA EM PROL DA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
title_sort PROJETOS DE LETRAMENTO NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA: UMA FERRAMENTA EM PROL DA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
author SIMÕES, MISSILENE DA SILVA
author_facet SIMÕES, MISSILENE DA SILVA
DA SILVA, SILVIO PROFIRIO
CAVALCANTI, MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA
author_role author
author2 DA SILVA, SILVIO PROFIRIO
CAVALCANTI, MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SIMÕES, MISSILENE DA SILVA
DA SILVA, SILVIO PROFIRIO
CAVALCANTI, MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Aquisição da escrita alfabética
Projetos de letramento.
topic Educação infantil
Aquisição da escrita alfabética
Projetos de letramento.
description A Educação Infantil é tida como um espaço firmemente marcado pela potencialização do acesso das crianças à cultura escrita. Essa modalidade educacional assume, então, a alçada de momento apropriado, para viabilizar o acesso das crianças à multiplicidade de atividades de leitura e de escrita, assim como aos múltiplos registros da linguagem (corporal, gestual, plástica, visual etc.). Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo refletir sobre a relevância dos projetos de letramento no ensino de língua materna, bem como no processo de aquisição da escrita alfabética. Decorrente disso, pretendemos refletir acerca das transmutações ocorridas no trabalho didático com a aquisição da escrita alfabética e relatar as experiências vivenciadas em um projeto de letramento realizado em uma turma de Grupo IV (Educação Infantil), em um Centro Municipal de Educação Infantil da Cidade do Recife.Palavras-chave: educação infantil; aquisição da escrita alfabética; projetos de letramento. Abstract : The Childhood Education is taken as a space strongly marked by the potentiation of the children's access to written culture. This educational modality therefore assumes the responsibility of the appropriate time, to facilitate the access of children to multiplicity of reading and writing activities, as well as the multiple rows of language (corporal, gestural, plastic, visual etc.). In this case, this paper aims to reflect on the relevance of literacy projects in mother tongue teaching, as well as the acquisition of alphabetic writing process. Resulting from this, we intend to reflect on the transmutations occurring in didactic work with the acquisition of alphabetic writing and report the experiences in a literacy project carried out in a class of Group IV (Childhood Education) in a Municipal Center of Childhood Education in the city of Recife.keywords: childhood education; acquisition of alphabetic writing; literacy projects.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2224
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2224/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 EntreLetras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 EntreLetras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv EntreLetras; v. 7 n. 1 (2016): Temática Livre; 107 - 125
2179-3948
reponame:EntreLetras
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str EntreLetras
collection EntreLetras
repository.name.fl_str_mv EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv ||luiza.to@uft.edu.br|| revista@uft.edu.br
_version_ 1754571322727333888