THE PASSIONATE SELF: The activity of teaching English as a foreign language and the affinity with language and profession

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rosemeire Parada Granada Milhomens da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Andrade, Karylleila dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Observatório
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/18361
Resumo: Este artigo se insere no campo de estudos da Linguística Aplicada LA e tem como objeto de pesquisa discutir o auto-olhar do profissional de Língua Inglesa LI, ou seja, o delineamento de suas identidades, tendo em vista o cenário da globalização pós- moderna. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa no qual foram entrevistadas quatro professoras de uma escola de inglês de curso livre da cidade de Gurupi, estado do Tocantins, nomeadas como P1, P2, P3 E P4. O objetivo geral é conhecer o profissional de escolas de idiomas e compreender como elas lidam com as próprias identidades de professoras de LI e com a responsabilidade cultural e social de ensinar uma língua estrangeira. O suporte teórico para este trabalho foi ancorado em teóricos como: Bauman (2005), Celani (2006), Leffa (2012), Rajagopalan (2014) entre outros. Os resultados demonstraram que as participantes apresentaram uma relação íntima de admiração pela língua, além disso, identificamos que questões sociais e/ou ideológicas que permeiam as identidades dessas profissionais são temas pouco discutidos e relativamente novos para elas, por conseguinte, causando uma precária reflexão em suas práxis pedagógica.
id UFT-7_9cf3d3d91fa1a82bcb7b8db92328a355
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/18361
network_acronym_str UFT-7
network_name_str Revista Observatório
repository_id_str
spelling THE PASSIONATE SELF: The activity of teaching English as a foreign language and the affinity with language and professionEL YO APASIONADO: La actividad de enseñar lengua inglesa (li) y la afinidad con la lengua y la profesiónO EU APAIXONADO: A escolha e o significado da atividade de lecionar li e a afinidade com a língua e a profissãoProfessor de Língua InglesaProfessor de Língua Inglesa Este artigo se insere no campo de estudos da Linguística Aplicada LA e tem como objeto de pesquisa discutir o auto-olhar do profissional de Língua Inglesa LI, ou seja, o delineamento de suas identidades, tendo em vista o cenário da globalização pós- moderna. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa no qual foram entrevistadas quatro professoras de uma escola de inglês de curso livre da cidade de Gurupi, estado do Tocantins, nomeadas como P1, P2, P3 E P4. O objetivo geral é conhecer o profissional de escolas de idiomas e compreender como elas lidam com as próprias identidades de professoras de LI e com a responsabilidade cultural e social de ensinar uma língua estrangeira. O suporte teórico para este trabalho foi ancorado em teóricos como: Bauman (2005), Celani (2006), Leffa (2012), Rajagopalan (2014) entre outros. Os resultados demonstraram que as participantes apresentaram uma relação íntima de admiração pela língua, além disso, identificamos que questões sociais e/ou ideológicas que permeiam as identidades dessas profissionais são temas pouco discutidos e relativamente novos para elas, por conseguinte, causando uma precária reflexão em suas práxis pedagógica. Universidade Federal do Tocantins - UFT2023-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1836110.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a17ptObservatory Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a17ptObservatorio Magazine; Vol. 9 Núm. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a17ptObservatoire Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a17ptRevista Observatório ; v. 9 n. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a17pt2447-426610.20873/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/18361/22031https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/18361/22032Copyright (c) 2023 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Rosemeire Parada Granada Milhomens daAndrade, Karylleila dos Santos2024-01-01T00:20:03Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/18361Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oai2447-42662447-4266opendoar:2024-01-01T00:20:03Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv THE PASSIONATE SELF: The activity of teaching English as a foreign language and the affinity with language and profession
EL YO APASIONADO: La actividad de enseñar lengua inglesa (li) y la afinidad con la lengua y la profesión
O EU APAIXONADO: A escolha e o significado da atividade de lecionar li e a afinidade com a língua e a profissão
title THE PASSIONATE SELF: The activity of teaching English as a foreign language and the affinity with language and profession
spellingShingle THE PASSIONATE SELF: The activity of teaching English as a foreign language and the affinity with language and profession
Costa, Rosemeire Parada Granada Milhomens da
Professor de Língua Inglesa
Professor de Língua Inglesa
title_short THE PASSIONATE SELF: The activity of teaching English as a foreign language and the affinity with language and profession
title_full THE PASSIONATE SELF: The activity of teaching English as a foreign language and the affinity with language and profession
title_fullStr THE PASSIONATE SELF: The activity of teaching English as a foreign language and the affinity with language and profession
title_full_unstemmed THE PASSIONATE SELF: The activity of teaching English as a foreign language and the affinity with language and profession
title_sort THE PASSIONATE SELF: The activity of teaching English as a foreign language and the affinity with language and profession
author Costa, Rosemeire Parada Granada Milhomens da
author_facet Costa, Rosemeire Parada Granada Milhomens da
Andrade, Karylleila dos Santos
author_role author
author2 Andrade, Karylleila dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Rosemeire Parada Granada Milhomens da
Andrade, Karylleila dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Professor de Língua Inglesa
Professor de Língua Inglesa
topic Professor de Língua Inglesa
Professor de Língua Inglesa
description Este artigo se insere no campo de estudos da Linguística Aplicada LA e tem como objeto de pesquisa discutir o auto-olhar do profissional de Língua Inglesa LI, ou seja, o delineamento de suas identidades, tendo em vista o cenário da globalização pós- moderna. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa no qual foram entrevistadas quatro professoras de uma escola de inglês de curso livre da cidade de Gurupi, estado do Tocantins, nomeadas como P1, P2, P3 E P4. O objetivo geral é conhecer o profissional de escolas de idiomas e compreender como elas lidam com as próprias identidades de professoras de LI e com a responsabilidade cultural e social de ensinar uma língua estrangeira. O suporte teórico para este trabalho foi ancorado em teóricos como: Bauman (2005), Celani (2006), Leffa (2012), Rajagopalan (2014) entre outros. Os resultados demonstraram que as participantes apresentaram uma relação íntima de admiração pela língua, além disso, identificamos que questões sociais e/ou ideológicas que permeiam as identidades dessas profissionais são temas pouco discutidos e relativamente novos para elas, por conseguinte, causando uma precária reflexão em suas práxis pedagógica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/18361
10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a17pt
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/18361
identifier_str_mv 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a17pt
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/18361/22031
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/18361/22032
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Observatório
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Observatório
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
dc.source.none.fl_str_mv Observatory Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a17pt
Observatorio Magazine; Vol. 9 Núm. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a17pt
Observatoire Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a17pt
Revista Observatório ; v. 9 n. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a17pt
2447-4266
10.20873/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1
reponame:Revista Observatório
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Revista Observatório
collection Revista Observatório
repository.name.fl_str_mv Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313242732265472