A TEMÁTICA AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS PROJETOS INTEGRADORES DO NOVO ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LAGARES FERREIRA SILVA, KELLEN
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: KUCLA DA ROCHA BRZEZINSKI, ANDRESSA, GUALBERTO PEREIRA ALVES, LAURENITA, VELOSO DA SILVA, VALDIVINO, MALVASIO, ADRIANA, BARBOSA E SOUZA, LUCAS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Observatório
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16461
Resumo: Neste artigo caracterizam-se as abordagens ambientais inseridas nos livros didáticos do Objeto 1 - Projetos integradores do Novo Ensino Médio da educação básica da rede estadual do estado do Tocantins. É uma pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva e quanto ao método, o trabalho se carateriza como um estudo documental, tendo como documento principal de análise os livros dos Projetos Integradores do Objeto 1 do Novo Ensino Médio. Entre os resultados destaca-se que de forma geral, as obras analisadas possuem um padrão estrutural quanto ao número de projetos, temas abordados e as fases de execução de cada projeto. Em toda as obras em um dos projetos está inserida a temática ambiental, com destaque para a sustentabilidade os projetos são trabalhados de forma interdisciplinar. Os livros contemplam a abordagem ambiental conforme orientada pela BNCC, mas que especial atenção deve ser dispensada ao modo como esses livros serão empregados no cotidiano escolar, a fim de que atendam plenamente o seus propósitos. 
id UFT-8_29ac63de198b1438bf409a3a3f1339d6
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/16461
network_acronym_str UFT-8
network_name_str Revista Observatório
repository_id_str
spelling A TEMÁTICA AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS PROJETOS INTEGRADORES DO NOVO ENSINO Ambiente; Interdisciplinaridade; Sustentabilidade; Livro didático; Novo ensino médio.ambienteNovo Ensino MédioNeste artigo caracterizam-se as abordagens ambientais inseridas nos livros didáticos do Objeto 1 - Projetos integradores do Novo Ensino Médio da educação básica da rede estadual do estado do Tocantins. É uma pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva e quanto ao método, o trabalho se carateriza como um estudo documental, tendo como documento principal de análise os livros dos Projetos Integradores do Objeto 1 do Novo Ensino Médio. Entre os resultados destaca-se que de forma geral, as obras analisadas possuem um padrão estrutural quanto ao número de projetos, temas abordados e as fases de execução de cada projeto. Em toda as obras em um dos projetos está inserida a temática ambiental, com destaque para a sustentabilidade os projetos são trabalhados de forma interdisciplinar. Os livros contemplam a abordagem ambiental conforme orientada pela BNCC, mas que especial atenção deve ser dispensada ao modo como esses livros serão empregados no cotidiano escolar, a fim de que atendam plenamente o seus propósitos. Universidade Federal do Tocantins - UFT2023-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1646110.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a23ptObservatory Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a23ptObservatorio Magazine; Vol. 9 Núm. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a23ptObservatoire Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a23ptRevista Observatório ; v. 9 n. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a23pt2447-426610.20873/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16461/22043https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16461/22044Copyright (c) 2023 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLAGARES FERREIRA SILVA, KELLENKUCLA DA ROCHA BRZEZINSKI, ANDRESSAGUALBERTO PEREIRA ALVES, LAURENITAVELOSO DA SILVA, VALDIVINOMALVASIO, ADRIANABARBOSA E SOUZA, LUCAS2024-01-01T00:20:03Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/16461Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oaigilsonportouft@gmail.com||gilsonporto@uft.edu.br||2447-42662447-4266opendoar:2024-01-01T00:20:03Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv A TEMÁTICA AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS PROJETOS INTEGRADORES DO NOVO ENSINO
title A TEMÁTICA AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS PROJETOS INTEGRADORES DO NOVO ENSINO
spellingShingle A TEMÁTICA AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS PROJETOS INTEGRADORES DO NOVO ENSINO
LAGARES FERREIRA SILVA, KELLEN
Ambiente; Interdisciplinaridade; Sustentabilidade; Livro didático; Novo ensino médio.
ambiente
Novo Ensino Médio
title_short A TEMÁTICA AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS PROJETOS INTEGRADORES DO NOVO ENSINO
title_full A TEMÁTICA AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS PROJETOS INTEGRADORES DO NOVO ENSINO
title_fullStr A TEMÁTICA AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS PROJETOS INTEGRADORES DO NOVO ENSINO
title_full_unstemmed A TEMÁTICA AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS PROJETOS INTEGRADORES DO NOVO ENSINO
title_sort A TEMÁTICA AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS PROJETOS INTEGRADORES DO NOVO ENSINO
author LAGARES FERREIRA SILVA, KELLEN
author_facet LAGARES FERREIRA SILVA, KELLEN
KUCLA DA ROCHA BRZEZINSKI, ANDRESSA
GUALBERTO PEREIRA ALVES, LAURENITA
VELOSO DA SILVA, VALDIVINO
MALVASIO, ADRIANA
BARBOSA E SOUZA, LUCAS
author_role author
author2 KUCLA DA ROCHA BRZEZINSKI, ANDRESSA
GUALBERTO PEREIRA ALVES, LAURENITA
VELOSO DA SILVA, VALDIVINO
MALVASIO, ADRIANA
BARBOSA E SOUZA, LUCAS
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LAGARES FERREIRA SILVA, KELLEN
KUCLA DA ROCHA BRZEZINSKI, ANDRESSA
GUALBERTO PEREIRA ALVES, LAURENITA
VELOSO DA SILVA, VALDIVINO
MALVASIO, ADRIANA
BARBOSA E SOUZA, LUCAS
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente; Interdisciplinaridade; Sustentabilidade; Livro didático; Novo ensino médio.
ambiente
Novo Ensino Médio
topic Ambiente; Interdisciplinaridade; Sustentabilidade; Livro didático; Novo ensino médio.
ambiente
Novo Ensino Médio
description Neste artigo caracterizam-se as abordagens ambientais inseridas nos livros didáticos do Objeto 1 - Projetos integradores do Novo Ensino Médio da educação básica da rede estadual do estado do Tocantins. É uma pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva e quanto ao método, o trabalho se carateriza como um estudo documental, tendo como documento principal de análise os livros dos Projetos Integradores do Objeto 1 do Novo Ensino Médio. Entre os resultados destaca-se que de forma geral, as obras analisadas possuem um padrão estrutural quanto ao número de projetos, temas abordados e as fases de execução de cada projeto. Em toda as obras em um dos projetos está inserida a temática ambiental, com destaque para a sustentabilidade os projetos são trabalhados de forma interdisciplinar. Os livros contemplam a abordagem ambiental conforme orientada pela BNCC, mas que especial atenção deve ser dispensada ao modo como esses livros serão empregados no cotidiano escolar, a fim de que atendam plenamente o seus propósitos. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16461
10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a23pt
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16461
identifier_str_mv 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a23pt
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16461/22043
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16461/22044
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Observatório
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Observatório
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
dc.source.none.fl_str_mv Observatory Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a23pt
Observatorio Magazine; Vol. 9 Núm. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a23pt
Observatoire Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a23pt
Revista Observatório ; v. 9 n. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a23pt
2447-4266
10.20873/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1
reponame:Revista Observatório
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Revista Observatório
collection Revista Observatório
repository.name.fl_str_mv Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv gilsonportouft@gmail.com||gilsonporto@uft.edu.br||
_version_ 1797174751231213568