A TEMÁTICA AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS PROJETOS INTEGRADORES DO NOVO ENSINO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Observatório |
Texto Completo: | https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16461 |
Resumo: | Neste artigo caracterizam-se as abordagens ambientais inseridas nos livros didáticos do Objeto 1 - Projetos integradores do Novo Ensino Médio da educação básica da rede estadual do estado do Tocantins. É uma pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva e quanto ao método, o trabalho se carateriza como um estudo documental, tendo como documento principal de análise os livros dos Projetos Integradores do Objeto 1 do Novo Ensino Médio. Entre os resultados destaca-se que de forma geral, as obras analisadas possuem um padrão estrutural quanto ao número de projetos, temas abordados e as fases de execução de cada projeto. Em toda as obras em um dos projetos está inserida a temática ambiental, com destaque para a sustentabilidade os projetos são trabalhados de forma interdisciplinar. Os livros contemplam a abordagem ambiental conforme orientada pela BNCC, mas que especial atenção deve ser dispensada ao modo como esses livros serão empregados no cotidiano escolar, a fim de que atendam plenamente o seus propósitos. |
id |
UFT-8_29ac63de198b1438bf409a3a3f1339d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/16461 |
network_acronym_str |
UFT-8 |
network_name_str |
Revista Observatório |
repository_id_str |
|
spelling |
A TEMÁTICA AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS PROJETOS INTEGRADORES DO NOVO ENSINO Ambiente; Interdisciplinaridade; Sustentabilidade; Livro didático; Novo ensino médio.ambienteNovo Ensino MédioNeste artigo caracterizam-se as abordagens ambientais inseridas nos livros didáticos do Objeto 1 - Projetos integradores do Novo Ensino Médio da educação básica da rede estadual do estado do Tocantins. É uma pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva e quanto ao método, o trabalho se carateriza como um estudo documental, tendo como documento principal de análise os livros dos Projetos Integradores do Objeto 1 do Novo Ensino Médio. Entre os resultados destaca-se que de forma geral, as obras analisadas possuem um padrão estrutural quanto ao número de projetos, temas abordados e as fases de execução de cada projeto. Em toda as obras em um dos projetos está inserida a temática ambiental, com destaque para a sustentabilidade os projetos são trabalhados de forma interdisciplinar. Os livros contemplam a abordagem ambiental conforme orientada pela BNCC, mas que especial atenção deve ser dispensada ao modo como esses livros serão empregados no cotidiano escolar, a fim de que atendam plenamente o seus propósitos. Universidade Federal do Tocantins - UFT2023-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1646110.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a23ptObservatory Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a23ptObservatorio Magazine; Vol. 9 Núm. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a23ptObservatoire Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a23ptRevista Observatório ; v. 9 n. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a23pt2447-426610.20873/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16461/22043https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16461/22044Copyright (c) 2023 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLAGARES FERREIRA SILVA, KELLENKUCLA DA ROCHA BRZEZINSKI, ANDRESSAGUALBERTO PEREIRA ALVES, LAURENITAVELOSO DA SILVA, VALDIVINOMALVASIO, ADRIANABARBOSA E SOUZA, LUCAS2024-01-01T00:20:03Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/16461Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oaigilsonportouft@gmail.com||gilsonporto@uft.edu.br||2447-42662447-4266opendoar:2024-01-01T00:20:03Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A TEMÁTICA AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS PROJETOS INTEGRADORES DO NOVO ENSINO |
title |
A TEMÁTICA AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS PROJETOS INTEGRADORES DO NOVO ENSINO |
spellingShingle |
A TEMÁTICA AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS PROJETOS INTEGRADORES DO NOVO ENSINO LAGARES FERREIRA SILVA, KELLEN Ambiente; Interdisciplinaridade; Sustentabilidade; Livro didático; Novo ensino médio. ambiente Novo Ensino Médio |
title_short |
A TEMÁTICA AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS PROJETOS INTEGRADORES DO NOVO ENSINO |
title_full |
A TEMÁTICA AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS PROJETOS INTEGRADORES DO NOVO ENSINO |
title_fullStr |
A TEMÁTICA AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS PROJETOS INTEGRADORES DO NOVO ENSINO |
title_full_unstemmed |
A TEMÁTICA AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS PROJETOS INTEGRADORES DO NOVO ENSINO |
title_sort |
A TEMÁTICA AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS PROJETOS INTEGRADORES DO NOVO ENSINO |
author |
LAGARES FERREIRA SILVA, KELLEN |
author_facet |
LAGARES FERREIRA SILVA, KELLEN KUCLA DA ROCHA BRZEZINSKI, ANDRESSA GUALBERTO PEREIRA ALVES, LAURENITA VELOSO DA SILVA, VALDIVINO MALVASIO, ADRIANA BARBOSA E SOUZA, LUCAS |
author_role |
author |
author2 |
KUCLA DA ROCHA BRZEZINSKI, ANDRESSA GUALBERTO PEREIRA ALVES, LAURENITA VELOSO DA SILVA, VALDIVINO MALVASIO, ADRIANA BARBOSA E SOUZA, LUCAS |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LAGARES FERREIRA SILVA, KELLEN KUCLA DA ROCHA BRZEZINSKI, ANDRESSA GUALBERTO PEREIRA ALVES, LAURENITA VELOSO DA SILVA, VALDIVINO MALVASIO, ADRIANA BARBOSA E SOUZA, LUCAS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente; Interdisciplinaridade; Sustentabilidade; Livro didático; Novo ensino médio. ambiente Novo Ensino Médio |
topic |
Ambiente; Interdisciplinaridade; Sustentabilidade; Livro didático; Novo ensino médio. ambiente Novo Ensino Médio |
description |
Neste artigo caracterizam-se as abordagens ambientais inseridas nos livros didáticos do Objeto 1 - Projetos integradores do Novo Ensino Médio da educação básica da rede estadual do estado do Tocantins. É uma pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva e quanto ao método, o trabalho se carateriza como um estudo documental, tendo como documento principal de análise os livros dos Projetos Integradores do Objeto 1 do Novo Ensino Médio. Entre os resultados destaca-se que de forma geral, as obras analisadas possuem um padrão estrutural quanto ao número de projetos, temas abordados e as fases de execução de cada projeto. Em toda as obras em um dos projetos está inserida a temática ambiental, com destaque para a sustentabilidade os projetos são trabalhados de forma interdisciplinar. Os livros contemplam a abordagem ambiental conforme orientada pela BNCC, mas que especial atenção deve ser dispensada ao modo como esses livros serão empregados no cotidiano escolar, a fim de que atendam plenamente o seus propósitos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16461 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a23pt |
url |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16461 |
identifier_str_mv |
10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a23pt |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16461/22043 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16461/22044 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins - UFT |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins - UFT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Observatory Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a23pt Observatorio Magazine; Vol. 9 Núm. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a23pt Observatoire Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a23pt Revista Observatório ; v. 9 n. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a23pt 2447-4266 10.20873/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1 reponame:Revista Observatório instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Revista Observatório |
collection |
Revista Observatório |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
gilsonportouft@gmail.com||gilsonporto@uft.edu.br|| |
_version_ |
1797174751231213568 |