BRAND COMMUNICATION IN SOCIAL NETWORKS ON THE INTERNET: Advertising Approach Styles on Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Othon, Renata Alves de Albuquerque
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Coelho, Maria das Graças Pinto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Observatório
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2276
Resumo: This paper seeks to identify the advertising approach styles of brands on Instagram. Therefore, it is adopted as theoretical framework the concepts of mobility, interstitial spaces, visibility and marketing 3.0, supported by Santaella (2007; 2008); Thompson (1998, 2008) and Kotler (2010). The empirical accompanies netnographic method, presenting as research corpus brazilian brands Farm, Arezzo, Dress to, Cia. Marítima and lorane, whose styles are categorized as conceptual, retailer, semi retailer, semi retailer colaborative and sponsorship's semi retailer. However, the observed data also suggest that the styles can be hybrids and the brands are still groping to seize the digital convergence phenomenon.
id UFT-8_94ca1632824d4c3995429bfaab9a534d
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/2276
network_acronym_str UFT-8
network_name_str Revista Observatório
repository_id_str
spelling BRAND COMMUNICATION IN SOCIAL NETWORKS ON THE INTERNET: Advertising Approach Styles on InstagramCOMUNICACIÓN DE MARCAS EN LAS REDES SOCIALES EN INTERNET: Estilos de Abordaje Publicitária en InstagramCOMUNICAÇÃO DE MARCAS EM REDES SOCIAIS NA INTERNET: Estilos de Abordagem Publicitária no InstagraminstagramAdvertisingbranddigital communicationadvertisingbrandinstagramdigital communicationPublicidadmarcainstagramcomunicación digitalpublicidadmarcainstagramcomunicación digitalinstagramMarcaPublicidadeInstagrammarcaComunicação Digitalpublicidademarcainstagramcomunicação digitalThis paper seeks to identify the advertising approach styles of brands on Instagram. Therefore, it is adopted as theoretical framework the concepts of mobility, interstitial spaces, visibility and marketing 3.0, supported by Santaella (2007; 2008); Thompson (1998, 2008) and Kotler (2010). The empirical accompanies netnographic method, presenting as research corpus brazilian brands Farm, Arezzo, Dress to, Cia. Marítima and lorane, whose styles are categorized as conceptual, retailer, semi retailer, semi retailer colaborative and sponsorship's semi retailer. However, the observed data also suggest that the styles can be hybrids and the brands are still groping to seize the digital convergence phenomenon.En este trabajo se pretende identificar los estilos de abordaje publicitaria de las marcas en Instagram. Por lo tanto, se adopta como marco teórico los conceptos de movilidad, espacios intersticiales, visibilidad y marketing 3.0, apoyados en Santaella (2007; 2008); Thompson (1998, 2008) y Kotler (2010). El método empírico acompaha la netnografía, presentando como corpus de investigación las marcas brasilehas Farm, Arezzo, Dress to, Cia. Marítima e lorane, cuyos estilos se clasifican como conceptual, promocional, semi promocional, semi promocional de colaboración y semi promocional de patrocínio. Sin embargo, los datos observados también sugieren que los estilos pueden ser híbridos y las marcas todavia a tientas para aprovechar  el fenómeno de la convergencia digital.  Este trabalho busca identificar os estilos de abordagem publicitária das marcas no Instagram. Para tanto, adota-se como aporte teórico os conceitos de mobilidade, espaços intersticiais, visibilidade e marketing 3.0, apoiados em Santaella (2007; 2008); Thompson (1998; 2008) e Kotler (2010). A empiria acompanha o método netnográfico, apresentando como corpus da pesquisa as marcas brasileiras Farm, Arezzo, Dress to, Cia. Marítima e Iorane, cujos estilos são categorizados como conceitual, varejista, semi varejista, semi varejista-colaborativo e semi varejista de patrocínio. No entanto, os dados observados também levam a crer que os estilos podem ser híbridos e que as marcas ainda tateiam para apreender o fenômeno da convergência digital.    Universidade Federal do Tocantins - UFT2016-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfapplication/epub+zipapplication/octet-streamapplication/zipapplication/x-gzipapplication/ziphttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/227610.20873/uft.2447-4266.2016v2n3p221Observatory Journal; Vol. 2 No. 3 (2016): V. 2 N. 3 (2016) Memória, Gênero e Comunicação: Fronteiras da memória, subjetividade, gênero, comunicação e cinema em Europa e América Maio-Agosto 2016; 221-245Observatorio Magazine; Vol. 2 Núm. 3 (2016): V. 2 N. 3 (2016) Memória, Gênero e Comunicação: Fronteiras da memória, subjetividade, gênero, comunicação e cinema em Europa e América Maio-Agosto 2016; 221-245Observatoire Journal; Vol. 2 No. 3 (2016): V. 2 N. 3 (2016) Memória, Gênero e Comunicação: Fronteiras da memória, subjetividade, gênero, comunicação e cinema em Europa e América Maio-Agosto 2016; 221-245Revista Observatório ; v. 2 n. 3 (2016): V. 2 N. 3 (2016) Memória, Gênero e Comunicação: Fronteiras da memória, subjetividade, gênero, comunicação e cinema em Europa e América Maio-Agosto 2016; 221-2452447-426610.20873/uft.2447-4266.2016v2n3reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2276/8879https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2276/11195https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2276/11196https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2276/11197https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2276/11200https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2276/11204Século XX/XXICopyright (c) 2016 Revista Observatórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessOthon, Renata Alves de AlbuquerqueCoelho, Maria das Graças Pinto2022-03-04T13:25:19Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/2276Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oaigilsonportouft@gmail.com||gilsonporto@uft.edu.br||2447-42662447-4266opendoar:2022-03-04T13:25:19Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv BRAND COMMUNICATION IN SOCIAL NETWORKS ON THE INTERNET: Advertising Approach Styles on Instagram
COMUNICACIÓN DE MARCAS EN LAS REDES SOCIALES EN INTERNET: Estilos de Abordaje Publicitária en Instagram
COMUNICAÇÃO DE MARCAS EM REDES SOCIAIS NA INTERNET: Estilos de Abordagem Publicitária no Instagram
title BRAND COMMUNICATION IN SOCIAL NETWORKS ON THE INTERNET: Advertising Approach Styles on Instagram
spellingShingle BRAND COMMUNICATION IN SOCIAL NETWORKS ON THE INTERNET: Advertising Approach Styles on Instagram
Othon, Renata Alves de Albuquerque
instagram
Advertising
brand
digital communication
advertising
brand
instagram
digital communication
Publicidad
marca
instagram
comunicación digital
publicidad
marca
instagram
comunicación digital
instagram
Marca
Publicidade
Instagram
marca
Comunicação Digital
publicidade
marca
instagram
comunicação digital
title_short BRAND COMMUNICATION IN SOCIAL NETWORKS ON THE INTERNET: Advertising Approach Styles on Instagram
title_full BRAND COMMUNICATION IN SOCIAL NETWORKS ON THE INTERNET: Advertising Approach Styles on Instagram
title_fullStr BRAND COMMUNICATION IN SOCIAL NETWORKS ON THE INTERNET: Advertising Approach Styles on Instagram
title_full_unstemmed BRAND COMMUNICATION IN SOCIAL NETWORKS ON THE INTERNET: Advertising Approach Styles on Instagram
title_sort BRAND COMMUNICATION IN SOCIAL NETWORKS ON THE INTERNET: Advertising Approach Styles on Instagram
author Othon, Renata Alves de Albuquerque
author_facet Othon, Renata Alves de Albuquerque
Coelho, Maria das Graças Pinto
author_role author
author2 Coelho, Maria das Graças Pinto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Othon, Renata Alves de Albuquerque
Coelho, Maria das Graças Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv instagram
Advertising
brand
digital communication
advertising
brand
instagram
digital communication
Publicidad
marca
instagram
comunicación digital
publicidad
marca
instagram
comunicación digital
instagram
Marca
Publicidade
Instagram
marca
Comunicação Digital
publicidade
marca
instagram
comunicação digital
topic instagram
Advertising
brand
digital communication
advertising
brand
instagram
digital communication
Publicidad
marca
instagram
comunicación digital
publicidad
marca
instagram
comunicación digital
instagram
Marca
Publicidade
Instagram
marca
Comunicação Digital
publicidade
marca
instagram
comunicação digital
description This paper seeks to identify the advertising approach styles of brands on Instagram. Therefore, it is adopted as theoretical framework the concepts of mobility, interstitial spaces, visibility and marketing 3.0, supported by Santaella (2007; 2008); Thompson (1998, 2008) and Kotler (2010). The empirical accompanies netnographic method, presenting as research corpus brazilian brands Farm, Arezzo, Dress to, Cia. Marítima and lorane, whose styles are categorized as conceptual, retailer, semi retailer, semi retailer colaborative and sponsorship's semi retailer. However, the observed data also suggest that the styles can be hybrids and the brands are still groping to seize the digital convergence phenomenon.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2276
10.20873/uft.2447-4266.2016v2n3p221
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2276
identifier_str_mv 10.20873/uft.2447-4266.2016v2n3p221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2276/8879
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2276/11195
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2276/11196
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2276/11197
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2276/11200
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2276/11204
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Observatório
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Observatório
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/epub+zip
application/octet-stream
application/zip
application/x-gzip
application/zip
dc.coverage.none.fl_str_mv Século XX/XXI
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
dc.source.none.fl_str_mv Observatory Journal; Vol. 2 No. 3 (2016): V. 2 N. 3 (2016) Memória, Gênero e Comunicação: Fronteiras da memória, subjetividade, gênero, comunicação e cinema em Europa e América Maio-Agosto 2016; 221-245
Observatorio Magazine; Vol. 2 Núm. 3 (2016): V. 2 N. 3 (2016) Memória, Gênero e Comunicação: Fronteiras da memória, subjetividade, gênero, comunicação e cinema em Europa e América Maio-Agosto 2016; 221-245
Observatoire Journal; Vol. 2 No. 3 (2016): V. 2 N. 3 (2016) Memória, Gênero e Comunicação: Fronteiras da memória, subjetividade, gênero, comunicação e cinema em Europa e América Maio-Agosto 2016; 221-245
Revista Observatório ; v. 2 n. 3 (2016): V. 2 N. 3 (2016) Memória, Gênero e Comunicação: Fronteiras da memória, subjetividade, gênero, comunicação e cinema em Europa e América Maio-Agosto 2016; 221-245
2447-4266
10.20873/uft.2447-4266.2016v2n3
reponame:Revista Observatório
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Revista Observatório
collection Revista Observatório
repository.name.fl_str_mv Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv gilsonportouft@gmail.com||gilsonporto@uft.edu.br||
_version_ 1797174752189612032