Leitura de tiras na perspectiva da análise dialógica do discurso numa turma de 7o ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROZA, Larianne Cristina
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1493
Resumo: Os estudos sobre os gêneros textuais têm ganhado cada vez mais espaço nos estudos linguísticos à medida que cresce o número de pesquisadores que se dedicam a esse trabalho. A preocupação em pesquisar, estudar, descrever, caracterizar, explicar e ensinar os diferentes gêneros textuais tem expandido nos últimos quinze anos, nos quais vem se destacando o evento internacional focado em gêneros textuais, o SIGET, realizado desde 2003. A noção de gênero, como tem sido pensada desde o final da década de 80, figura no contexto atual das discussões sobre ensino de língua como conteúdo que possibilita reunir vários dos resultados de pesquisas e de reflexões anteriores já aceitos como consensuais na área. Assim, diante da importância do estudo dos gêneros, esta pesquisa analisa o texto multimodal, a tira cômica, extraída das aulas de Língua Portuguesa, numa turma de 7o ano do Ensino Fundamental do Colégio Cenecista Doutor José Ferreira, situado na cidade de Uberaba, Minas Gerais, com o objetivo de estabelecer estratégias de leitura por meio de um itinerário didático. Como resultados, espera-se que o aluno possa criar procedimentos e estratégias de leitura numa perspectiva dialógica, de forma a pensar a leitura como processo de construção de sentidos por sujeitos ideológicos e socialmente heterogêneos. Compreendemos que o ensino de línguas não deve se restringir apenas às questões metalinguísticas, mas também analisar o contexto sócio-histórico do aluno, para o diálogo com seu interlocutor, que é parte fundamental do processo de interação, além das trocas de experiências, que favorecem a construção do sentido do texto.
id UFTM_7c0559dd5cf0b245121f1b2c88580b1f
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1493
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
spelling Leitura de tiras na perspectiva da análise dialógica do discurso numa turma de 7o ano do ensino fundamentalLeitura.Tiras.Análise Dialógica do Discurso.Reading.Strips.Dialogic Discourse Analysis.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOOs estudos sobre os gêneros textuais têm ganhado cada vez mais espaço nos estudos linguísticos à medida que cresce o número de pesquisadores que se dedicam a esse trabalho. A preocupação em pesquisar, estudar, descrever, caracterizar, explicar e ensinar os diferentes gêneros textuais tem expandido nos últimos quinze anos, nos quais vem se destacando o evento internacional focado em gêneros textuais, o SIGET, realizado desde 2003. A noção de gênero, como tem sido pensada desde o final da década de 80, figura no contexto atual das discussões sobre ensino de língua como conteúdo que possibilita reunir vários dos resultados de pesquisas e de reflexões anteriores já aceitos como consensuais na área. Assim, diante da importância do estudo dos gêneros, esta pesquisa analisa o texto multimodal, a tira cômica, extraída das aulas de Língua Portuguesa, numa turma de 7o ano do Ensino Fundamental do Colégio Cenecista Doutor José Ferreira, situado na cidade de Uberaba, Minas Gerais, com o objetivo de estabelecer estratégias de leitura por meio de um itinerário didático. Como resultados, espera-se que o aluno possa criar procedimentos e estratégias de leitura numa perspectiva dialógica, de forma a pensar a leitura como processo de construção de sentidos por sujeitos ideológicos e socialmente heterogêneos. Compreendemos que o ensino de línguas não deve se restringir apenas às questões metalinguísticas, mas também analisar o contexto sócio-histórico do aluno, para o diálogo com seu interlocutor, que é parte fundamental do processo de interação, além das trocas de experiências, que favorecem a construção do sentido do texto.Studies on textual genres have gained more and more space in linguistic studies, as the number of researchers dedicated to this work grows. The concern with researching, studying, describing, characterizing, explaining and also teaching different textual genres has been expanding in the last fifteen years, in which the international event focused on textual genres, SIGET, held since 2003, stands out. The notion of gender, as it has been thought of since the end of the 1980s, figures in the current context of discussions on language teaching as a content that makes it possible to bring together several of the research results and previous reflections already accepted as consensual in the area. Thus, given the importance of studying genres, this research analyzes the multimodal text, the comic strip, extracted from Portuguese Language classes, in a 7th grade class of elementary school in Colégio Cenecista Doutor José Ferreira, located in the city of Uberaba, Minas Gerais, with the aim of establishing reading strategies through a didactic itinerary. As a result, it is expected that the student can create reading procedures and strategies in a dialogical perspective, in order to think of reading as a process of construction of meanings by ideological and socially heterogeneous subjects. We understand that language teaching should not be restricted to metalinguistic issues, but should also pay attention to the student's socio-historical context, to the dialogue with his interlocutor, which is a fundamental part of the interaction process, in addition to the exchange of experiences, which favor the construction of the meaning of the text.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoKARWOSKI, Acir Mario78300142991http://lattes.cnpq.br/0772872573503574ROZA, Larianne Cristina2023-09-04T16:14:08Z2023-05-302023-09-04T16:14:08Z2023-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1493porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2023-09-05T02:02:41Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1493Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2023-09-05T02:02:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura de tiras na perspectiva da análise dialógica do discurso numa turma de 7o ano do ensino fundamental
title Leitura de tiras na perspectiva da análise dialógica do discurso numa turma de 7o ano do ensino fundamental
spellingShingle Leitura de tiras na perspectiva da análise dialógica do discurso numa turma de 7o ano do ensino fundamental
ROZA, Larianne Cristina
Leitura.
Tiras.
Análise Dialógica do Discurso.
Reading.
Strips.
Dialogic Discourse Analysis.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Leitura de tiras na perspectiva da análise dialógica do discurso numa turma de 7o ano do ensino fundamental
title_full Leitura de tiras na perspectiva da análise dialógica do discurso numa turma de 7o ano do ensino fundamental
title_fullStr Leitura de tiras na perspectiva da análise dialógica do discurso numa turma de 7o ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Leitura de tiras na perspectiva da análise dialógica do discurso numa turma de 7o ano do ensino fundamental
title_sort Leitura de tiras na perspectiva da análise dialógica do discurso numa turma de 7o ano do ensino fundamental
author ROZA, Larianne Cristina
author_facet ROZA, Larianne Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv KARWOSKI, Acir Mario
78300142991
http://lattes.cnpq.br/0772872573503574
dc.contributor.author.fl_str_mv ROZA, Larianne Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura.
Tiras.
Análise Dialógica do Discurso.
Reading.
Strips.
Dialogic Discourse Analysis.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Leitura.
Tiras.
Análise Dialógica do Discurso.
Reading.
Strips.
Dialogic Discourse Analysis.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Os estudos sobre os gêneros textuais têm ganhado cada vez mais espaço nos estudos linguísticos à medida que cresce o número de pesquisadores que se dedicam a esse trabalho. A preocupação em pesquisar, estudar, descrever, caracterizar, explicar e ensinar os diferentes gêneros textuais tem expandido nos últimos quinze anos, nos quais vem se destacando o evento internacional focado em gêneros textuais, o SIGET, realizado desde 2003. A noção de gênero, como tem sido pensada desde o final da década de 80, figura no contexto atual das discussões sobre ensino de língua como conteúdo que possibilita reunir vários dos resultados de pesquisas e de reflexões anteriores já aceitos como consensuais na área. Assim, diante da importância do estudo dos gêneros, esta pesquisa analisa o texto multimodal, a tira cômica, extraída das aulas de Língua Portuguesa, numa turma de 7o ano do Ensino Fundamental do Colégio Cenecista Doutor José Ferreira, situado na cidade de Uberaba, Minas Gerais, com o objetivo de estabelecer estratégias de leitura por meio de um itinerário didático. Como resultados, espera-se que o aluno possa criar procedimentos e estratégias de leitura numa perspectiva dialógica, de forma a pensar a leitura como processo de construção de sentidos por sujeitos ideológicos e socialmente heterogêneos. Compreendemos que o ensino de línguas não deve se restringir apenas às questões metalinguísticas, mas também analisar o contexto sócio-histórico do aluno, para o diálogo com seu interlocutor, que é parte fundamental do processo de interação, além das trocas de experiências, que favorecem a construção do sentido do texto.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-04T16:14:08Z
2023-05-30
2023-09-04T16:14:08Z
2023-05-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1493
url http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron:UFTM
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron_str UFTM
institution UFTM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br
_version_ 1797221117943873536