Diagnóstico Ambiental como instrumento para planejamento de práticas ambientais

Bibliographic Details
Main Author: SILVA, Ana Rita de Andrade Pereira
Publication Date: 2022
Format: Master thesis
Language: por
Source: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Download full: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1464
Summary: O uso demasiado dos recursos naturais ocasiona um desequilíbrio ambiental. Buscar soluções que minimizem danos aos sistemas ambientais para garantir o futuro das gerações é essencial. A Educação Ambiental (EA) é uma ferramenta que visa solucionar problemas ambientais, como poluição, geração de resíduos, contaminação e degradação ambiental, tendo papel fundamental na construção da conscientização socioambiental do sujeito. A escola é um local propicio para se trabalhar a Educação Ambiental, assumindo um papel relevante na educação das futuras gerações, entretanto esse ambiente físico apresenta aspectos ambientais que, se não geridos corretamente, acarretam impactos significativos. Diante disso, realizou se o diagnóstico ambiental da Escola Municipal Professora Terezinha Hueb de Menezes, Uberaba-MG. O Diagnóstico Ambiental foi realizado em três etapas: Auditoria Ambiental de nove categorias, tais quais: Resíduos, Água, Energia, Espaços Exteriores, Agricultura Biológica, Mobilidade, Ruído, Alimentação, Gestão Ambiental; Aplicação de Questionário Estruturado aos alunos; e execução de outras Técnicas Complementares: o levantamento arbóreo e a análise física do solo. O desempenho ambiental da escola foi considerado insatisfatório conforme o Programa Eco-Escola, obtendo 36,56%. Inúmeros aspectos ambientais foram identificados, dentre eles: descarte incorreto de resíduos; desperdício de água e energia; contaminação da água por bactérias heterotróficas; carência de ações para sensibilização e conscientização ambiental; além disso, o ambiente foi considerado insalubre conforme NBR 10152 e CONAMA. Ressalta se que o uso do Diagnóstico Ambiental em escolas é de grande importância para contribuir com as questões ambientais, além de que a ferramenta desenvolvida neste trabalho serve de ponto de partida para o planejamento de ações e/ou práticas ambientais. A partir do diagnóstico, concluí que um ambiente que não possui práticas ambientais que envolvam os indivíduos a compreender sua realidade, extraindo no dia a dia as possibilidades para a sua transformação, não apresentam resultados satisfatórios em relação a qualidade ambiental. Em virtude disso, nas potencialidades e problemas levantados no diagnóstico ambiental, propôs sugestões de ações a serem desenvolvidas na escola. O presente estudo sugere o uso do Diagnóstico Ambiental para identificar os pontos fortes e fracos das escolas, pois por intermédio deste é possível fazer projeções acerca das questões ambientais de maior relevância no ambiente físico escolar.
id UFTM_e76a63c968d76838c78257e669f64ee2
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1464
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
spelling Diagnóstico Ambiental como instrumento para planejamento de práticas ambientaisEducação Ambiental.Programa Eco-Escolas.Auditoria Ambiental.Desempenho Ambiental.Environmental Education.Eco-Schools Program.Environmental Audit. .Environmental PerformanceCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIACNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIACNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSO uso demasiado dos recursos naturais ocasiona um desequilíbrio ambiental. Buscar soluções que minimizem danos aos sistemas ambientais para garantir o futuro das gerações é essencial. A Educação Ambiental (EA) é uma ferramenta que visa solucionar problemas ambientais, como poluição, geração de resíduos, contaminação e degradação ambiental, tendo papel fundamental na construção da conscientização socioambiental do sujeito. A escola é um local propicio para se trabalhar a Educação Ambiental, assumindo um papel relevante na educação das futuras gerações, entretanto esse ambiente físico apresenta aspectos ambientais que, se não geridos corretamente, acarretam impactos significativos. Diante disso, realizou se o diagnóstico ambiental da Escola Municipal Professora Terezinha Hueb de Menezes, Uberaba-MG. O Diagnóstico Ambiental foi realizado em três etapas: Auditoria Ambiental de nove categorias, tais quais: Resíduos, Água, Energia, Espaços Exteriores, Agricultura Biológica, Mobilidade, Ruído, Alimentação, Gestão Ambiental; Aplicação de Questionário Estruturado aos alunos; e execução de outras Técnicas Complementares: o levantamento arbóreo e a análise física do solo. O desempenho ambiental da escola foi considerado insatisfatório conforme o Programa Eco-Escola, obtendo 36,56%. Inúmeros aspectos ambientais foram identificados, dentre eles: descarte incorreto de resíduos; desperdício de água e energia; contaminação da água por bactérias heterotróficas; carência de ações para sensibilização e conscientização ambiental; além disso, o ambiente foi considerado insalubre conforme NBR 10152 e CONAMA. Ressalta se que o uso do Diagnóstico Ambiental em escolas é de grande importância para contribuir com as questões ambientais, além de que a ferramenta desenvolvida neste trabalho serve de ponto de partida para o planejamento de ações e/ou práticas ambientais. A partir do diagnóstico, concluí que um ambiente que não possui práticas ambientais que envolvam os indivíduos a compreender sua realidade, extraindo no dia a dia as possibilidades para a sua transformação, não apresentam resultados satisfatórios em relação a qualidade ambiental. Em virtude disso, nas potencialidades e problemas levantados no diagnóstico ambiental, propôs sugestões de ações a serem desenvolvidas na escola. O presente estudo sugere o uso do Diagnóstico Ambiental para identificar os pontos fortes e fracos das escolas, pois por intermédio deste é possível fazer projeções acerca das questões ambientais de maior relevância no ambiente físico escolar.The overuse of natural resources causes environmental imbalance. Seeking solutions that minimize damage to environmental systems to ensure the future of generations is essential. Environmental Education (EE) is a tool that aims to solve environmental problems such as pollution, waste generation, contamination, and environmental degradation, playing a key role in building the subject's socio-environmental awareness. The school is an appropriate place to work on Environmental Education, assuming a relevant role in the education of future generations. However, this physical environment has environmental aspects that, if not properly managed, can cause significant impacts. Therefore, an environmental diagnosis of the Professora Terezinha Hueb de Menezes Municipal School, Uberaba-MG, was carried out. The Environmental Diagnosis was carried out in three stages: Environmental Audit of nine categories, such as: Waste, Water, Energy, Outer Spaces, Organic Farming, Mobility, Noise, Food, Environmental Management; Application of a Structured Questionnaire to the students; and execution of other Complementary Techniques: the tree survey and the physical analysis of the soil. The environmental performance of the school was considered unsatisfactory according to the Eco-School Program, scoring 36.56%. Several environmental aspects were identified, among them: incorrect waste disposal; water and energy waste; water contamination by heterotrophic bacteria; lack of actions for environmental awareness and sensitization; moreover, the environment was considered unhealthy according to NBR 10152 and CONAMA. It is noteworthy that the use of the Environmental Diagnosis in schools is of great importance to contribute to environmental issues, and that the tool developed in this work serves as a starting point for the planning of actions and/or environmental practices. From the diagnosis, I concluded that an environment that does not have environmental practices that involve individuals in understanding their reality, extracting from the dayto- day the possibilities for its transformation, does not present satisfactory results in relation to environmental quality. In view of this, in the potentialities and problems raised in the environmental diagnosis, it proposed suggestions for actions to be developed in the school. This study suggests the use of the Environmental Diagnosis to identify the strengths and weaknesses of schools, because through this it is possible to make projections about the environmental issues of greatest relevance in the physical school environment.Universidade Federal do Triângulo MineiroPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia AmbientalANHÊ, Ana Carolina Borella Marfil34006188889http://lattes.cnpq.br/9779446949225399SILVA, Ana Rita de Andrade Pereira2023-02-17T21:05:21Z2022-10-182023-02-17T21:05:21Z2022-10-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1464porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2023-12-13T14:58:14Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1464Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2023-12-13T14:58:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
dc.title.none.fl_str_mv Diagnóstico Ambiental como instrumento para planejamento de práticas ambientais
title Diagnóstico Ambiental como instrumento para planejamento de práticas ambientais
spellingShingle Diagnóstico Ambiental como instrumento para planejamento de práticas ambientais
SILVA, Ana Rita de Andrade Pereira
Educação Ambiental.
Programa Eco-Escolas.
Auditoria Ambiental.
Desempenho Ambiental.
Environmental Education.
Eco-Schools Program.
Environmental Audit. .
Environmental Performance
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
title_short Diagnóstico Ambiental como instrumento para planejamento de práticas ambientais
title_full Diagnóstico Ambiental como instrumento para planejamento de práticas ambientais
title_fullStr Diagnóstico Ambiental como instrumento para planejamento de práticas ambientais
title_full_unstemmed Diagnóstico Ambiental como instrumento para planejamento de práticas ambientais
title_sort Diagnóstico Ambiental como instrumento para planejamento de práticas ambientais
author SILVA, Ana Rita de Andrade Pereira
author_facet SILVA, Ana Rita de Andrade Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ANHÊ, Ana Carolina Borella Marfil
34006188889
http://lattes.cnpq.br/9779446949225399
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Ana Rita de Andrade Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental.
Programa Eco-Escolas.
Auditoria Ambiental.
Desempenho Ambiental.
Environmental Education.
Eco-Schools Program.
Environmental Audit. .
Environmental Performance
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
topic Educação Ambiental.
Programa Eco-Escolas.
Auditoria Ambiental.
Desempenho Ambiental.
Environmental Education.
Eco-Schools Program.
Environmental Audit. .
Environmental Performance
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
description O uso demasiado dos recursos naturais ocasiona um desequilíbrio ambiental. Buscar soluções que minimizem danos aos sistemas ambientais para garantir o futuro das gerações é essencial. A Educação Ambiental (EA) é uma ferramenta que visa solucionar problemas ambientais, como poluição, geração de resíduos, contaminação e degradação ambiental, tendo papel fundamental na construção da conscientização socioambiental do sujeito. A escola é um local propicio para se trabalhar a Educação Ambiental, assumindo um papel relevante na educação das futuras gerações, entretanto esse ambiente físico apresenta aspectos ambientais que, se não geridos corretamente, acarretam impactos significativos. Diante disso, realizou se o diagnóstico ambiental da Escola Municipal Professora Terezinha Hueb de Menezes, Uberaba-MG. O Diagnóstico Ambiental foi realizado em três etapas: Auditoria Ambiental de nove categorias, tais quais: Resíduos, Água, Energia, Espaços Exteriores, Agricultura Biológica, Mobilidade, Ruído, Alimentação, Gestão Ambiental; Aplicação de Questionário Estruturado aos alunos; e execução de outras Técnicas Complementares: o levantamento arbóreo e a análise física do solo. O desempenho ambiental da escola foi considerado insatisfatório conforme o Programa Eco-Escola, obtendo 36,56%. Inúmeros aspectos ambientais foram identificados, dentre eles: descarte incorreto de resíduos; desperdício de água e energia; contaminação da água por bactérias heterotróficas; carência de ações para sensibilização e conscientização ambiental; além disso, o ambiente foi considerado insalubre conforme NBR 10152 e CONAMA. Ressalta se que o uso do Diagnóstico Ambiental em escolas é de grande importância para contribuir com as questões ambientais, além de que a ferramenta desenvolvida neste trabalho serve de ponto de partida para o planejamento de ações e/ou práticas ambientais. A partir do diagnóstico, concluí que um ambiente que não possui práticas ambientais que envolvam os indivíduos a compreender sua realidade, extraindo no dia a dia as possibilidades para a sua transformação, não apresentam resultados satisfatórios em relação a qualidade ambiental. Em virtude disso, nas potencialidades e problemas levantados no diagnóstico ambiental, propôs sugestões de ações a serem desenvolvidas na escola. O presente estudo sugere o uso do Diagnóstico Ambiental para identificar os pontos fortes e fracos das escolas, pois por intermédio deste é possível fazer projeções acerca das questões ambientais de maior relevância no ambiente físico escolar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-18
2022-10-18
2023-02-17T21:05:21Z
2023-02-17T21:05:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1464
url http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron:UFTM
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron_str UFTM
institution UFTM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br
_version_ 1797221120913440768