Arte Apinayé: um estudo de caso na escola indígena Tekator-TO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Taylane Fernandes da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFT
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11612/1537
Resumo: A pesquisa realizada teve como objetivo principal compreender que significado tem a arte indígena para os estudantes do ensino fundamental da escola Estadual Indígena Tekator, localizada em Tocantinópolis-TO e como são desenvolvidos essa arte dentro da escola pesquisada. Como metodologia, foram utilizados a pesquisa qualitativa, com abordagem etnográfica e bibliográfica, além de questionários aplicados a estudantes indígenas, bem como a observação de como produziam os trabalhos artísticos deles na aldeia pesquisada. Essa pesquisa realizada na Escola Indígena Tekator, localizada na aldeia Mariazinha-TO me possibilitou como pesquisadora a entender como é trabalhada a disciplina de arte dentro de uma aldeia, e a entender qual o olhar que os alunos daquela unidade têm em relação arte indígena produzida por eles mesmos nesse espaço. Com isso pude perceber que as artes produzidas pelos indígenas se referem, a sua maioria, aos artesanatos que eles confeccionam, como colares feitos de miçangas, abano, coufo, esteira entre outros. Pude constatar também que eles mesmos ensinam as técnicas de como são feitas outras artes, como as pinturas, explicando os seus significados e os ensinando quais dessas são mais usadas pelos apinayé da aldeia, o que deixa claro que o conhecimento cultural e artístico deles é passado de geração para geração. Ao analisar os questionários respondidos pelos indígenas, pude notar que eles caracterizam as suas culturas como algo normal em seu habitat, uma vez que eles não consideram o que eles produzem como arte. A arte vista nos objetos que produzem são mais vistas e compreendidas (nessa concepção) por professores e pesquisadores da área, e nem sempre por eles mesmos. Ou seja, é possível afirmar que a arte para eles significa cultura, a raiz histórica de um povo que luta para manter vida a sua identidade, saberes produzidos ao longo do tempo, bem como o “prazer” em produzir e socializar a arte que eles mesmos constroem ao seu povo e a comunidade. Embora muitos tenham relatado que gostam da arte, deixam claro também que ela representa não apenas a sua realidade, mas também história, luta e resistência de um povo. Dada à importância desse estudo, percebe-se que estudar os indígenas da etnia apinayé foi muito importante, pois me permeou um conhecimento mais profundo das suas da sua cultura, para mais, o fruto desse estudo servirá como base para as próximas pesquisas relacionadas à arte apinayé.
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spelling Silva, Taylane Fernandes daAraújo, Gustavo Cunha de2019-12-20T14:11:21Z2019-12-20T14:11:21Z2018-11-12SILVA, Taylane Fernandes da. Arte Apinayé: um estudo de caso na escola indígena Tekator-TO. 2018. 55 f. Monografia (Graduação) - Curso de Educação do Campo, UFT, Tocantinópolis, 2018.http://hdl.handle.net/11612/1537A pesquisa realizada teve como objetivo principal compreender que significado tem a arte indígena para os estudantes do ensino fundamental da escola Estadual Indígena Tekator, localizada em Tocantinópolis-TO e como são desenvolvidos essa arte dentro da escola pesquisada. Como metodologia, foram utilizados a pesquisa qualitativa, com abordagem etnográfica e bibliográfica, além de questionários aplicados a estudantes indígenas, bem como a observação de como produziam os trabalhos artísticos deles na aldeia pesquisada. Essa pesquisa realizada na Escola Indígena Tekator, localizada na aldeia Mariazinha-TO me possibilitou como pesquisadora a entender como é trabalhada a disciplina de arte dentro de uma aldeia, e a entender qual o olhar que os alunos daquela unidade têm em relação arte indígena produzida por eles mesmos nesse espaço. Com isso pude perceber que as artes produzidas pelos indígenas se referem, a sua maioria, aos artesanatos que eles confeccionam, como colares feitos de miçangas, abano, coufo, esteira entre outros. Pude constatar também que eles mesmos ensinam as técnicas de como são feitas outras artes, como as pinturas, explicando os seus significados e os ensinando quais dessas são mais usadas pelos apinayé da aldeia, o que deixa claro que o conhecimento cultural e artístico deles é passado de geração para geração. Ao analisar os questionários respondidos pelos indígenas, pude notar que eles caracterizam as suas culturas como algo normal em seu habitat, uma vez que eles não consideram o que eles produzem como arte. A arte vista nos objetos que produzem são mais vistas e compreendidas (nessa concepção) por professores e pesquisadores da área, e nem sempre por eles mesmos. Ou seja, é possível afirmar que a arte para eles significa cultura, a raiz histórica de um povo que luta para manter vida a sua identidade, saberes produzidos ao longo do tempo, bem como o “prazer” em produzir e socializar a arte que eles mesmos constroem ao seu povo e a comunidade. Embora muitos tenham relatado que gostam da arte, deixam claro também que ela representa não apenas a sua realidade, mas também história, luta e resistência de um povo. Dada à importância desse estudo, percebe-se que estudar os indígenas da etnia apinayé foi muito importante, pois me permeou um conhecimento mais profundo das suas da sua cultura, para mais, o fruto desse estudo servirá como base para as próximas pesquisas relacionadas à arte apinayé.The main objective of this research was to understand the significance of indigenous art for the elementary school students of the Tekator State Indigenous School, located in Tocantinópolis-TO, and how this art is developed within the researched school. As a methodology, qualitative research was used, with an ethnographic and bibliographical approach, as well as questionnaires applied to indigenous students, as well as the observation of how they produced their artistic works in the researched village. This research carried out at the Tekator Indigenous School, located in the Mariazinha-TO village, enabled me as a researcher to understand how the art discipline is worked within a village, and to understand what the pupils of that unit have in relation to indigenous art produced by themselves in this space. With this I can see that the arts produced by the natives refer, mostly, to the crafts that they make, such as necklaces made of beads, abano, coufo, and mat among others. I could also see that they themselves teach the techniques of how other arts are made, such as paintings, explaining their meanings and teaching them which of these are most used by the apinaye of the village, which makes it clear that their cultural and artistic knowledge is past from generation to generation. In analyzing the questionnaires answered by the Indians, I could see that they characterize their cultures as something normal in their habitat, since they do not consider what they produce as art. The art seen in the objects they produce are more seen and understood (in this conception) by professors and researchers of the area, and not always by themselves. That is, it is possible to affirm that art for them means culture, the historical root of a people struggling to keep alive their identity, knowledge produced over time, as well as the "pleasure" in producing and socializing the art that they themselves to their people and community. Although many have reported that they like art, they also make clear that it represents not only their reality, but also history, struggle and resistance of a people. Due to the importance of this study, it is perceived that studying the indigenous people of the apinayé ethnic group was very important, because a more profound knowledge of their culture permeated me, for more, the fruit of this study will serve as a basis for the next research related to art apinayé.Universidade Federal do TocantinsTocantinópolisCURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::EDUCAÇÃO DO CAMPOTocantinópolisGraduaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArteArte IndígenaApinayéEducação do CampoArtIndigenous ArtApinayéRural EducationArte Apinayé: um estudo de caso na escola indígena Tekator-TO.A formação do professor de artes na rede estadual de ensino em três cidades da Região do Bico do Papagaio-to: um estudo exploratório.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFTinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1537/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTTaylane Silva - TCC Educação do Campo.pdf.txtTaylane Silva - TCC Educação do Campo.pdf.txtExtracted texttext/plain113202http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1537/3/Taylane%20Silva%20-%20TCC%20Educa%c3%a7%c3%a3o%20do%20Campo.pdf.txt62d960e61ef059bcf1d97e0b147e36baMD53Taylane Silva - TCC Ed. do Campo.pdf.txtTaylane Silva - TCC Ed. do Campo.pdf.txtExtracted texttext/plain109956http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1537/6/Taylane%20Silva%20-%20TCC%20Ed.%20do%20Campo.pdf.txt801b9101a414c2792e88605e20bf8b9cMD56THUMBNAILTaylane Silva - TCC Educação do Campo.pdf.jpgTaylane Silva - TCC Educação do Campo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1537/4/Taylane%20Silva%20-%20TCC%20Educa%c3%a7%c3%a3o%20do%20Campo.pdf.jpg41a17d2318e14bd3722293b37c7a4c94MD54Taylane Silva - TCC Ed. do Campo.pdf.jpgTaylane Silva - TCC Ed. do Campo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1205http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1537/7/Taylane%20Silva%20-%20TCC%20Ed.%20do%20Campo.pdf.jpg6f3b2bf8c3de98a42958172b4df8bcf9MD57ORIGINALTaylane Silva - TCC Ed. do Campo.pdfTaylane Silva - TCC Ed. do Campo.pdfapplication/pdf1633645http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1537/5/Taylane%20Silva%20-%20TCC%20Ed.%20do%20Campo.pdf7d39337c8e04865efebc814501fe4b89MD5511612/15372020-01-24 03:01:01.013oai:repositorio.uft.edu.br:11612/1537Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uft.edu.br/oai/requestbiblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.bropendoar:2020-01-24T06:01:01Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
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