Rural exodus of farmers family from Catongo region in Itajuípe/Bahia municipality

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Aparecida Nascimento
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sabioni, Sayonara Cotrim, Silva, Fabrício Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Campo - Território
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/41445
Resumo: A região do Catongo, localizada há aproximadamente 6 km da cidade de Itajuípe, é composta por 15 propriedades de agricultores familiares. A região teve origem na segunda metade dos anos 30, com a descoberta do cacau Catongo, que recebeu esse nome após ser identificado na fazenda Catongo, na antiga localidade de Pirangi, atual município de Itajuípe (BA). Neste trabalho buscou-se evidenciar as particularidades do fenômeno do êxodo rural, dentre os agricultores da região do Catongo. Essa pesquisa apresentou caráter qualitativo e quantitativo. Realizou-se o Estudo de Caso, cuja coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas estruturadas e semiestruturadas, após a identificação dos agricultores familiares remanescentes no distrito. Foi utilizada a técnica de história de vida através de encontros com os agricultores. Também foram aplicados questionários a esse público e submetidos à análise estatística dos dados quantitativos. Os resultados da pesquisa apontaram uma evasão de 80% das famílias, que abandonaram o campo em busca de emprego e melhores condições de vida na cidade, motivados pela redução do cultivo do cacau na região, pelo envelhecimento dos proprietários e pela falta de sucessores na gestão da propriedade, pois os jovens do campo mudaram-se em busca de emprego.
id UFU-10_b1f1846049cbdffd9a960f77e0068fed
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/41445
network_acronym_str UFU-10
network_name_str Campo - Território
repository_id_str
spelling Rural exodus of farmers family from Catongo region in Itajuípe/Bahia municipalityÊxodo rural dos agricultores familiares na região do Catongo no município de Itajuípe/Bahia A região do Catongo, localizada há aproximadamente 6 km da cidade de Itajuípe, é composta por 15 propriedades de agricultores familiares. A região teve origem na segunda metade dos anos 30, com a descoberta do cacau Catongo, que recebeu esse nome após ser identificado na fazenda Catongo, na antiga localidade de Pirangi, atual município de Itajuípe (BA). Neste trabalho buscou-se evidenciar as particularidades do fenômeno do êxodo rural, dentre os agricultores da região do Catongo. Essa pesquisa apresentou caráter qualitativo e quantitativo. Realizou-se o Estudo de Caso, cuja coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas estruturadas e semiestruturadas, após a identificação dos agricultores familiares remanescentes no distrito. Foi utilizada a técnica de história de vida através de encontros com os agricultores. Também foram aplicados questionários a esse público e submetidos à análise estatística dos dados quantitativos. Os resultados da pesquisa apontaram uma evasão de 80% das famílias, que abandonaram o campo em busca de emprego e melhores condições de vida na cidade, motivados pela redução do cultivo do cacau na região, pelo envelhecimento dos proprietários e pela falta de sucessores na gestão da propriedade, pois os jovens do campo mudaram-se em busca de emprego.EDUFU2019-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/4144510.14393/RCT133109Revista Campo-Território; v. 13 n. 31 Dez. (2018)1809-6271reponame:Campo - Territórioinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/41445/26066Copyright (c) 2018 CAMPO - TERRITÓRIO: REVISTA DE GEOGRAFIA AGRÁRIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Maria Aparecida NascimentoSabioni, Sayonara CotrimSilva, Fabrício Pereira2020-06-27T23:14:59Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/41445Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorioPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/oaijcleps@ufu.br || campoterritorio@ig.ufu.br1809-62711809-6271opendoar:2020-06-27T23:14:59Campo - Território - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Rural exodus of farmers family from Catongo region in Itajuípe/Bahia municipality
Êxodo rural dos agricultores familiares na região do Catongo no município de Itajuípe/Bahia
title Rural exodus of farmers family from Catongo region in Itajuípe/Bahia municipality
spellingShingle Rural exodus of farmers family from Catongo region in Itajuípe/Bahia municipality
Santos, Maria Aparecida Nascimento
title_short Rural exodus of farmers family from Catongo region in Itajuípe/Bahia municipality
title_full Rural exodus of farmers family from Catongo region in Itajuípe/Bahia municipality
title_fullStr Rural exodus of farmers family from Catongo region in Itajuípe/Bahia municipality
title_full_unstemmed Rural exodus of farmers family from Catongo region in Itajuípe/Bahia municipality
title_sort Rural exodus of farmers family from Catongo region in Itajuípe/Bahia municipality
author Santos, Maria Aparecida Nascimento
author_facet Santos, Maria Aparecida Nascimento
Sabioni, Sayonara Cotrim
Silva, Fabrício Pereira
author_role author
author2 Sabioni, Sayonara Cotrim
Silva, Fabrício Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Aparecida Nascimento
Sabioni, Sayonara Cotrim
Silva, Fabrício Pereira
description A região do Catongo, localizada há aproximadamente 6 km da cidade de Itajuípe, é composta por 15 propriedades de agricultores familiares. A região teve origem na segunda metade dos anos 30, com a descoberta do cacau Catongo, que recebeu esse nome após ser identificado na fazenda Catongo, na antiga localidade de Pirangi, atual município de Itajuípe (BA). Neste trabalho buscou-se evidenciar as particularidades do fenômeno do êxodo rural, dentre os agricultores da região do Catongo. Essa pesquisa apresentou caráter qualitativo e quantitativo. Realizou-se o Estudo de Caso, cuja coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas estruturadas e semiestruturadas, após a identificação dos agricultores familiares remanescentes no distrito. Foi utilizada a técnica de história de vida através de encontros com os agricultores. Também foram aplicados questionários a esse público e submetidos à análise estatística dos dados quantitativos. Os resultados da pesquisa apontaram uma evasão de 80% das famílias, que abandonaram o campo em busca de emprego e melhores condições de vida na cidade, motivados pela redução do cultivo do cacau na região, pelo envelhecimento dos proprietários e pela falta de sucessores na gestão da propriedade, pois os jovens do campo mudaram-se em busca de emprego.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/41445
10.14393/RCT133109
url https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/41445
identifier_str_mv 10.14393/RCT133109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/41445/26066
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 CAMPO - TERRITÓRIO: REVISTA DE GEOGRAFIA AGRÁRIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 CAMPO - TERRITÓRIO: REVISTA DE GEOGRAFIA AGRÁRIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Revista Campo-Território; v. 13 n. 31 Dez. (2018)
1809-6271
reponame:Campo - Território
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Campo - Território
collection Campo - Território
repository.name.fl_str_mv Campo - Território - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv jcleps@ufu.br || campoterritorio@ig.ufu.br
_version_ 1798315121807720448