O BRINCAR COMO ATIVIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jorge Luiz da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Oliveira, Wanderlei Abadio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27554
Resumo: Trata-se de um ensaio teórico acerca das contribuições oferecidas pelas brincadeiras e jogos ao desenvolvimento e à educação infantil, na perspectiva da Teoria da Atividade de Leontiev. Para Leontiev o brincar é a atividade principal da criança na idade pré-escolar, sendo responsável pelas principais mudanças no seu desenvolvimento, pois ao brincar ou participar de jogos que envolvam outros sujeitos, a criança se vê frente a situações que exigem dela o uso da imaginação, de conhecimentos prévios, da elaboração de estratégias de solução de problemas, melhores formas de interação etc. Ao longo deste processo vão sendo desenvolvidas suas habilidades, capacidades cognitivas, emocionais e sociais. Deste modo, as aprendizagens escolares podem ser favorecidas e impulsionadas pela incorporação do brincar na educação infantil.
id UFU-11_91730c517807b55a195b3c75e318f53b
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27554
network_acronym_str UFU-11
network_name_str Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
repository_id_str
spelling O BRINCAR COMO ATIVIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTILbrincarteoria da atividadeleontiev.Trata-se de um ensaio teórico acerca das contribuições oferecidas pelas brincadeiras e jogos ao desenvolvimento e à educação infantil, na perspectiva da Teoria da Atividade de Leontiev. Para Leontiev o brincar é a atividade principal da criança na idade pré-escolar, sendo responsável pelas principais mudanças no seu desenvolvimento, pois ao brincar ou participar de jogos que envolvam outros sujeitos, a criança se vê frente a situações que exigem dela o uso da imaginação, de conhecimentos prévios, da elaboração de estratégias de solução de problemas, melhores formas de interação etc. Ao longo deste processo vão sendo desenvolvidas suas habilidades, capacidades cognitivas, emocionais e sociais. Deste modo, as aprendizagens escolares podem ser favorecidas e impulsionadas pela incorporação do brincar na educação infantil.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia2012-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27554Perspectivas em Psicologia; v. 16 n. 1 (2012): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA2237-6917reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27554/15108Silva, Jorge Luiz daOliveira, Wanderlei Abadio deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-06T17:41:56Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27554Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/oai||moisesflemos@yahoo.com.br2237-69172237-6917opendoar:2015-12-06T17:41:56Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O BRINCAR COMO ATIVIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTIL
title O BRINCAR COMO ATIVIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle O BRINCAR COMO ATIVIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTIL
Silva, Jorge Luiz da
brincar
teoria da atividade
leontiev.
title_short O BRINCAR COMO ATIVIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full O BRINCAR COMO ATIVIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr O BRINCAR COMO ATIVIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed O BRINCAR COMO ATIVIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort O BRINCAR COMO ATIVIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTIL
author Silva, Jorge Luiz da
author_facet Silva, Jorge Luiz da
Oliveira, Wanderlei Abadio de
author_role author
author2 Oliveira, Wanderlei Abadio de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jorge Luiz da
Oliveira, Wanderlei Abadio de
dc.subject.por.fl_str_mv brincar
teoria da atividade
leontiev.
topic brincar
teoria da atividade
leontiev.
description Trata-se de um ensaio teórico acerca das contribuições oferecidas pelas brincadeiras e jogos ao desenvolvimento e à educação infantil, na perspectiva da Teoria da Atividade de Leontiev. Para Leontiev o brincar é a atividade principal da criança na idade pré-escolar, sendo responsável pelas principais mudanças no seu desenvolvimento, pois ao brincar ou participar de jogos que envolvam outros sujeitos, a criança se vê frente a situações que exigem dela o uso da imaginação, de conhecimentos prévios, da elaboração de estratégias de solução de problemas, melhores formas de interação etc. Ao longo deste processo vão sendo desenvolvidas suas habilidades, capacidades cognitivas, emocionais e sociais. Deste modo, as aprendizagens escolares podem ser favorecidas e impulsionadas pela incorporação do brincar na educação infantil.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27554
url https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27554/15108
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Psicologia; v. 16 n. 1 (2012): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA
2237-6917
reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
collection Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||moisesflemos@yahoo.com.br
_version_ 1798042280066547712