O sistema de atitude na seção de apresentação de dois livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kummer, Daiane Aline
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Marques, Pâmela Mariel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Domínios de Lingu@gem
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24794
Resumo: Este trabalho visa verificar como a seção de apresentação de dois livros didáticos (LDs) é avaliada com ênfase no sistema de atitude. Para isso, dois LDs de duas áreas do conhecimento, língua inglesa e biologia, foram selecionados: Prime (DIAS; JUCÁ; FARIA, 2010) e Biologia das células (MARTHO; AMABIS, 2009). Este estudo tem como base teórica e metodológica a perspectiva da Análise Crítica de Gênero (MOTTA-ROTH, 2008) associada ao Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005). Inicialmente, identificamos os expoentes linguísticos que evidenciam o sistema de atitude, tabulamos os dados, interpretamos e comparamos os dados das análises das duas coleções. Os resultados revelam que o LD de biologia foca em aspectos positivos dessa área de conhecimento, enquanto que o LD de língua inglesa enfatiza "o aluno", apresentando os benefícios do uso desse livro para esse público. Ademais, em ambas as análises das seções de apresentação, notou-se um interesse muito mais econômico do que pedagógico por parte dos autores.
id UFU-12_66a72952c2458b11a95f019319de6fef
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24794
network_acronym_str UFU-12
network_name_str Domínios de Lingu@gem
repository_id_str
spelling O sistema de atitude na seção de apresentação de dois livros didáticossistema de atitudelivros didáticos de língua inglesa e de biologiaseção de apresentação.Este trabalho visa verificar como a seção de apresentação de dois livros didáticos (LDs) é avaliada com ênfase no sistema de atitude. Para isso, dois LDs de duas áreas do conhecimento, língua inglesa e biologia, foram selecionados: Prime (DIAS; JUCÁ; FARIA, 2010) e Biologia das células (MARTHO; AMABIS, 2009). Este estudo tem como base teórica e metodológica a perspectiva da Análise Crítica de Gênero (MOTTA-ROTH, 2008) associada ao Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005). Inicialmente, identificamos os expoentes linguísticos que evidenciam o sistema de atitude, tabulamos os dados, interpretamos e comparamos os dados das análises das duas coleções. Os resultados revelam que o LD de biologia foca em aspectos positivos dessa área de conhecimento, enquanto que o LD de língua inglesa enfatiza "o aluno", apresentando os benefícios do uso desse livro para esse público. Ademais, em ambas as análises das seções de apresentação, notou-se um interesse muito mais econômico do que pedagógico por parte dos autores.PP/UFU2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/2479410.14393/DL15-v8n1a2014-16Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 No. 1 (2014): Número atemático; 279-294Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 Núm. 1 (2014): Número atemático; 279-294Domínios de Lingu@gem; v. 8 n. 1 (2014): Número atemático; 279-2941980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24794/14642Kummer, Daiane AlineMarques, Pâmela Marielinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-12T18:37:36Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24794Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2016-07-12T18:37:36Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O sistema de atitude na seção de apresentação de dois livros didáticos
title O sistema de atitude na seção de apresentação de dois livros didáticos
spellingShingle O sistema de atitude na seção de apresentação de dois livros didáticos
Kummer, Daiane Aline
sistema de atitude
livros didáticos de língua inglesa e de biologia
seção de apresentação.
title_short O sistema de atitude na seção de apresentação de dois livros didáticos
title_full O sistema de atitude na seção de apresentação de dois livros didáticos
title_fullStr O sistema de atitude na seção de apresentação de dois livros didáticos
title_full_unstemmed O sistema de atitude na seção de apresentação de dois livros didáticos
title_sort O sistema de atitude na seção de apresentação de dois livros didáticos
author Kummer, Daiane Aline
author_facet Kummer, Daiane Aline
Marques, Pâmela Mariel
author_role author
author2 Marques, Pâmela Mariel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kummer, Daiane Aline
Marques, Pâmela Mariel
dc.subject.por.fl_str_mv sistema de atitude
livros didáticos de língua inglesa e de biologia
seção de apresentação.
topic sistema de atitude
livros didáticos de língua inglesa e de biologia
seção de apresentação.
description Este trabalho visa verificar como a seção de apresentação de dois livros didáticos (LDs) é avaliada com ênfase no sistema de atitude. Para isso, dois LDs de duas áreas do conhecimento, língua inglesa e biologia, foram selecionados: Prime (DIAS; JUCÁ; FARIA, 2010) e Biologia das células (MARTHO; AMABIS, 2009). Este estudo tem como base teórica e metodológica a perspectiva da Análise Crítica de Gênero (MOTTA-ROTH, 2008) associada ao Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005). Inicialmente, identificamos os expoentes linguísticos que evidenciam o sistema de atitude, tabulamos os dados, interpretamos e comparamos os dados das análises das duas coleções. Os resultados revelam que o LD de biologia foca em aspectos positivos dessa área de conhecimento, enquanto que o LD de língua inglesa enfatiza "o aluno", apresentando os benefícios do uso desse livro para esse público. Ademais, em ambas as análises das seções de apresentação, notou-se um interesse muito mais econômico do que pedagógico por parte dos autores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24794
10.14393/DL15-v8n1a2014-16
url https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24794
identifier_str_mv 10.14393/DL15-v8n1a2014-16
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24794/14642
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
dc.source.none.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 No. 1 (2014): Número atemático; 279-294
Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 Núm. 1 (2014): Número atemático; 279-294
Domínios de Lingu@gem; v. 8 n. 1 (2014): Número atemático; 279-294
1980-5799
reponame:Domínios de Lingu@gem
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Domínios de Lingu@gem
collection Domínios de Lingu@gem
repository.name.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistadominios@ileel.ufu.br||
_version_ 1797067714232057856