Ações Formativas Integradas (AFIN): resultados e desafios do curso preparatório para ingresso no ensino superior na Universidade Federal de Uberlândia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Adevailton Bernardo dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gomes, Gláucia Carvalho, Ferreira, Sirlei Aparecida Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/38047
Resumo: The Integrated Formative Actions Program (AFIN) is part of an extension context of formation and aims to support and assist the entry of high school students in situations of economic vulnerability in higher education and to contribute to the formation of major students through teaching practices. The program has the characteristics of a popular preparatory course and began its activities in the second semester of 2015, with 115 students, and its continuity in 2016 expanded to 367 students, achieving significant results in the goals set. This text aims to describe the results of this Program and analyze it considering other similar initiatives and popular education references. The analysis presents elements of this contribution, but also points to the possibility of improving the action with a view to achieving its objective.
id UFU-13_a88839a3ccdc396e331c7d37f9881f85
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/38047
network_acronym_str UFU-13
network_name_str Revista de educação popular (Online)
repository_id_str
spelling Ações Formativas Integradas (AFIN): resultados e desafios do curso preparatório para ingresso no ensino superior na Universidade Federal de UberlândiaAções FormativasDemocratizaçãoCursinho PopularEnsino MédioFormative actionsDemocratizationPopular Preparatory CourseHigh SchoolThe Integrated Formative Actions Program (AFIN) is part of an extension context of formation and aims to support and assist the entry of high school students in situations of economic vulnerability in higher education and to contribute to the formation of major students through teaching practices. The program has the characteristics of a popular preparatory course and began its activities in the second semester of 2015, with 115 students, and its continuity in 2016 expanded to 367 students, achieving significant results in the goals set. This text aims to describe the results of this Program and analyze it considering other similar initiatives and popular education references. The analysis presents elements of this contribution, but also points to the possibility of improving the action with a view to achieving its objective.O Programa Ações Formativas Integradas (AFIN) se insere em um contexto formativo extensionista e tem como objetivos apoiar e auxiliar o ingresso no ensino superior de estudantes do ensino médio em situação de vulnerabilidade econômica e contribuir para a formação do discente dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Uberlândia por meio de práticas docentes. O programa possui características de um cursinho popular e iniciou suas atividades, no segundo semestre de 2015, com 115 estudantes, e a sua continuidade, no ano de 2016, expandiu para 367 estudantes, obtendo resultados significativos, tanto em relação ao ingresso de estudantes no ensino superior, quanto na formação dos acadêmicos. Este texto tem como objetivo descrever os resultados do AFIN e analisá-los considerando outras iniciativas similares e referenciais de educação popular. A análise aqui presente traz elementos dessa contribuição, como também aponta possibilidade de aprimoramento da ação com vistas ao cumprimento de seu objetivo.Universidade Federal de Uberlândia2018-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/3804710.14393/rep-v16n32017-art08Revista de Educação Popular; v. 16 n. 3 (2017): Revista de Educação Popular; 122-1381982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/38047/pdfCopyright (c) 2018 Adevailton Bernardo dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Santos, Adevailton Bernardo dos Gomes, Gláucia Carvalho Ferreira, Sirlei Aparecida Martins2023-03-27T12:24:24Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/38047Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-27T12:24:24Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Ações Formativas Integradas (AFIN): resultados e desafios do curso preparatório para ingresso no ensino superior na Universidade Federal de Uberlândia
title Ações Formativas Integradas (AFIN): resultados e desafios do curso preparatório para ingresso no ensino superior na Universidade Federal de Uberlândia
spellingShingle Ações Formativas Integradas (AFIN): resultados e desafios do curso preparatório para ingresso no ensino superior na Universidade Federal de Uberlândia
Santos, Adevailton Bernardo dos
Ações Formativas
Democratização
Cursinho Popular
Ensino Médio
Formative actions
Democratization
Popular Preparatory Course
High School
title_short Ações Formativas Integradas (AFIN): resultados e desafios do curso preparatório para ingresso no ensino superior na Universidade Federal de Uberlândia
title_full Ações Formativas Integradas (AFIN): resultados e desafios do curso preparatório para ingresso no ensino superior na Universidade Federal de Uberlândia
title_fullStr Ações Formativas Integradas (AFIN): resultados e desafios do curso preparatório para ingresso no ensino superior na Universidade Federal de Uberlândia
title_full_unstemmed Ações Formativas Integradas (AFIN): resultados e desafios do curso preparatório para ingresso no ensino superior na Universidade Federal de Uberlândia
title_sort Ações Formativas Integradas (AFIN): resultados e desafios do curso preparatório para ingresso no ensino superior na Universidade Federal de Uberlândia
author Santos, Adevailton Bernardo dos
author_facet Santos, Adevailton Bernardo dos
Gomes, Gláucia Carvalho
Ferreira, Sirlei Aparecida Martins
author_role author
author2 Gomes, Gláucia Carvalho
Ferreira, Sirlei Aparecida Martins
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Adevailton Bernardo dos
Gomes, Gláucia Carvalho
Ferreira, Sirlei Aparecida Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Ações Formativas
Democratização
Cursinho Popular
Ensino Médio
Formative actions
Democratization
Popular Preparatory Course
High School
topic Ações Formativas
Democratização
Cursinho Popular
Ensino Médio
Formative actions
Democratization
Popular Preparatory Course
High School
description The Integrated Formative Actions Program (AFIN) is part of an extension context of formation and aims to support and assist the entry of high school students in situations of economic vulnerability in higher education and to contribute to the formation of major students through teaching practices. The program has the characteristics of a popular preparatory course and began its activities in the second semester of 2015, with 115 students, and its continuity in 2016 expanded to 367 students, achieving significant results in the goals set. This text aims to describe the results of this Program and analyze it considering other similar initiatives and popular education references. The analysis presents elements of this contribution, but also points to the possibility of improving the action with a view to achieving its objective.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/38047
10.14393/rep-v16n32017-art08
url https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/38047
identifier_str_mv 10.14393/rep-v16n32017-art08
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/38047/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Adevailton Bernardo dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Adevailton Bernardo dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Popular; v. 16 n. 3 (2017): Revista de Educação Popular; 122-138
1982-7660
1678-5622
reponame:Revista de educação popular (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista de educação popular (Online)
collection Revista de educação popular (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br
_version_ 1797068897853112320