Ações Formativas Integradas (AFIN): resultados e desafios do curso preparatório para ingresso no ensino superior na Universidade Federal de Uberlândia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de educação popular (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/38047 |
Resumo: | The Integrated Formative Actions Program (AFIN) is part of an extension context of formation and aims to support and assist the entry of high school students in situations of economic vulnerability in higher education and to contribute to the formation of major students through teaching practices. The program has the characteristics of a popular preparatory course and began its activities in the second semester of 2015, with 115 students, and its continuity in 2016 expanded to 367 students, achieving significant results in the goals set. This text aims to describe the results of this Program and analyze it considering other similar initiatives and popular education references. The analysis presents elements of this contribution, but also points to the possibility of improving the action with a view to achieving its objective. |
id |
UFU-13_a88839a3ccdc396e331c7d37f9881f85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/38047 |
network_acronym_str |
UFU-13 |
network_name_str |
Revista de educação popular (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ações Formativas Integradas (AFIN): resultados e desafios do curso preparatório para ingresso no ensino superior na Universidade Federal de UberlândiaAções FormativasDemocratizaçãoCursinho PopularEnsino MédioFormative actionsDemocratizationPopular Preparatory CourseHigh SchoolThe Integrated Formative Actions Program (AFIN) is part of an extension context of formation and aims to support and assist the entry of high school students in situations of economic vulnerability in higher education and to contribute to the formation of major students through teaching practices. The program has the characteristics of a popular preparatory course and began its activities in the second semester of 2015, with 115 students, and its continuity in 2016 expanded to 367 students, achieving significant results in the goals set. This text aims to describe the results of this Program and analyze it considering other similar initiatives and popular education references. The analysis presents elements of this contribution, but also points to the possibility of improving the action with a view to achieving its objective.O Programa Ações Formativas Integradas (AFIN) se insere em um contexto formativo extensionista e tem como objetivos apoiar e auxiliar o ingresso no ensino superior de estudantes do ensino médio em situação de vulnerabilidade econômica e contribuir para a formação do discente dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Uberlândia por meio de práticas docentes. O programa possui características de um cursinho popular e iniciou suas atividades, no segundo semestre de 2015, com 115 estudantes, e a sua continuidade, no ano de 2016, expandiu para 367 estudantes, obtendo resultados significativos, tanto em relação ao ingresso de estudantes no ensino superior, quanto na formação dos acadêmicos. Este texto tem como objetivo descrever os resultados do AFIN e analisá-los considerando outras iniciativas similares e referenciais de educação popular. A análise aqui presente traz elementos dessa contribuição, como também aponta possibilidade de aprimoramento da ação com vistas ao cumprimento de seu objetivo.Universidade Federal de Uberlândia2018-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/3804710.14393/rep-v16n32017-art08Revista de Educação Popular; v. 16 n. 3 (2017): Revista de Educação Popular; 122-1381982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/38047/pdfCopyright (c) 2018 Adevailton Bernardo dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Santos, Adevailton Bernardo dos Gomes, Gláucia Carvalho Ferreira, Sirlei Aparecida Martins2023-03-27T12:24:24Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/38047Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-27T12:24:24Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ações Formativas Integradas (AFIN): resultados e desafios do curso preparatório para ingresso no ensino superior na Universidade Federal de Uberlândia |
title |
Ações Formativas Integradas (AFIN): resultados e desafios do curso preparatório para ingresso no ensino superior na Universidade Federal de Uberlândia |
spellingShingle |
Ações Formativas Integradas (AFIN): resultados e desafios do curso preparatório para ingresso no ensino superior na Universidade Federal de Uberlândia Santos, Adevailton Bernardo dos Ações Formativas Democratização Cursinho Popular Ensino Médio Formative actions Democratization Popular Preparatory Course High School |
title_short |
Ações Formativas Integradas (AFIN): resultados e desafios do curso preparatório para ingresso no ensino superior na Universidade Federal de Uberlândia |
title_full |
Ações Formativas Integradas (AFIN): resultados e desafios do curso preparatório para ingresso no ensino superior na Universidade Federal de Uberlândia |
title_fullStr |
Ações Formativas Integradas (AFIN): resultados e desafios do curso preparatório para ingresso no ensino superior na Universidade Federal de Uberlândia |
title_full_unstemmed |
Ações Formativas Integradas (AFIN): resultados e desafios do curso preparatório para ingresso no ensino superior na Universidade Federal de Uberlândia |
title_sort |
Ações Formativas Integradas (AFIN): resultados e desafios do curso preparatório para ingresso no ensino superior na Universidade Federal de Uberlândia |
author |
Santos, Adevailton Bernardo dos |
author_facet |
Santos, Adevailton Bernardo dos Gomes, Gláucia Carvalho Ferreira, Sirlei Aparecida Martins |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Gláucia Carvalho Ferreira, Sirlei Aparecida Martins |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Adevailton Bernardo dos Gomes, Gláucia Carvalho Ferreira, Sirlei Aparecida Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ações Formativas Democratização Cursinho Popular Ensino Médio Formative actions Democratization Popular Preparatory Course High School |
topic |
Ações Formativas Democratização Cursinho Popular Ensino Médio Formative actions Democratization Popular Preparatory Course High School |
description |
The Integrated Formative Actions Program (AFIN) is part of an extension context of formation and aims to support and assist the entry of high school students in situations of economic vulnerability in higher education and to contribute to the formation of major students through teaching practices. The program has the characteristics of a popular preparatory course and began its activities in the second semester of 2015, with 115 students, and its continuity in 2016 expanded to 367 students, achieving significant results in the goals set. This text aims to describe the results of this Program and analyze it considering other similar initiatives and popular education references. The analysis presents elements of this contribution, but also points to the possibility of improving the action with a view to achieving its objective. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/38047 10.14393/rep-v16n32017-art08 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/38047 |
identifier_str_mv |
10.14393/rep-v16n32017-art08 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/38047/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Adevailton Bernardo dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Adevailton Bernardo dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Popular; v. 16 n. 3 (2017): Revista de Educação Popular; 122-138 1982-7660 1678-5622 reponame:Revista de educação popular (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista de educação popular (Online) |
collection |
Revista de educação popular (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br |
_version_ |
1797068897853112320 |