Educação do campo e agroecologia: da perspectiva reformista à necessária práxis revolucionária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de educação popular (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/27987 |
Resumo: | O presente texto é um esforço em problematizar a agroecologia e a educação do campo do ponto de vista reformista e do ponto de vista da práxis revolucionária. Uma característica do desenvolvimento do agronegócio e do modo de produção capitalista é incorporar as críticas que lhes foram direcionadas e ressignificá-las, e estruturalas de modo diferente e incorporado em sua lógica. Assim acontece, por exemplo, com os temas da "agricultura familiar" e "desenvolvimento sustentável". É necessário criar um espaço de debate e de prática cada vez mais amplo que permita compreender os posicionamentos e discursos que não discutem a questão estruturante do capitalismo e se "prendem" à superficialidade, mantendo a desigualdade e o status quo. |
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