Origem, trajeto, distribuicao e ramificacoes ventriculares da arteria coronaria direita do macaco prego (Cebus apella)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rade, Walter
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Felipe Pereira, Wilson, Ozanan Carneiro e Silva, Frederico
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bioscience journal (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6726
Resumo: O objetivo deste trabalho é a descrição da anatomia macroscópica da artéria coronária direita quanto à sua origem, ramos ventriculares, trajeto e território de distribuição em 25 macacos da espécie Cebus apella (macaco prego) por meio de injeção de neoprene látex 601 A (Du Pont do Brasil S/A) e posterior dissecação. A artéria coronária direita originou-se do seio coronariano direito da aorta, percorrendo o sulco coronário e dirigindo-se à direita em todos os casos. Seu primeiro ramo, o infundibular, teve origem a partir de um tronco comum com o ramo circunflexo direito em 64% dos casos, sendo que nos demais surgiu diretamente da aorta ascendente. Em 28% das peças, proximalmente à margem aguda do coração, emitiu uma artéria que seguiu um trajeto oblíquo em relação à face lateral do ventrículo direito e que se destinou à parede caudal desta câmara. Em 16% dos casos tal ramo preencheu o sulco interventricular subsinuoso como artéria interventricular subsinuosa. Ao atingir este sulco a artéria se dirigiu ao ápice, sendo que em 48% dos casos ocupou somente seu 1/3 proximal. Nos demais, atingiu a região do ápice anastomosando-se com a artéria interventricular paraconal da artéria coronária esquerda.
id UFU-14_024b7b5634391f3b1a4d9ab5208d1dd7
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/6726
network_acronym_str UFU-14
network_name_str Bioscience journal (Online)
repository_id_str
spelling Origem, trajeto, distribuicao e ramificacoes ventriculares da arteria coronaria direita do macaco prego (Cebus apella)Arteria coronaria direitaCebus apellaMacaco pregoRamos ventriculares.O objetivo deste trabalho é a descrição da anatomia macroscópica da artéria coronária direita quanto à sua origem, ramos ventriculares, trajeto e território de distribuição em 25 macacos da espécie Cebus apella (macaco prego) por meio de injeção de neoprene látex 601 A (Du Pont do Brasil S/A) e posterior dissecação. A artéria coronária direita originou-se do seio coronariano direito da aorta, percorrendo o sulco coronário e dirigindo-se à direita em todos os casos. Seu primeiro ramo, o infundibular, teve origem a partir de um tronco comum com o ramo circunflexo direito em 64% dos casos, sendo que nos demais surgiu diretamente da aorta ascendente. Em 28% das peças, proximalmente à margem aguda do coração, emitiu uma artéria que seguiu um trajeto oblíquo em relação à face lateral do ventrículo direito e que se destinou à parede caudal desta câmara. Em 16% dos casos tal ramo preencheu o sulco interventricular subsinuoso como artéria interventricular subsinuosa. Ao atingir este sulco a artéria se dirigiu ao ápice, sendo que em 48% dos casos ocupou somente seu 1/3 proximal. Nos demais, atingiu a região do ápice anastomosando-se com a artéria interventricular paraconal da artéria coronária esquerda.EDUFU2007-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6726Bioscience Journal ; Vol. 22 No. 2 (2006): May/Aug.Bioscience Journal ; v. 22 n. 2 (2006): May/Aug.1981-3163reponame:Bioscience journal (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6726/4437Copyright (c) 2007 Walter Rade, Wilson Felipe Pereira, Frederico Ozanan Carneiro e Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRade, WalterFelipe Pereira, WilsonOzanan Carneiro e Silva, Frederico2022-01-03T16:20:00Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/6726Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournalPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/oaibiosciencej@ufu.br||1981-31631516-3725opendoar:2022-01-03T16:20Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Origem, trajeto, distribuicao e ramificacoes ventriculares da arteria coronaria direita do macaco prego (Cebus apella)
title Origem, trajeto, distribuicao e ramificacoes ventriculares da arteria coronaria direita do macaco prego (Cebus apella)
spellingShingle Origem, trajeto, distribuicao e ramificacoes ventriculares da arteria coronaria direita do macaco prego (Cebus apella)
Rade, Walter
Arteria coronaria direita
Cebus apella
Macaco prego
Ramos ventriculares.
title_short Origem, trajeto, distribuicao e ramificacoes ventriculares da arteria coronaria direita do macaco prego (Cebus apella)
title_full Origem, trajeto, distribuicao e ramificacoes ventriculares da arteria coronaria direita do macaco prego (Cebus apella)
title_fullStr Origem, trajeto, distribuicao e ramificacoes ventriculares da arteria coronaria direita do macaco prego (Cebus apella)
title_full_unstemmed Origem, trajeto, distribuicao e ramificacoes ventriculares da arteria coronaria direita do macaco prego (Cebus apella)
title_sort Origem, trajeto, distribuicao e ramificacoes ventriculares da arteria coronaria direita do macaco prego (Cebus apella)
author Rade, Walter
author_facet Rade, Walter
Felipe Pereira, Wilson
Ozanan Carneiro e Silva, Frederico
author_role author
author2 Felipe Pereira, Wilson
Ozanan Carneiro e Silva, Frederico
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rade, Walter
Felipe Pereira, Wilson
Ozanan Carneiro e Silva, Frederico
dc.subject.por.fl_str_mv Arteria coronaria direita
Cebus apella
Macaco prego
Ramos ventriculares.
topic Arteria coronaria direita
Cebus apella
Macaco prego
Ramos ventriculares.
description O objetivo deste trabalho é a descrição da anatomia macroscópica da artéria coronária direita quanto à sua origem, ramos ventriculares, trajeto e território de distribuição em 25 macacos da espécie Cebus apella (macaco prego) por meio de injeção de neoprene látex 601 A (Du Pont do Brasil S/A) e posterior dissecação. A artéria coronária direita originou-se do seio coronariano direito da aorta, percorrendo o sulco coronário e dirigindo-se à direita em todos os casos. Seu primeiro ramo, o infundibular, teve origem a partir de um tronco comum com o ramo circunflexo direito em 64% dos casos, sendo que nos demais surgiu diretamente da aorta ascendente. Em 28% das peças, proximalmente à margem aguda do coração, emitiu uma artéria que seguiu um trajeto oblíquo em relação à face lateral do ventrículo direito e que se destinou à parede caudal desta câmara. Em 16% dos casos tal ramo preencheu o sulco interventricular subsinuoso como artéria interventricular subsinuosa. Ao atingir este sulco a artéria se dirigiu ao ápice, sendo que em 48% dos casos ocupou somente seu 1/3 proximal. Nos demais, atingiu a região do ápice anastomosando-se com a artéria interventricular paraconal da artéria coronária esquerda.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6726
url https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6726/4437
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2007 Walter Rade, Wilson Felipe Pereira, Frederico Ozanan Carneiro e Silva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2007 Walter Rade, Wilson Felipe Pereira, Frederico Ozanan Carneiro e Silva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Bioscience Journal ; Vol. 22 No. 2 (2006): May/Aug.
Bioscience Journal ; v. 22 n. 2 (2006): May/Aug.
1981-3163
reponame:Bioscience journal (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Bioscience journal (Online)
collection Bioscience journal (Online)
repository.name.fl_str_mv Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv biosciencej@ufu.br||
_version_ 1797069067976179712