Tipos de estacas e diferentes substratos na propagação vegetativa da erva cidreira (quimiotipos I, II e III)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Iane Brito
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Momenté, Valéria Gomes, Barreto, Horllys Gomes, Castro, Henrique Guilhon de, Santos, Gil Rodrigues dos, Nascimento, Ildon Rodrigues do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bioscience journal (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/11328
Resumo: A erva-cidreira [Lippia alba (Mill.) N. E. Brown] é comumente utilizada no Brasil como planta medicinal por suas propriedades analgésica, antiespasmódica, calmante e sedativa. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito do tipo de estaca e de diferentes substratos sobre a propagação vegetativa da erva-cidreira quimiotipos I, II e III. O material botânico utilizado foi estacas de erva-cidreira quimiotipos I, II, e III, com aproximadamente 12 cm de comprimento. No primeiro experimento, foram utilizadas estacas (apicais e basais) dos três quimiotipos, em um esquema fatorial 2 x 3. No segundo experimento, as estacas dos três quimiotipos foram propagadas em três substratos: substrato comercial + esterco bovino curtido (na proporção de 1:1); substrato comercial + palha de arroz carbonizada (na proporção de 1:1); e substrato comercial, em um esquema fatorial de 3 x 3 com 4 repetições, onde se determinou a massa fresca e seca da raiz, caule e folhas. Estacas apicais e basais podem ser utilizadas na propagação vegetativa da erva-cidreira quimiotipos I, II e III. As misturas substrato comercial + palha de arroz carbonizada e substrato comercial + esterco bovino curtido são recomendadas para a propagação vegetativa da erva-cidreira quimiotipos I, II e III.
id UFU-14_09ea9cbfbae12c63f4f32bd8d0c0df3f
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11328
network_acronym_str UFU-14
network_name_str Bioscience journal (Online)
repository_id_str
spelling Tipos de estacas e diferentes substratos na propagação vegetativa da erva cidreira (quimiotipos I, II e III) Agricultural SciencesA erva-cidreira [Lippia alba (Mill.) N. E. Brown] é comumente utilizada no Brasil como planta medicinal por suas propriedades analgésica, antiespasmódica, calmante e sedativa. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito do tipo de estaca e de diferentes substratos sobre a propagação vegetativa da erva-cidreira quimiotipos I, II e III. O material botânico utilizado foi estacas de erva-cidreira quimiotipos I, II, e III, com aproximadamente 12 cm de comprimento. No primeiro experimento, foram utilizadas estacas (apicais e basais) dos três quimiotipos, em um esquema fatorial 2 x 3. No segundo experimento, as estacas dos três quimiotipos foram propagadas em três substratos: substrato comercial + esterco bovino curtido (na proporção de 1:1); substrato comercial + palha de arroz carbonizada (na proporção de 1:1); e substrato comercial, em um esquema fatorial de 3 x 3 com 4 repetições, onde se determinou a massa fresca e seca da raiz, caule e folhas. Estacas apicais e basais podem ser utilizadas na propagação vegetativa da erva-cidreira quimiotipos I, II e III. As misturas substrato comercial + palha de arroz carbonizada e substrato comercial + esterco bovino curtido são recomendadas para a propagação vegetativa da erva-cidreira quimiotipos I, II e III.EDUFU2012-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/11328Bioscience Journal ; Vol. 28 No. 2 (2012): Mar./Apr.; 206-213Bioscience Journal ; v. 28 n. 2 (2012): Mar./Apr.; 206-2131981-3163reponame:Bioscience journal (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/11328/8479Brazil; ContemporanyCopyright (c) 2012 Iane Brito Tavares, Valéria Gomes Momenté, Horllys Gomes Barreto, Henrique Guilhon de Castro, Gil Rodrigues dos Santos, Ildon Rodrigues do Nascimentohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Iane BritoMomenté, Valéria GomesBarreto, Horllys GomesCastro, Henrique Guilhon deSantos, Gil Rodrigues dosNascimento, Ildon Rodrigues do2022-06-02T17:23:38Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11328Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournalPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/oaibiosciencej@ufu.br||1981-31631516-3725opendoar:2022-06-02T17:23:38Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Tipos de estacas e diferentes substratos na propagação vegetativa da erva cidreira (quimiotipos I, II e III)
title Tipos de estacas e diferentes substratos na propagação vegetativa da erva cidreira (quimiotipos I, II e III)
spellingShingle Tipos de estacas e diferentes substratos na propagação vegetativa da erva cidreira (quimiotipos I, II e III)
Tavares, Iane Brito
Agricultural Sciences
title_short Tipos de estacas e diferentes substratos na propagação vegetativa da erva cidreira (quimiotipos I, II e III)
title_full Tipos de estacas e diferentes substratos na propagação vegetativa da erva cidreira (quimiotipos I, II e III)
title_fullStr Tipos de estacas e diferentes substratos na propagação vegetativa da erva cidreira (quimiotipos I, II e III)
title_full_unstemmed Tipos de estacas e diferentes substratos na propagação vegetativa da erva cidreira (quimiotipos I, II e III)
title_sort Tipos de estacas e diferentes substratos na propagação vegetativa da erva cidreira (quimiotipos I, II e III)
author Tavares, Iane Brito
author_facet Tavares, Iane Brito
Momenté, Valéria Gomes
Barreto, Horllys Gomes
Castro, Henrique Guilhon de
Santos, Gil Rodrigues dos
Nascimento, Ildon Rodrigues do
author_role author
author2 Momenté, Valéria Gomes
Barreto, Horllys Gomes
Castro, Henrique Guilhon de
Santos, Gil Rodrigues dos
Nascimento, Ildon Rodrigues do
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Iane Brito
Momenté, Valéria Gomes
Barreto, Horllys Gomes
Castro, Henrique Guilhon de
Santos, Gil Rodrigues dos
Nascimento, Ildon Rodrigues do
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultural Sciences
topic Agricultural Sciences
description A erva-cidreira [Lippia alba (Mill.) N. E. Brown] é comumente utilizada no Brasil como planta medicinal por suas propriedades analgésica, antiespasmódica, calmante e sedativa. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito do tipo de estaca e de diferentes substratos sobre a propagação vegetativa da erva-cidreira quimiotipos I, II e III. O material botânico utilizado foi estacas de erva-cidreira quimiotipos I, II, e III, com aproximadamente 12 cm de comprimento. No primeiro experimento, foram utilizadas estacas (apicais e basais) dos três quimiotipos, em um esquema fatorial 2 x 3. No segundo experimento, as estacas dos três quimiotipos foram propagadas em três substratos: substrato comercial + esterco bovino curtido (na proporção de 1:1); substrato comercial + palha de arroz carbonizada (na proporção de 1:1); e substrato comercial, em um esquema fatorial de 3 x 3 com 4 repetições, onde se determinou a massa fresca e seca da raiz, caule e folhas. Estacas apicais e basais podem ser utilizadas na propagação vegetativa da erva-cidreira quimiotipos I, II e III. As misturas substrato comercial + palha de arroz carbonizada e substrato comercial + esterco bovino curtido são recomendadas para a propagação vegetativa da erva-cidreira quimiotipos I, II e III.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/11328
url https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/11328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/11328/8479
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporany
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Bioscience Journal ; Vol. 28 No. 2 (2012): Mar./Apr.; 206-213
Bioscience Journal ; v. 28 n. 2 (2012): Mar./Apr.; 206-213
1981-3163
reponame:Bioscience journal (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Bioscience journal (Online)
collection Bioscience journal (Online)
repository.name.fl_str_mv Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv biosciencej@ufu.br||
_version_ 1797069070782169088