Germinação in vitro e aclimatação de plântulas de sucupira-preta (Bowdichiavirgilioides Kunth.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Luciana Coelho de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Titon, Miranda, Fernandes, José Sebastião Cunha, Santana, Reynaldo Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bioscience journal (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/19553
Resumo: Este trabalho teve como objetivos avaliar a germinação in vitro e a aclimatação de plantas de sucupira-preta (Bowdichiavirgilioides).Sementes escarificadas e não escarificadas foram inoculadas em tubos de ensaio contendo meio de cultura MS ou WPM, com 100 ou 50% dos sais e vitaminas; suplementados com dois tipos de aditivos, carvão ativado e PVP, e mantidas em sala de cultura. Utilizou-se um delineamento inteiramente casualisado em esquema fatorial 2x4 (dois aditivos e quatro formulações de meio de cultura) com quatro repetições e seis sementes por repetição. Aos 30 dias obteve-se o percentual de germinação e o índice de velocidade de germinação (IVG). As plantas foram transferidas para tubetes, contendo substrato e aclimatadas em casa de vegetação, onde permaneceram durante 60 dias, sendo transferidas para casa de sombra, onde permaneceram por mais 60 dias. Aos 30, 60, 90 e 120 dias avaliaram-se o percentual de sobrevivência e a altura das mudas aclimatadas. A germinação in vitro de sementes escarificadas apresenta os maiores percentuais utilizando-se os meios de cultura MS e WPM reduzidos à metade da concentração dos sais e vitaminas. A germinação ocorre independentemente do aditivo utilizado tanto para sementes escarificadas como para as não escarificadas. A aclimatação das plantas germinadas in vitro ocorre independentemente do histórico de aditivos ou meios de cultura utilizados.
id UFU-14_3ed52b8ed02e261cd3349df74d0fc3a3
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/19553
network_acronym_str UFU-14
network_name_str Bioscience journal (Online)
repository_id_str
spelling Germinação in vitro e aclimatação de plântulas de sucupira-preta (Bowdichiavirgilioides Kunth.) Agricultural SciencesEste trabalho teve como objetivos avaliar a germinação in vitro e a aclimatação de plantas de sucupira-preta (Bowdichiavirgilioides).Sementes escarificadas e não escarificadas foram inoculadas em tubos de ensaio contendo meio de cultura MS ou WPM, com 100 ou 50% dos sais e vitaminas; suplementados com dois tipos de aditivos, carvão ativado e PVP, e mantidas em sala de cultura. Utilizou-se um delineamento inteiramente casualisado em esquema fatorial 2x4 (dois aditivos e quatro formulações de meio de cultura) com quatro repetições e seis sementes por repetição. Aos 30 dias obteve-se o percentual de germinação e o índice de velocidade de germinação (IVG). As plantas foram transferidas para tubetes, contendo substrato e aclimatadas em casa de vegetação, onde permaneceram durante 60 dias, sendo transferidas para casa de sombra, onde permaneceram por mais 60 dias. Aos 30, 60, 90 e 120 dias avaliaram-se o percentual de sobrevivência e a altura das mudas aclimatadas. A germinação in vitro de sementes escarificadas apresenta os maiores percentuais utilizando-se os meios de cultura MS e WPM reduzidos à metade da concentração dos sais e vitaminas. A germinação ocorre independentemente do aditivo utilizado tanto para sementes escarificadas como para as não escarificadas. A aclimatação das plantas germinadas in vitro ocorre independentemente do histórico de aditivos ou meios de cultura utilizados.EDUFU2014-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/19553Bioscience Journal ; Vol. 30 (2014): Supplement 2; 678-687Bioscience Journal ; v. 30 (2014): Supplement 2; 678-6871981-3163reponame:Bioscience journal (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/19553/15355Brazil; Contemporany Copyright (c) 2014 Luciana Coelho de Moura, Miranda Titon, José Sebastião Cunha Fernandes, Reynaldo Campos Santanahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Luciana Coelho deTiton, MirandaFernandes, José Sebastião CunhaSantana, Reynaldo Campos2022-05-17T19:36:21Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/19553Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournalPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/oaibiosciencej@ufu.br||1981-31631516-3725opendoar:2022-05-17T19:36:21Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Germinação in vitro e aclimatação de plântulas de sucupira-preta (Bowdichiavirgilioides Kunth.)
title Germinação in vitro e aclimatação de plântulas de sucupira-preta (Bowdichiavirgilioides Kunth.)
spellingShingle Germinação in vitro e aclimatação de plântulas de sucupira-preta (Bowdichiavirgilioides Kunth.)
Moura, Luciana Coelho de
Agricultural Sciences
title_short Germinação in vitro e aclimatação de plântulas de sucupira-preta (Bowdichiavirgilioides Kunth.)
title_full Germinação in vitro e aclimatação de plântulas de sucupira-preta (Bowdichiavirgilioides Kunth.)
title_fullStr Germinação in vitro e aclimatação de plântulas de sucupira-preta (Bowdichiavirgilioides Kunth.)
title_full_unstemmed Germinação in vitro e aclimatação de plântulas de sucupira-preta (Bowdichiavirgilioides Kunth.)
title_sort Germinação in vitro e aclimatação de plântulas de sucupira-preta (Bowdichiavirgilioides Kunth.)
author Moura, Luciana Coelho de
author_facet Moura, Luciana Coelho de
Titon, Miranda
Fernandes, José Sebastião Cunha
Santana, Reynaldo Campos
author_role author
author2 Titon, Miranda
Fernandes, José Sebastião Cunha
Santana, Reynaldo Campos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Luciana Coelho de
Titon, Miranda
Fernandes, José Sebastião Cunha
Santana, Reynaldo Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultural Sciences
topic Agricultural Sciences
description Este trabalho teve como objetivos avaliar a germinação in vitro e a aclimatação de plantas de sucupira-preta (Bowdichiavirgilioides).Sementes escarificadas e não escarificadas foram inoculadas em tubos de ensaio contendo meio de cultura MS ou WPM, com 100 ou 50% dos sais e vitaminas; suplementados com dois tipos de aditivos, carvão ativado e PVP, e mantidas em sala de cultura. Utilizou-se um delineamento inteiramente casualisado em esquema fatorial 2x4 (dois aditivos e quatro formulações de meio de cultura) com quatro repetições e seis sementes por repetição. Aos 30 dias obteve-se o percentual de germinação e o índice de velocidade de germinação (IVG). As plantas foram transferidas para tubetes, contendo substrato e aclimatadas em casa de vegetação, onde permaneceram durante 60 dias, sendo transferidas para casa de sombra, onde permaneceram por mais 60 dias. Aos 30, 60, 90 e 120 dias avaliaram-se o percentual de sobrevivência e a altura das mudas aclimatadas. A germinação in vitro de sementes escarificadas apresenta os maiores percentuais utilizando-se os meios de cultura MS e WPM reduzidos à metade da concentração dos sais e vitaminas. A germinação ocorre independentemente do aditivo utilizado tanto para sementes escarificadas como para as não escarificadas. A aclimatação das plantas germinadas in vitro ocorre independentemente do histórico de aditivos ou meios de cultura utilizados.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/19553
url https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/19553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/19553/15355
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporany
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Bioscience Journal ; Vol. 30 (2014): Supplement 2; 678-687
Bioscience Journal ; v. 30 (2014): Supplement 2; 678-687
1981-3163
reponame:Bioscience journal (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Bioscience journal (Online)
collection Bioscience journal (Online)
repository.name.fl_str_mv Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv biosciencej@ufu.br||
_version_ 1797069073626955776