Artéria renal dupla em coelho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Beatriz Benvinda
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Araújo-Barreto, Uiara Hanna, Costa, Orlando Marques, Abidu-Figueiredo, Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bioscience journal (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/22287
Resumo: O conhecimento das variações nos vasos renais possui importância na anatomia radiológica e cirúrgica, tanto para o homem quanto para animais destinados a pesquisa, ensino e treinamento cirúrgico. As artérias renais têm sido estudadas tanto radiograficamente quanto através de dissecção. Atenção particular é dada ao estudo desses vasos enfatizando as variações entre as diferentes espécies animais. O local de origem das artérias renais a partir da aorta abdominal varia de acordo com a topografia renal nos diferentes animais. A artéria renal direita se origina mais cranialmente que a esquerda de acordo com a posição mais cranial do rim direito. O objetivo deste relato foi descrever um caso de duplicidade de artéria renal esquerda, originando-se da superfície lateral da artéria aorta abdominal, em um cadáver de coelho macho com três anos de idade. O mesmo foi fixado e preservado com solução de formaldeído a 10% e teve o seu sistema arterial preenchido com látex corado em vermelho. Durante a dissecção observou-se que o rim esquerdo foi suprido por duas artérias renais, de diferente topografia e arranjo, caracterizando duplicidade da mesma. Variações numéricas das artérias renais em coelhos devem ser consideradas em procedimentos cirúrgicos e experimentais, evitando a ocorrência de erros causados por desconhecimento da existência de artérias renais duplas.
id UFU-14_6078e0fe5d49ddfea045280d5e821c1f
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22287
network_acronym_str UFU-14
network_name_str Bioscience journal (Online)
repository_id_str
spelling Artéria renal dupla em coelho Agricultural SciencesO conhecimento das variações nos vasos renais possui importância na anatomia radiológica e cirúrgica, tanto para o homem quanto para animais destinados a pesquisa, ensino e treinamento cirúrgico. As artérias renais têm sido estudadas tanto radiograficamente quanto através de dissecção. Atenção particular é dada ao estudo desses vasos enfatizando as variações entre as diferentes espécies animais. O local de origem das artérias renais a partir da aorta abdominal varia de acordo com a topografia renal nos diferentes animais. A artéria renal direita se origina mais cranialmente que a esquerda de acordo com a posição mais cranial do rim direito. O objetivo deste relato foi descrever um caso de duplicidade de artéria renal esquerda, originando-se da superfície lateral da artéria aorta abdominal, em um cadáver de coelho macho com três anos de idade. O mesmo foi fixado e preservado com solução de formaldeído a 10% e teve o seu sistema arterial preenchido com látex corado em vermelho. Durante a dissecção observou-se que o rim esquerdo foi suprido por duas artérias renais, de diferente topografia e arranjo, caracterizando duplicidade da mesma. Variações numéricas das artérias renais em coelhos devem ser consideradas em procedimentos cirúrgicos e experimentais, evitando a ocorrência de erros causados por desconhecimento da existência de artérias renais duplas.EDUFU2013-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/22287Bioscience Journal ; Vol. 29 No. 5 (2013): Sept./Oct.; 1295-1299Bioscience Journal ; v. 29 n. 5 (2013): Sept./Oct.; 1295-12991981-3163reponame:Bioscience journal (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/22287/13024Brazil; ContemporaryCopyright (c) 2013 Beatriz Benvinda Almeida, Uiara Hanna Araújo-Barreto, Orlando Marques Costa, Marcelo Abidu-Figueiredohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Beatriz BenvindaAraújo-Barreto, Uiara HannaCosta, Orlando MarquesAbidu-Figueiredo, Marcelo2022-06-07T13:50:30Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22287Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournalPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/oaibiosciencej@ufu.br||1981-31631516-3725opendoar:2022-06-07T13:50:30Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Artéria renal dupla em coelho
title Artéria renal dupla em coelho
spellingShingle Artéria renal dupla em coelho
Almeida, Beatriz Benvinda
Agricultural Sciences
title_short Artéria renal dupla em coelho
title_full Artéria renal dupla em coelho
title_fullStr Artéria renal dupla em coelho
title_full_unstemmed Artéria renal dupla em coelho
title_sort Artéria renal dupla em coelho
author Almeida, Beatriz Benvinda
author_facet Almeida, Beatriz Benvinda
Araújo-Barreto, Uiara Hanna
Costa, Orlando Marques
Abidu-Figueiredo, Marcelo
author_role author
author2 Araújo-Barreto, Uiara Hanna
Costa, Orlando Marques
Abidu-Figueiredo, Marcelo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Beatriz Benvinda
Araújo-Barreto, Uiara Hanna
Costa, Orlando Marques
Abidu-Figueiredo, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultural Sciences
topic Agricultural Sciences
description O conhecimento das variações nos vasos renais possui importância na anatomia radiológica e cirúrgica, tanto para o homem quanto para animais destinados a pesquisa, ensino e treinamento cirúrgico. As artérias renais têm sido estudadas tanto radiograficamente quanto através de dissecção. Atenção particular é dada ao estudo desses vasos enfatizando as variações entre as diferentes espécies animais. O local de origem das artérias renais a partir da aorta abdominal varia de acordo com a topografia renal nos diferentes animais. A artéria renal direita se origina mais cranialmente que a esquerda de acordo com a posição mais cranial do rim direito. O objetivo deste relato foi descrever um caso de duplicidade de artéria renal esquerda, originando-se da superfície lateral da artéria aorta abdominal, em um cadáver de coelho macho com três anos de idade. O mesmo foi fixado e preservado com solução de formaldeído a 10% e teve o seu sistema arterial preenchido com látex corado em vermelho. Durante a dissecção observou-se que o rim esquerdo foi suprido por duas artérias renais, de diferente topografia e arranjo, caracterizando duplicidade da mesma. Variações numéricas das artérias renais em coelhos devem ser consideradas em procedimentos cirúrgicos e experimentais, evitando a ocorrência de erros causados por desconhecimento da existência de artérias renais duplas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/22287
url https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/22287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/22287/13024
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Bioscience Journal ; Vol. 29 No. 5 (2013): Sept./Oct.; 1295-1299
Bioscience Journal ; v. 29 n. 5 (2013): Sept./Oct.; 1295-1299
1981-3163
reponame:Bioscience journal (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Bioscience journal (Online)
collection Bioscience journal (Online)
repository.name.fl_str_mv Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv biosciencej@ufu.br||
_version_ 1797069065866444800