Distribution of goat breeds in brazil and their relationship with environmental controls

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: McManus, Concepta Margaret
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Hermuche, Potira, Paiva, Samuel Rezende, Daltro, Darlene, Alfonzo, Evelyn Munchen, Facó, Olivardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bioscience journal (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/22029
Resumo: A localização de todos os rebanhos de cabras de raça pura no Brasil foi espacializada de acordo com os controles climáticos (Indice de Temmperatura e Umidade, precipitação, topografia, umidade relativa do ar) e controles ambientais (altitude, tipo de pastagem). Os dados foram analisados através de uma análise de regressão, análise da variância e análise de cluster. Matrizes de distância foram construídas de acordo com a longitude/ latitude e os controles ambientais foram correlacionados por meio do teste de Mantel. O ponto médio para a maioria das raças foi encontrado no estado da Bahia, mas no estado de Pernambuco encontraram-se as raças localmente adaptadas. A Anglonubiana foi a raça comercial com o ponto médio mais ao norte, enquanto as raças Toggenburg, Saanen e Alpina tiveram o ponto médio de produção mais ao sul do país. Houve pouca diferença entre os controles ambientais para a raça localamente adaptada e comercial, mas raças dupla aptidão encontraram-se nas regiões com menor precipitação e o Indice de Vegetação Diferença Normalizado (Normalized Difference Vegetation Index), mas com as temperaturas mais elevadas e o Indice de Desenvolvimento Humano. As raças comerciais são mais difundidas no Brasil do que raças locais, sendo que as últimas ocorrem um maior risco de extinção devido a doenças, seca ou cruzamento com outras raças.
id UFU-14_64e4d78d627d06e24447a958f3e2c689
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22029
network_acronym_str UFU-14
network_name_str Bioscience journal (Online)
repository_id_str
spelling Distribution of goat breeds in brazil and their relationship with environmental controls Agricultural SciencesA localização de todos os rebanhos de cabras de raça pura no Brasil foi espacializada de acordo com os controles climáticos (Indice de Temmperatura e Umidade, precipitação, topografia, umidade relativa do ar) e controles ambientais (altitude, tipo de pastagem). Os dados foram analisados através de uma análise de regressão, análise da variância e análise de cluster. Matrizes de distância foram construídas de acordo com a longitude/ latitude e os controles ambientais foram correlacionados por meio do teste de Mantel. O ponto médio para a maioria das raças foi encontrado no estado da Bahia, mas no estado de Pernambuco encontraram-se as raças localmente adaptadas. A Anglonubiana foi a raça comercial com o ponto médio mais ao norte, enquanto as raças Toggenburg, Saanen e Alpina tiveram o ponto médio de produção mais ao sul do país. Houve pouca diferença entre os controles ambientais para a raça localamente adaptada e comercial, mas raças dupla aptidão encontraram-se nas regiões com menor precipitação e o Indice de Vegetação Diferença Normalizado (Normalized Difference Vegetation Index), mas com as temperaturas mais elevadas e o Indice de Desenvolvimento Humano. As raças comerciais são mais difundidas no Brasil do que raças locais, sendo que as últimas ocorrem um maior risco de extinção devido a doenças, seca ou cruzamento com outras raças.EDUFU2014-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/22029Bioscience Journal ; Vol. 30 No. 6 (2014): Nov./Dec.; 1819-1836Bioscience Journal ; v. 30 n. 6 (2014): Nov./Dec.; 1819-18361981-3163reponame:Bioscience journal (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/22029/15679Brazil; Contemporany Copyright (c) 2014 Concepta Margaret McManus, Potira Hermuche, Samuel Rezende Paiva, Darlene Daltro, Evelyn Munchen Alfonzo, Olivardo Facóhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMcManus, Concepta MargaretHermuche, PotiraPaiva, Samuel RezendeDaltro, DarleneAlfonzo, Evelyn MunchenFacó, Olivardo2022-05-19T13:27:27Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22029Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournalPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/oaibiosciencej@ufu.br||1981-31631516-3725opendoar:2022-05-19T13:27:27Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Distribution of goat breeds in brazil and their relationship with environmental controls
title Distribution of goat breeds in brazil and their relationship with environmental controls
spellingShingle Distribution of goat breeds in brazil and their relationship with environmental controls
McManus, Concepta Margaret
Agricultural Sciences
title_short Distribution of goat breeds in brazil and their relationship with environmental controls
title_full Distribution of goat breeds in brazil and their relationship with environmental controls
title_fullStr Distribution of goat breeds in brazil and their relationship with environmental controls
title_full_unstemmed Distribution of goat breeds in brazil and their relationship with environmental controls
title_sort Distribution of goat breeds in brazil and their relationship with environmental controls
author McManus, Concepta Margaret
author_facet McManus, Concepta Margaret
Hermuche, Potira
Paiva, Samuel Rezende
Daltro, Darlene
Alfonzo, Evelyn Munchen
Facó, Olivardo
author_role author
author2 Hermuche, Potira
Paiva, Samuel Rezende
Daltro, Darlene
Alfonzo, Evelyn Munchen
Facó, Olivardo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv McManus, Concepta Margaret
Hermuche, Potira
Paiva, Samuel Rezende
Daltro, Darlene
Alfonzo, Evelyn Munchen
Facó, Olivardo
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultural Sciences
topic Agricultural Sciences
description A localização de todos os rebanhos de cabras de raça pura no Brasil foi espacializada de acordo com os controles climáticos (Indice de Temmperatura e Umidade, precipitação, topografia, umidade relativa do ar) e controles ambientais (altitude, tipo de pastagem). Os dados foram analisados através de uma análise de regressão, análise da variância e análise de cluster. Matrizes de distância foram construídas de acordo com a longitude/ latitude e os controles ambientais foram correlacionados por meio do teste de Mantel. O ponto médio para a maioria das raças foi encontrado no estado da Bahia, mas no estado de Pernambuco encontraram-se as raças localmente adaptadas. A Anglonubiana foi a raça comercial com o ponto médio mais ao norte, enquanto as raças Toggenburg, Saanen e Alpina tiveram o ponto médio de produção mais ao sul do país. Houve pouca diferença entre os controles ambientais para a raça localamente adaptada e comercial, mas raças dupla aptidão encontraram-se nas regiões com menor precipitação e o Indice de Vegetação Diferença Normalizado (Normalized Difference Vegetation Index), mas com as temperaturas mais elevadas e o Indice de Desenvolvimento Humano. As raças comerciais são mais difundidas no Brasil do que raças locais, sendo que as últimas ocorrem um maior risco de extinção devido a doenças, seca ou cruzamento com outras raças.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/22029
url https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/22029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/22029/15679
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporany
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Bioscience Journal ; Vol. 30 No. 6 (2014): Nov./Dec.; 1819-1836
Bioscience Journal ; v. 30 n. 6 (2014): Nov./Dec.; 1819-1836
1981-3163
reponame:Bioscience journal (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Bioscience journal (Online)
collection Bioscience journal (Online)
repository.name.fl_str_mv Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv biosciencej@ufu.br||
_version_ 1797069074150195200