Ação de bioestimulante no desempenho agronômico de milho e feijão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dourado Neto, Durval
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Dario, Geraldo José Aparecido, Barbieri, Ana Paula Piccinin, Martin, Thomas Newton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bioscience journal (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/18110
Resumo: Os biorreguladores têm sido amplamente aplicados na produção agrícola, e desempenham um papel importante, no crescimento e desenvolvimento das plantas, principalmente em culturas de alto nível tecnológico. Dessa forma, objetivou-se com o presente trabalho avaliar o desempenho agronômico das plantas e o seu rendimento com uso de bioestimulante nas culturas do milho e do feijão. Foram realizados dois experimentos independentes, com a cultura do milho e do feijão, em que os tratamentos utilizados constituíram-se de diferentes doses e formas de aplicação (tratamento de sementes, pulverização na fileira de semeadura e pulverização foliar). O produto utilizado é composto de 0,5 g L-1 ácido indol butírico, 0,9 g L-1 de cinetina e 0,5 g L-1 de ácido giberélico. Avaliaram-se as características: número médio de plantas por metro; diâmetro dos colmos; número de fileiras de grãos por espiga; número de grãos por fileira; número de grãos por espiga; massa de mil grãos e produção de grãos na cultura do milho e número médio de plantas por metro; número de vagens por planta; número de grãos por planta; massa de mil grãos e produção de grãos na cultura do feijão. Conclui-se que o uso de bioestimulante, em milho, proporciona aumento do diâmetro do colmo das plantas de milho, número de grãos por fileira e número de grãos por espiga, porém não interfere o rendimento da cultura. Em feijão, o uso de bioestimulantes, nas diferentes doses e formas de aplicação aumenta o número de grãos por planta e a produção de grãos.
id UFU-14_a00b7dd730d19a9015ce881a0b42170c
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/18110
network_acronym_str UFU-14
network_name_str Bioscience journal (Online)
repository_id_str
spelling Ação de bioestimulante no desempenho agronômico de milho e feijão Agricultural SciencesOs biorreguladores têm sido amplamente aplicados na produção agrícola, e desempenham um papel importante, no crescimento e desenvolvimento das plantas, principalmente em culturas de alto nível tecnológico. Dessa forma, objetivou-se com o presente trabalho avaliar o desempenho agronômico das plantas e o seu rendimento com uso de bioestimulante nas culturas do milho e do feijão. Foram realizados dois experimentos independentes, com a cultura do milho e do feijão, em que os tratamentos utilizados constituíram-se de diferentes doses e formas de aplicação (tratamento de sementes, pulverização na fileira de semeadura e pulverização foliar). O produto utilizado é composto de 0,5 g L-1 ácido indol butírico, 0,9 g L-1 de cinetina e 0,5 g L-1 de ácido giberélico. Avaliaram-se as características: número médio de plantas por metro; diâmetro dos colmos; número de fileiras de grãos por espiga; número de grãos por fileira; número de grãos por espiga; massa de mil grãos e produção de grãos na cultura do milho e número médio de plantas por metro; número de vagens por planta; número de grãos por planta; massa de mil grãos e produção de grãos na cultura do feijão. Conclui-se que o uso de bioestimulante, em milho, proporciona aumento do diâmetro do colmo das plantas de milho, número de grãos por fileira e número de grãos por espiga, porém não interfere o rendimento da cultura. Em feijão, o uso de bioestimulantes, nas diferentes doses e formas de aplicação aumenta o número de grãos por planta e a produção de grãos.EDUFU2014-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/18110Bioscience Journal ; Vol. 30 (2014): Supplement1; 371-379Bioscience Journal ; v. 30 (2014): Supplement 1; 371-3791981-3163reponame:Bioscience journal (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/18110/14549Brazil; ContemporanyCopyright (c) 2014 Durval Dourado Neto, Geraldo José Aparecido Dario, Ana Paula Piccinin Barbieri, Thomas Newton Martinhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDourado Neto, DurvalDario, Geraldo José AparecidoBarbieri, Ana Paula PiccininMartin, Thomas Newton2022-05-26T13:22:04Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/18110Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournalPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/oaibiosciencej@ufu.br||1981-31631516-3725opendoar:2022-05-26T13:22:04Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Ação de bioestimulante no desempenho agronômico de milho e feijão
title Ação de bioestimulante no desempenho agronômico de milho e feijão
spellingShingle Ação de bioestimulante no desempenho agronômico de milho e feijão
Dourado Neto, Durval
Agricultural Sciences
title_short Ação de bioestimulante no desempenho agronômico de milho e feijão
title_full Ação de bioestimulante no desempenho agronômico de milho e feijão
title_fullStr Ação de bioestimulante no desempenho agronômico de milho e feijão
title_full_unstemmed Ação de bioestimulante no desempenho agronômico de milho e feijão
title_sort Ação de bioestimulante no desempenho agronômico de milho e feijão
author Dourado Neto, Durval
author_facet Dourado Neto, Durval
Dario, Geraldo José Aparecido
Barbieri, Ana Paula Piccinin
Martin, Thomas Newton
author_role author
author2 Dario, Geraldo José Aparecido
Barbieri, Ana Paula Piccinin
Martin, Thomas Newton
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dourado Neto, Durval
Dario, Geraldo José Aparecido
Barbieri, Ana Paula Piccinin
Martin, Thomas Newton
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultural Sciences
topic Agricultural Sciences
description Os biorreguladores têm sido amplamente aplicados na produção agrícola, e desempenham um papel importante, no crescimento e desenvolvimento das plantas, principalmente em culturas de alto nível tecnológico. Dessa forma, objetivou-se com o presente trabalho avaliar o desempenho agronômico das plantas e o seu rendimento com uso de bioestimulante nas culturas do milho e do feijão. Foram realizados dois experimentos independentes, com a cultura do milho e do feijão, em que os tratamentos utilizados constituíram-se de diferentes doses e formas de aplicação (tratamento de sementes, pulverização na fileira de semeadura e pulverização foliar). O produto utilizado é composto de 0,5 g L-1 ácido indol butírico, 0,9 g L-1 de cinetina e 0,5 g L-1 de ácido giberélico. Avaliaram-se as características: número médio de plantas por metro; diâmetro dos colmos; número de fileiras de grãos por espiga; número de grãos por fileira; número de grãos por espiga; massa de mil grãos e produção de grãos na cultura do milho e número médio de plantas por metro; número de vagens por planta; número de grãos por planta; massa de mil grãos e produção de grãos na cultura do feijão. Conclui-se que o uso de bioestimulante, em milho, proporciona aumento do diâmetro do colmo das plantas de milho, número de grãos por fileira e número de grãos por espiga, porém não interfere o rendimento da cultura. Em feijão, o uso de bioestimulantes, nas diferentes doses e formas de aplicação aumenta o número de grãos por planta e a produção de grãos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/18110
url https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/18110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/18110/14549
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporany
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Bioscience Journal ; Vol. 30 (2014): Supplement1; 371-379
Bioscience Journal ; v. 30 (2014): Supplement 1; 371-379
1981-3163
reponame:Bioscience journal (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Bioscience journal (Online)
collection Bioscience journal (Online)
repository.name.fl_str_mv Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv biosciencej@ufu.br||
_version_ 1797069073112104960