Arquitetura de plantas e produtividade da soja decorrente do uso de redutores de crescimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Clovis Arruda
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Figueiredo, Bruno Pezzi, Coelho, Cileide Maria Medeiros, Casa, Ricardo Trezzi, Sangoi, Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bioscience journal (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14181
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito dos redutores do crescimento sobre características morfológicas da planta e dos componentes da produção em soja, cv. CD226 RR. O experimento foi desenvolvido em condições de campo, sob delineamento experimental inteiramente casualizado, com quatro repetições, tendo como tratamentos a combinação de quatro redutores de crescimento (cloreto de mepiquate, cloreto de clormequate, cloreto de clorocolina e trinexapac-ethyl), e a testemunha (sem aplicação do redutor); em duas épocas de aplicação dos respectivos produtos: R1 e R1+R2. A colheita e as avaliações foram realizadas com as plantas na maturidade de colheita. O emprego de cloreto de mepiquate e cloreto de clormequate possibilitou a redução da estatura de plantas. Ocorreu redução da massa de mil grãos sob tratamento com trinexapac-ethyl. Os reguladores não afetaram os caracteres: diâmetro da haste e número de entre nós na haste principal, acamamento de plantas, número vagens por planta, número de grãos por planta e número de grãos por vagem. Observou-se correlação negativa entre estatura de plantas com o número de grãos por planta, vagens por planta e massa de mil grãos e positiva entre rendimento de grãos com número de vagens por planta, grãos por planta e massa de mil grãos e uma maior produtividade de grãos foi observada em plantas de menor estatura. É possível diminuir a estatura das plantas pelo uso de regulador de crescimento e tornar a arquitetura da planta mais ereta, mais tolerante ao acamamento associado a um maior potencial de rendimento de grãos de soja.
id UFU-14_af0812185fcc9900af154f003ae7768a
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14181
network_acronym_str UFU-14
network_name_str Bioscience journal (Online)
repository_id_str
spelling Arquitetura de plantas e produtividade da soja decorrente do uso de redutores de crescimento Agricultural SciencesO objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito dos redutores do crescimento sobre características morfológicas da planta e dos componentes da produção em soja, cv. CD226 RR. O experimento foi desenvolvido em condições de campo, sob delineamento experimental inteiramente casualizado, com quatro repetições, tendo como tratamentos a combinação de quatro redutores de crescimento (cloreto de mepiquate, cloreto de clormequate, cloreto de clorocolina e trinexapac-ethyl), e a testemunha (sem aplicação do redutor); em duas épocas de aplicação dos respectivos produtos: R1 e R1+R2. A colheita e as avaliações foram realizadas com as plantas na maturidade de colheita. O emprego de cloreto de mepiquate e cloreto de clormequate possibilitou a redução da estatura de plantas. Ocorreu redução da massa de mil grãos sob tratamento com trinexapac-ethyl. Os reguladores não afetaram os caracteres: diâmetro da haste e número de entre nós na haste principal, acamamento de plantas, número vagens por planta, número de grãos por planta e número de grãos por vagem. Observou-se correlação negativa entre estatura de plantas com o número de grãos por planta, vagens por planta e massa de mil grãos e positiva entre rendimento de grãos com número de vagens por planta, grãos por planta e massa de mil grãos e uma maior produtividade de grãos foi observada em plantas de menor estatura. É possível diminuir a estatura das plantas pelo uso de regulador de crescimento e tornar a arquitetura da planta mais ereta, mais tolerante ao acamamento associado a um maior potencial de rendimento de grãos de soja.EDUFU2013-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14181Bioscience Journal ; Vol. 29 No. 3 (2013): May/June; 634-643Bioscience Journal ; v. 29 n. 3 (2013): May/June; 634-6431981-3163reponame:Bioscience journal (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14181/12523Brazil; ContemporaryCopyright (c) 2013 Clovis Arruda Souza, Bruno Pezzi Figueiredo, Cileide Maria Medeiros Coelho, Ricardo Trezzi Casa, Luiz Sangoihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Clovis ArrudaFigueiredo, Bruno PezziCoelho, Cileide Maria MedeirosCasa, Ricardo TrezziSangoi, Luiz2022-06-10T16:57:15Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14181Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournalPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/oaibiosciencej@ufu.br||1981-31631516-3725opendoar:2022-06-10T16:57:15Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Arquitetura de plantas e produtividade da soja decorrente do uso de redutores de crescimento
title Arquitetura de plantas e produtividade da soja decorrente do uso de redutores de crescimento
spellingShingle Arquitetura de plantas e produtividade da soja decorrente do uso de redutores de crescimento
Souza, Clovis Arruda
Agricultural Sciences
title_short Arquitetura de plantas e produtividade da soja decorrente do uso de redutores de crescimento
title_full Arquitetura de plantas e produtividade da soja decorrente do uso de redutores de crescimento
title_fullStr Arquitetura de plantas e produtividade da soja decorrente do uso de redutores de crescimento
title_full_unstemmed Arquitetura de plantas e produtividade da soja decorrente do uso de redutores de crescimento
title_sort Arquitetura de plantas e produtividade da soja decorrente do uso de redutores de crescimento
author Souza, Clovis Arruda
author_facet Souza, Clovis Arruda
Figueiredo, Bruno Pezzi
Coelho, Cileide Maria Medeiros
Casa, Ricardo Trezzi
Sangoi, Luiz
author_role author
author2 Figueiredo, Bruno Pezzi
Coelho, Cileide Maria Medeiros
Casa, Ricardo Trezzi
Sangoi, Luiz
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Clovis Arruda
Figueiredo, Bruno Pezzi
Coelho, Cileide Maria Medeiros
Casa, Ricardo Trezzi
Sangoi, Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultural Sciences
topic Agricultural Sciences
description O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito dos redutores do crescimento sobre características morfológicas da planta e dos componentes da produção em soja, cv. CD226 RR. O experimento foi desenvolvido em condições de campo, sob delineamento experimental inteiramente casualizado, com quatro repetições, tendo como tratamentos a combinação de quatro redutores de crescimento (cloreto de mepiquate, cloreto de clormequate, cloreto de clorocolina e trinexapac-ethyl), e a testemunha (sem aplicação do redutor); em duas épocas de aplicação dos respectivos produtos: R1 e R1+R2. A colheita e as avaliações foram realizadas com as plantas na maturidade de colheita. O emprego de cloreto de mepiquate e cloreto de clormequate possibilitou a redução da estatura de plantas. Ocorreu redução da massa de mil grãos sob tratamento com trinexapac-ethyl. Os reguladores não afetaram os caracteres: diâmetro da haste e número de entre nós na haste principal, acamamento de plantas, número vagens por planta, número de grãos por planta e número de grãos por vagem. Observou-se correlação negativa entre estatura de plantas com o número de grãos por planta, vagens por planta e massa de mil grãos e positiva entre rendimento de grãos com número de vagens por planta, grãos por planta e massa de mil grãos e uma maior produtividade de grãos foi observada em plantas de menor estatura. É possível diminuir a estatura das plantas pelo uso de regulador de crescimento e tornar a arquitetura da planta mais ereta, mais tolerante ao acamamento associado a um maior potencial de rendimento de grãos de soja.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14181
url https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14181/12523
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Bioscience Journal ; Vol. 29 No. 3 (2013): May/June; 634-643
Bioscience Journal ; v. 29 n. 3 (2013): May/June; 634-643
1981-3163
reponame:Bioscience journal (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Bioscience journal (Online)
collection Bioscience journal (Online)
repository.name.fl_str_mv Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv biosciencej@ufu.br||
_version_ 1797069071976497152