Deposição de calda em eucalipto utilizando pulverização pneumática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mewes, Walter Luis Castro
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Teixeira, Mauri Martins, Fernandes, Haroldo Carlos, Cecon, Paulo Roberto, Alvarenga, Cleyton Batista de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bioscience journal (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7621
Resumo: O eucalipto é uma das espécies de maior importância dentro do sistema brasileiro de produção da madeira. A área plantada tem aumentado anualmente, com isso as pragas passam a exigir maiores investimentos no seu controle. O trabalho foi conduzido no Município de Belo Oriente-Minas Gerais, no campo de reflorestamento de Eucalyptus grandis da Celulose Nipo-Brasileira (CENIBRA). Foram conduzidos dois experimentos variando a vazão de ar do ventilador; as vazões foram 11300 m3 h-1 e 13250 m3 h-1 alterando a rotação na Tomada de Potência de 540 para 650 rpm. As aplicações foram realizadas utilizando três índices de volume, três alturas no dossel e três posições na planta em relação ao pulverizador. O objetivo foi determinar a deposição da calda nas folhas do eucalipto. As folhas com corante alimentício Azul Brilhante foram acondicionadas em sacos plásticos e lavadas em 100 mL de água destilada para leitura da absorção no espectrofotômetro. As aplicações foram realizadas com um pulverizador de jato projetado adaptado para direcionar o jato de ar verticalmente a alturas superiores a 20 metros. O pulverizador utilizado mostrou-se eficiente para aplicação de fitossanitários em árvores adultas de eucalipto. Porém, o aumento no volume de ar não aumentou a deposição da calda.
id UFU-14_bebda41fe5928f1670259dc34ba4ca9a
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/7621
network_acronym_str UFU-14
network_name_str Bioscience journal (Online)
repository_id_str
spelling Deposição de calda em eucalipto utilizando pulverização pneumática Agricultural SciencesO eucalipto é uma das espécies de maior importância dentro do sistema brasileiro de produção da madeira. A área plantada tem aumentado anualmente, com isso as pragas passam a exigir maiores investimentos no seu controle. O trabalho foi conduzido no Município de Belo Oriente-Minas Gerais, no campo de reflorestamento de Eucalyptus grandis da Celulose Nipo-Brasileira (CENIBRA). Foram conduzidos dois experimentos variando a vazão de ar do ventilador; as vazões foram 11300 m3 h-1 e 13250 m3 h-1 alterando a rotação na Tomada de Potência de 540 para 650 rpm. As aplicações foram realizadas utilizando três índices de volume, três alturas no dossel e três posições na planta em relação ao pulverizador. O objetivo foi determinar a deposição da calda nas folhas do eucalipto. As folhas com corante alimentício Azul Brilhante foram acondicionadas em sacos plásticos e lavadas em 100 mL de água destilada para leitura da absorção no espectrofotômetro. As aplicações foram realizadas com um pulverizador de jato projetado adaptado para direcionar o jato de ar verticalmente a alturas superiores a 20 metros. O pulverizador utilizado mostrou-se eficiente para aplicação de fitossanitários em árvores adultas de eucalipto. Porém, o aumento no volume de ar não aumentou a deposição da calda.EDUFU2011-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7621Bioscience Journal ; Vol. 27 No. 2 (2011): Mar./Apr.; 283-288Bioscience Journal ; v. 27 n. 2 (2011): Mar./Apr.; 283-2881981-3163reponame:Bioscience journal (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7621/7234Brazil; ContemporaryCopyright (c) 2011 Walter Luis Castro Mewes, Mauri Martins Teixeira, Haroldo Carlos Fernandes, Paulo Roberto Cecon, Cleyton Batista de Alvarengahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMewes, Walter Luis CastroTeixeira, Mauri MartinsFernandes, Haroldo CarlosCecon, Paulo RobertoAlvarenga, Cleyton Batista de2022-06-21T13:08:00Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/7621Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournalPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/oaibiosciencej@ufu.br||1981-31631516-3725opendoar:2022-06-21T13:08Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Deposição de calda em eucalipto utilizando pulverização pneumática
title Deposição de calda em eucalipto utilizando pulverização pneumática
spellingShingle Deposição de calda em eucalipto utilizando pulverização pneumática
Mewes, Walter Luis Castro
Agricultural Sciences
title_short Deposição de calda em eucalipto utilizando pulverização pneumática
title_full Deposição de calda em eucalipto utilizando pulverização pneumática
title_fullStr Deposição de calda em eucalipto utilizando pulverização pneumática
title_full_unstemmed Deposição de calda em eucalipto utilizando pulverização pneumática
title_sort Deposição de calda em eucalipto utilizando pulverização pneumática
author Mewes, Walter Luis Castro
author_facet Mewes, Walter Luis Castro
Teixeira, Mauri Martins
Fernandes, Haroldo Carlos
Cecon, Paulo Roberto
Alvarenga, Cleyton Batista de
author_role author
author2 Teixeira, Mauri Martins
Fernandes, Haroldo Carlos
Cecon, Paulo Roberto
Alvarenga, Cleyton Batista de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mewes, Walter Luis Castro
Teixeira, Mauri Martins
Fernandes, Haroldo Carlos
Cecon, Paulo Roberto
Alvarenga, Cleyton Batista de
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultural Sciences
topic Agricultural Sciences
description O eucalipto é uma das espécies de maior importância dentro do sistema brasileiro de produção da madeira. A área plantada tem aumentado anualmente, com isso as pragas passam a exigir maiores investimentos no seu controle. O trabalho foi conduzido no Município de Belo Oriente-Minas Gerais, no campo de reflorestamento de Eucalyptus grandis da Celulose Nipo-Brasileira (CENIBRA). Foram conduzidos dois experimentos variando a vazão de ar do ventilador; as vazões foram 11300 m3 h-1 e 13250 m3 h-1 alterando a rotação na Tomada de Potência de 540 para 650 rpm. As aplicações foram realizadas utilizando três índices de volume, três alturas no dossel e três posições na planta em relação ao pulverizador. O objetivo foi determinar a deposição da calda nas folhas do eucalipto. As folhas com corante alimentício Azul Brilhante foram acondicionadas em sacos plásticos e lavadas em 100 mL de água destilada para leitura da absorção no espectrofotômetro. As aplicações foram realizadas com um pulverizador de jato projetado adaptado para direcionar o jato de ar verticalmente a alturas superiores a 20 metros. O pulverizador utilizado mostrou-se eficiente para aplicação de fitossanitários em árvores adultas de eucalipto. Porém, o aumento no volume de ar não aumentou a deposição da calda.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7621
url https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7621/7234
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Bioscience Journal ; Vol. 27 No. 2 (2011): Mar./Apr.; 283-288
Bioscience Journal ; v. 27 n. 2 (2011): Mar./Apr.; 283-288
1981-3163
reponame:Bioscience journal (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Bioscience journal (Online)
collection Bioscience journal (Online)
repository.name.fl_str_mv Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv biosciencej@ufu.br||
_version_ 1797069070336524288