Cereal grains and glycerol in Agaricus blazei cryopreservation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tanaka, Henrique Susumu
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Mantovani, Talita Rafaele D, Santos, Mateus Pasko dos, Linde, Giani Andrea, Colauto, Nelson Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bioscience journal (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14148
Resumo: Agaricus blazei é um basidiomiceto de importância comercial amplamente estudado quanto à sua atividade biológica. Entretanto, pouco foi estudado sobre as técnicas de preservação deste basidiomiceto, sendo a criopreservação uma alternativa. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos físicos e químicos de diferentes meios de cultivo e do glicerol na criopreservação de A. blazei à -20 ºC e à -70 ºC. Foi usado meio de cultivo sólido composto por ágar com farinha de grãos inteiros de cereais (trigo textura dura ou semidura ou centeio textura dura) ou ágar extrato de malte, ou grãos de cereais inteiros (trigo textura dura ou semidura ou centeio textura dura) sem ágar. Os meios de cultivo tiveram adição de glicerol (zero ou 5%). Grãos ou discos de meio de cultivo contendo o micélio foram transferidos para criotubos com glicerol a 5%, ou com ou sem água, sendo, em seguida, criopreservados (-20 ºC ou -70 ºC). Após um ou dois anos de criopreservação foi avaliada a viabilidade do fungo. Os resultados mostraram que a estrutura física de grãos inteiros de trigo semiduro ou duro é efetiva (p≤0,01), quando em -70 ºC para criopreservação por dois anos, assim como o uso de glicerol tanto no meio de cultivo ou como solução crioprotetora (p≤0,01). A criopreservação a -20 ºC mostrou-se ineficaz (p≤0,01) na manutenção da viabilidade do fungo.
id UFU-14_e9c19f8874fe70889cefc88de170642d
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14148
network_acronym_str UFU-14
network_name_str Bioscience journal (Online)
repository_id_str
spelling Cereal grains and glycerol in Agaricus blazei cryopreservation Agricultural SciencesAgaricus blazei é um basidiomiceto de importância comercial amplamente estudado quanto à sua atividade biológica. Entretanto, pouco foi estudado sobre as técnicas de preservação deste basidiomiceto, sendo a criopreservação uma alternativa. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos físicos e químicos de diferentes meios de cultivo e do glicerol na criopreservação de A. blazei à -20 ºC e à -70 ºC. Foi usado meio de cultivo sólido composto por ágar com farinha de grãos inteiros de cereais (trigo textura dura ou semidura ou centeio textura dura) ou ágar extrato de malte, ou grãos de cereais inteiros (trigo textura dura ou semidura ou centeio textura dura) sem ágar. Os meios de cultivo tiveram adição de glicerol (zero ou 5%). Grãos ou discos de meio de cultivo contendo o micélio foram transferidos para criotubos com glicerol a 5%, ou com ou sem água, sendo, em seguida, criopreservados (-20 ºC ou -70 ºC). Após um ou dois anos de criopreservação foi avaliada a viabilidade do fungo. Os resultados mostraram que a estrutura física de grãos inteiros de trigo semiduro ou duro é efetiva (p≤0,01), quando em -70 ºC para criopreservação por dois anos, assim como o uso de glicerol tanto no meio de cultivo ou como solução crioprotetora (p≤0,01). A criopreservação a -20 ºC mostrou-se ineficaz (p≤0,01) na manutenção da viabilidade do fungo.EDUFU2013-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14148Bioscience Journal ; Vol. 29 No. 3 (2013): May/June; 627-633Bioscience Journal ; v. 29 n. 3 (2013): May/June; 627-6331981-3163reponame:Bioscience journal (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14148/12511Brazil; ContemporaryCopyright (c) 2013 Henrique Susumu Tanaka, Talita Rafaele D Mantovani, Mateus Pasko dos Santos, Giani Andrea Linde, Nelson Barros Colautohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTanaka, Henrique SusumuMantovani, Talita Rafaele DSantos, Mateus Pasko dosLinde, Giani AndreaColauto, Nelson Barros2022-06-10T16:53:36Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14148Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournalPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/oaibiosciencej@ufu.br||1981-31631516-3725opendoar:2022-06-10T16:53:36Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Cereal grains and glycerol in Agaricus blazei cryopreservation
title Cereal grains and glycerol in Agaricus blazei cryopreservation
spellingShingle Cereal grains and glycerol in Agaricus blazei cryopreservation
Tanaka, Henrique Susumu
Agricultural Sciences
title_short Cereal grains and glycerol in Agaricus blazei cryopreservation
title_full Cereal grains and glycerol in Agaricus blazei cryopreservation
title_fullStr Cereal grains and glycerol in Agaricus blazei cryopreservation
title_full_unstemmed Cereal grains and glycerol in Agaricus blazei cryopreservation
title_sort Cereal grains and glycerol in Agaricus blazei cryopreservation
author Tanaka, Henrique Susumu
author_facet Tanaka, Henrique Susumu
Mantovani, Talita Rafaele D
Santos, Mateus Pasko dos
Linde, Giani Andrea
Colauto, Nelson Barros
author_role author
author2 Mantovani, Talita Rafaele D
Santos, Mateus Pasko dos
Linde, Giani Andrea
Colauto, Nelson Barros
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tanaka, Henrique Susumu
Mantovani, Talita Rafaele D
Santos, Mateus Pasko dos
Linde, Giani Andrea
Colauto, Nelson Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultural Sciences
topic Agricultural Sciences
description Agaricus blazei é um basidiomiceto de importância comercial amplamente estudado quanto à sua atividade biológica. Entretanto, pouco foi estudado sobre as técnicas de preservação deste basidiomiceto, sendo a criopreservação uma alternativa. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos físicos e químicos de diferentes meios de cultivo e do glicerol na criopreservação de A. blazei à -20 ºC e à -70 ºC. Foi usado meio de cultivo sólido composto por ágar com farinha de grãos inteiros de cereais (trigo textura dura ou semidura ou centeio textura dura) ou ágar extrato de malte, ou grãos de cereais inteiros (trigo textura dura ou semidura ou centeio textura dura) sem ágar. Os meios de cultivo tiveram adição de glicerol (zero ou 5%). Grãos ou discos de meio de cultivo contendo o micélio foram transferidos para criotubos com glicerol a 5%, ou com ou sem água, sendo, em seguida, criopreservados (-20 ºC ou -70 ºC). Após um ou dois anos de criopreservação foi avaliada a viabilidade do fungo. Os resultados mostraram que a estrutura física de grãos inteiros de trigo semiduro ou duro é efetiva (p≤0,01), quando em -70 ºC para criopreservação por dois anos, assim como o uso de glicerol tanto no meio de cultivo ou como solução crioprotetora (p≤0,01). A criopreservação a -20 ºC mostrou-se ineficaz (p≤0,01) na manutenção da viabilidade do fungo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14148
url https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14148/12511
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Bioscience Journal ; Vol. 29 No. 3 (2013): May/June; 627-633
Bioscience Journal ; v. 29 n. 3 (2013): May/June; 627-633
1981-3163
reponame:Bioscience journal (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Bioscience journal (Online)
collection Bioscience journal (Online)
repository.name.fl_str_mv Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv biosciencej@ufu.br||
_version_ 1797069071970205696