A COMPREENSÃO DO LUGAR E A VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO AGRÁRIO: O CASO DA ESCOLA MUNICIPAL SÃO FRANCISCO, JULIO DE CASTILHOS - RS
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15996 |
Resumo: | O presente artigo trata de uma pesquisa desenvolvida na comunidade da Escola Municipal São Francisco, localizada no Assentamento Alvorada, no município de Julio de Castilhos, RS. A constituição do Assentamento Alvorada através do INCRA foi resultado de uma forte mobilização social do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no ano de 1996, onde foram assentadas 72 famílias. Na Escola Municipal São Francisco que está localizada dentro do assentamento e atende os filhos dos assentados, observou-se que apesar de sua localização, ela não promove em suas práticas pedagógicas, a compreensão do lugar e a valorização daquele espaço agrário e de seus sujeitos. Nesse estudo buscou-se compreender e analisar a relação da Escola com a comunidade do assentamento abordando a valorização dos saberes sociais desde uma perspectiva do lugar. |
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A COMPREENSÃO DO LUGAR E A VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO AGRÁRIO: O CASO DA ESCOLA MUNICIPAL SÃO FRANCISCO, JULIO DE CASTILHOS - RSAssentamentoLugarSaberes SociaisEscola do campoformação de sujeitosO presente artigo trata de uma pesquisa desenvolvida na comunidade da Escola Municipal São Francisco, localizada no Assentamento Alvorada, no município de Julio de Castilhos, RS. A constituição do Assentamento Alvorada através do INCRA foi resultado de uma forte mobilização social do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no ano de 1996, onde foram assentadas 72 famílias. Na Escola Municipal São Francisco que está localizada dentro do assentamento e atende os filhos dos assentados, observou-se que apesar de sua localização, ela não promove em suas práticas pedagógicas, a compreensão do lugar e a valorização daquele espaço agrário e de seus sujeitos. Nesse estudo buscou-se compreender e analisar a relação da Escola com a comunidade do assentamento abordando a valorização dos saberes sociais desde uma perspectiva do lugar.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2009-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresMétodo Dialéticoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/1599610.14393/RCG103115996Caminhos de Geografia; Vol. 10 No. 31 (2009): Setembro ; 34-50Caminhos de Geografia; Vol. 10 Núm. 31 (2009): Setembro ; 34-50Caminhos de Geografia; v. 10 n. 31 (2009): Setembro ; 34-501678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15996/9017Copyright (c) 2009 Carmen Rejane Flores Wizniewsky, Fernanda Lernerhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWizniewsky, Carmen Rejane FloresLerner, Fernanda2023-01-30T18:02:18Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/15996Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2023-01-30T18:02:18Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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