HISTÓRIA REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA ESTADUAL DE UBERLÂDIA (1929 - 1950)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Vale Gatti, Gisele Cristina
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Filho, Geraldo Inácio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11222
Resumo: Trata-se da comunicação dos resultados alcançados em investigação no campo da História da Educação, especificamente, na área da História das Instituições Educacionais. A instituição em exame é a Escola Estadual de Uberlândia, sediada em Uberlândia, Minas Gerais. Esta pesquisa objetivou analisar a História da Escola Estadual de Uberlândia a partir das representações sociais construídas ao seu redor na cidade e região no período de 1929 a 1950. No decorrer dessa investigação foram consultadas a bibliografia nacional e internacional sobre o assunto, os documentos do acervo da escola, bem como os jornais da época, fotografias e documentos do acervo do arquivo público municipal. Além disso, foram importantes os depoimentos recolhidos junto a ex-alunos e ex-professores do colégio, entre outros. Os resultados alcançados demonstraram que as representações sociais construídas em torno da Escola Estadual de Uberlândia conferiram centralidade a essa instituição na cidade e região do Triangulo Mineiro, o que contribuiu para legitimar seus egressos como futuros dirigentes dos setores público e privado. Além disso, foi possível apreender a dimensão conservadora e tradicional da escola, com a valorização da pátria e da disciplina como modeladoras dos espíritos, mediante a ação dos professore vocacionados para a missão educacional. Nesse sentido, pode-se perceber a distância do ideário vigente na escola em relação àquele preconizado pelo movimento escolanovista que influenciava as reformas educacionais do período. Palavras-chave: História das Instituições Educacionais; Escola; Representações Sociais.   Abstract: It concers the communication of the results achieved in the investigation on the History of Educational Institutions area. The institution in question is the State School of Uberlândia. located in Uberlândia, Minas Gerais, This research bad the purpose to analyse the History of the Slate School of Uberlândia from the social representations built around itself the city and region from 1929 to 1950. During this Investigation it was consulted the national and international bibliography on this topic, the documents of the amount of the school. as well as the seasons newspapers, photographs and documents of the municipal public file. Besides that, it’s good to emphasize the importance of the statements that were gather from former students and former teachers of the school. among others. The results achieved showed that the social representations built around the State School In Uberlândia had given centralness to this institution in the city and in Triângulo Mineiro area. which contributed to legitimate Its departures as future leaders of public and private sectors. Besides, it was possible to apprehend the conservative and traditional dimension of the school. with the appreciation of the and the discipline as spirits modeling given to the action of the gifted teachers to the educational mission. This way it could be realized the distance from the existent system of political and social ideas at school with regard to that extoled by the movement that use to influence educational of the period. Keywords: History of educational Institutions; School; Social Representations.
id UFU-2_371acc3ec5d0708a032726f06253092d
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11222
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling HISTÓRIA REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA ESTADUAL DE UBERLÂDIA (1929 - 1950)História das Instituições EucacionaisEscolaRepresentações Sociais.Trata-se da comunicação dos resultados alcançados em investigação no campo da História da Educação, especificamente, na área da História das Instituições Educacionais. A instituição em exame é a Escola Estadual de Uberlândia, sediada em Uberlândia, Minas Gerais. Esta pesquisa objetivou analisar a História da Escola Estadual de Uberlândia a partir das representações sociais construídas ao seu redor na cidade e região no período de 1929 a 1950. No decorrer dessa investigação foram consultadas a bibliografia nacional e internacional sobre o assunto, os documentos do acervo da escola, bem como os jornais da época, fotografias e documentos do acervo do arquivo público municipal. Além disso, foram importantes os depoimentos recolhidos junto a ex-alunos e ex-professores do colégio, entre outros. Os resultados alcançados demonstraram que as representações sociais construídas em torno da Escola Estadual de Uberlândia conferiram centralidade a essa instituição na cidade e região do Triangulo Mineiro, o que contribuiu para legitimar seus egressos como futuros dirigentes dos setores público e privado. Além disso, foi possível apreender a dimensão conservadora e tradicional da escola, com a valorização da pátria e da disciplina como modeladoras dos espíritos, mediante a ação dos professore vocacionados para a missão educacional. Nesse sentido, pode-se perceber a distância do ideário vigente na escola em relação àquele preconizado pelo movimento escolanovista que influenciava as reformas educacionais do período. Palavras-chave: História das Instituições Educacionais; Escola; Representações Sociais.   Abstract: It concers the communication of the results achieved in the investigation on the History of Educational Institutions area. The institution in question is the State School of Uberlândia. located in Uberlândia, Minas Gerais, This research bad the purpose to analyse the History of the Slate School of Uberlândia from the social representations built around itself the city and region from 1929 to 1950. During this Investigation it was consulted the national and international bibliography on this topic, the documents of the amount of the school. as well as the seasons newspapers, photographs and documents of the municipal public file. Besides that, it’s good to emphasize the importance of the statements that were gather from former students and former teachers of the school. among others. The results achieved showed that the social representations built around the State School In Uberlândia had given centralness to this institution in the city and in Triângulo Mineiro area. which contributed to legitimate Its departures as future leaders of public and private sectors. Besides, it was possible to apprehend the conservative and traditional dimension of the school. with the appreciation of the and the discipline as spirits modeling given to the action of the gifted teachers to the educational mission. This way it could be realized the distance from the existent system of political and social ideas at school with regard to that extoled by the movement that use to influence educational of the period. Keywords: History of educational Institutions; School; Social Representations.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2010-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1122210.14393/REVEDFIL.v18nn. ESPa2004-11222Educação e Filosofia; v. 18 n. n. ESP (2004): v.18 n. Especial 2004; 69-1041982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11222/6471Copyright (c) 2016 Gisele Cristina do Vale Gatti, Geraldo Inácio Filhohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdo Vale Gatti, Gisele CristinaFilho, Geraldo Inácio2023-07-18T16:31:49Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11222Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-18T16:31:49Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIA REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA ESTADUAL DE UBERLÂDIA (1929 - 1950)
title HISTÓRIA REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA ESTADUAL DE UBERLÂDIA (1929 - 1950)
spellingShingle HISTÓRIA REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA ESTADUAL DE UBERLÂDIA (1929 - 1950)
do Vale Gatti, Gisele Cristina
História das Instituições Eucacionais
Escola
Representações Sociais.
title_short HISTÓRIA REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA ESTADUAL DE UBERLÂDIA (1929 - 1950)
title_full HISTÓRIA REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA ESTADUAL DE UBERLÂDIA (1929 - 1950)
title_fullStr HISTÓRIA REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA ESTADUAL DE UBERLÂDIA (1929 - 1950)
title_full_unstemmed HISTÓRIA REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA ESTADUAL DE UBERLÂDIA (1929 - 1950)
title_sort HISTÓRIA REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA ESTADUAL DE UBERLÂDIA (1929 - 1950)
author do Vale Gatti, Gisele Cristina
author_facet do Vale Gatti, Gisele Cristina
Filho, Geraldo Inácio
author_role author
author2 Filho, Geraldo Inácio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Vale Gatti, Gisele Cristina
Filho, Geraldo Inácio
dc.subject.por.fl_str_mv História das Instituições Eucacionais
Escola
Representações Sociais.
topic História das Instituições Eucacionais
Escola
Representações Sociais.
description Trata-se da comunicação dos resultados alcançados em investigação no campo da História da Educação, especificamente, na área da História das Instituições Educacionais. A instituição em exame é a Escola Estadual de Uberlândia, sediada em Uberlândia, Minas Gerais. Esta pesquisa objetivou analisar a História da Escola Estadual de Uberlândia a partir das representações sociais construídas ao seu redor na cidade e região no período de 1929 a 1950. No decorrer dessa investigação foram consultadas a bibliografia nacional e internacional sobre o assunto, os documentos do acervo da escola, bem como os jornais da época, fotografias e documentos do acervo do arquivo público municipal. Além disso, foram importantes os depoimentos recolhidos junto a ex-alunos e ex-professores do colégio, entre outros. Os resultados alcançados demonstraram que as representações sociais construídas em torno da Escola Estadual de Uberlândia conferiram centralidade a essa instituição na cidade e região do Triangulo Mineiro, o que contribuiu para legitimar seus egressos como futuros dirigentes dos setores público e privado. Além disso, foi possível apreender a dimensão conservadora e tradicional da escola, com a valorização da pátria e da disciplina como modeladoras dos espíritos, mediante a ação dos professore vocacionados para a missão educacional. Nesse sentido, pode-se perceber a distância do ideário vigente na escola em relação àquele preconizado pelo movimento escolanovista que influenciava as reformas educacionais do período. Palavras-chave: História das Instituições Educacionais; Escola; Representações Sociais.   Abstract: It concers the communication of the results achieved in the investigation on the History of Educational Institutions area. The institution in question is the State School of Uberlândia. located in Uberlândia, Minas Gerais, This research bad the purpose to analyse the History of the Slate School of Uberlândia from the social representations built around itself the city and region from 1929 to 1950. During this Investigation it was consulted the national and international bibliography on this topic, the documents of the amount of the school. as well as the seasons newspapers, photographs and documents of the municipal public file. Besides that, it’s good to emphasize the importance of the statements that were gather from former students and former teachers of the school. among others. The results achieved showed that the social representations built around the State School In Uberlândia had given centralness to this institution in the city and in Triângulo Mineiro area. which contributed to legitimate Its departures as future leaders of public and private sectors. Besides, it was possible to apprehend the conservative and traditional dimension of the school. with the appreciation of the and the discipline as spirits modeling given to the action of the gifted teachers to the educational mission. This way it could be realized the distance from the existent system of political and social ideas at school with regard to that extoled by the movement that use to influence educational of the period. Keywords: History of educational Institutions; School; Social Representations.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11222
10.14393/REVEDFIL.v18nn. ESPa2004-11222
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11222
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v18nn. ESPa2004-11222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11222/6471
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Gisele Cristina do Vale Gatti, Geraldo Inácio Filho
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Gisele Cristina do Vale Gatti, Geraldo Inácio Filho
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 18 n. n. ESP (2004): v.18 n. Especial 2004; 69-104
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207233181810688