Apresentação - Dossiê fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Longarezi, Andréa Maturano
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Puentes, Roberto Valdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/33605
Resumo: *Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista ´Júlio de Mesquita Filho´. Professora na Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).**Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Atualmente é Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia - FACED/UFU."Sólo es buena la enseñanza que se adelanta al desarrollo."(Vigotski, 1987, p. 218).Partindo da máxima vigotskiana de que o bom ensino é o que se adianta ao desenvolvimento, a organização e proposição do dossiê "Fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa" procura em seus referenciais teórico-metodológicos fundamentos para um ensino propulsor do desenvolvimento integral do homem.Pensar o ensino numa perspectiva desenvolvimental, sob a base epis­temólico-filosófica marxista, implica compreender e tratar a Didática de forma interdisciplinar, no diálogo com várias ciências. A Didática se ocupa do ensino, mas para o desenvolvimento do homem e, para tanto, demanda da Psicologia; tendo em vista a constituição de uma determinada sociedade, valendo-se da Antropologia e da Sociologia; que atua e produz determinado contexto político-social, portanto, apoia-se na Ciência Política; sob uma base epistemológica, a Filosofia; com conhecimentos específicos da Pedagogia. Compreende-se, portanto, a Didática, na interface com essas várias áreas, como ciência interdisciplinar.O dossiê representa um esforço de reunir estudiosos de instituições brasilei­ras, cubanas e mexicanas que, numa abordagem marxista, tratam da relação entre desenvolvimento psíquico e as condições de ensino e educação. Apresenta-se como resultado do trabalho que vem sendo realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente - GE­PEDI, em várias direções: estudo e aprofundamento teórico nos campos da psicologia, pedagogia e didática marxista; intercâmbios interinstitucionais e internacionais com grupos de pesquisas que vêm se dedicando à temática, nessa abordagem; e divulgação e acessibilidade do conhecimento produzido na área.
id UFU-2_53895bd28c2157f4e77e3f4ce5c3c1d0
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/33605
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Apresentação - Dossiê fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa*Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista ´Júlio de Mesquita Filho´. Professora na Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).**Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Atualmente é Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia - FACED/UFU."Sólo es buena la enseñanza que se adelanta al desarrollo."(Vigotski, 1987, p. 218).Partindo da máxima vigotskiana de que o bom ensino é o que se adianta ao desenvolvimento, a organização e proposição do dossiê "Fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa" procura em seus referenciais teórico-metodológicos fundamentos para um ensino propulsor do desenvolvimento integral do homem.Pensar o ensino numa perspectiva desenvolvimental, sob a base epis­temólico-filosófica marxista, implica compreender e tratar a Didática de forma interdisciplinar, no diálogo com várias ciências. A Didática se ocupa do ensino, mas para o desenvolvimento do homem e, para tanto, demanda da Psicologia; tendo em vista a constituição de uma determinada sociedade, valendo-se da Antropologia e da Sociologia; que atua e produz determinado contexto político-social, portanto, apoia-se na Ciência Política; sob uma base epistemológica, a Filosofia; com conhecimentos específicos da Pedagogia. Compreende-se, portanto, a Didática, na interface com essas várias áreas, como ciência interdisciplinar.O dossiê representa um esforço de reunir estudiosos de instituições brasilei­ras, cubanas e mexicanas que, numa abordagem marxista, tratam da relação entre desenvolvimento psíquico e as condições de ensino e educação. Apresenta-se como resultado do trabalho que vem sendo realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente - GE­PEDI, em várias direções: estudo e aprofundamento teórico nos campos da psicologia, pedagogia e didática marxista; intercâmbios interinstitucionais e internacionais com grupos de pesquisas que vêm se dedicando à temática, nessa abordagem; e divulgação e acessibilidade do conhecimento produzido na área.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2016-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/3360510.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n57a2015-p17a19Educação e Filosofia; v. 29 n. 57 (2015): v.29 n.57 jan./jun. 2015; 17-191982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/33605/17985Copyright (c) 2016 Andréa Maturano Longarezi, Roberto Valdes Puentesinfo:eu-repo/semantics/openAccessLongarezi, Andréa MaturanoPuentes, Roberto Valdes2021-03-30T16:38:12Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/33605Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-03-30T16:38:12Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação - Dossiê fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa
title Apresentação - Dossiê fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa
spellingShingle Apresentação - Dossiê fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa
Longarezi, Andréa Maturano
title_short Apresentação - Dossiê fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa
title_full Apresentação - Dossiê fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa
title_fullStr Apresentação - Dossiê fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa
title_full_unstemmed Apresentação - Dossiê fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa
title_sort Apresentação - Dossiê fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa
author Longarezi, Andréa Maturano
author_facet Longarezi, Andréa Maturano
Puentes, Roberto Valdes
author_role author
author2 Puentes, Roberto Valdes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Longarezi, Andréa Maturano
Puentes, Roberto Valdes
description *Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista ´Júlio de Mesquita Filho´. Professora na Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).**Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Atualmente é Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia - FACED/UFU."Sólo es buena la enseñanza que se adelanta al desarrollo."(Vigotski, 1987, p. 218).Partindo da máxima vigotskiana de que o bom ensino é o que se adianta ao desenvolvimento, a organização e proposição do dossiê "Fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa" procura em seus referenciais teórico-metodológicos fundamentos para um ensino propulsor do desenvolvimento integral do homem.Pensar o ensino numa perspectiva desenvolvimental, sob a base epis­temólico-filosófica marxista, implica compreender e tratar a Didática de forma interdisciplinar, no diálogo com várias ciências. A Didática se ocupa do ensino, mas para o desenvolvimento do homem e, para tanto, demanda da Psicologia; tendo em vista a constituição de uma determinada sociedade, valendo-se da Antropologia e da Sociologia; que atua e produz determinado contexto político-social, portanto, apoia-se na Ciência Política; sob uma base epistemológica, a Filosofia; com conhecimentos específicos da Pedagogia. Compreende-se, portanto, a Didática, na interface com essas várias áreas, como ciência interdisciplinar.O dossiê representa um esforço de reunir estudiosos de instituições brasilei­ras, cubanas e mexicanas que, numa abordagem marxista, tratam da relação entre desenvolvimento psíquico e as condições de ensino e educação. Apresenta-se como resultado do trabalho que vem sendo realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente - GE­PEDI, em várias direções: estudo e aprofundamento teórico nos campos da psicologia, pedagogia e didática marxista; intercâmbios interinstitucionais e internacionais com grupos de pesquisas que vêm se dedicando à temática, nessa abordagem; e divulgação e acessibilidade do conhecimento produzido na área.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/33605
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n57a2015-p17a19
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/33605
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n57a2015-p17a19
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/33605/17985
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Andréa Maturano Longarezi, Roberto Valdes Puentes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Andréa Maturano Longarezi, Roberto Valdes Puentes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 29 n. 57 (2015): v.29 n.57 jan./jun. 2015; 17-19
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355384775278592