Apresentação - Dossiê fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/33605 |
Resumo: | *Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista ´Júlio de Mesquita Filho´. Professora na Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).**Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Atualmente é Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia - FACED/UFU."Sólo es buena la enseñanza que se adelanta al desarrollo."(Vigotski, 1987, p. 218).Partindo da máxima vigotskiana de que o bom ensino é o que se adianta ao desenvolvimento, a organização e proposição do dossiê "Fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa" procura em seus referenciais teórico-metodológicos fundamentos para um ensino propulsor do desenvolvimento integral do homem.Pensar o ensino numa perspectiva desenvolvimental, sob a base episÂtemólico-filosófica marxista, implica compreender e tratar a Didática de forma interdisciplinar, no diálogo com várias ciências. A Didática se ocupa do ensino, mas para o desenvolvimento do homem e, para tanto, demanda da Psicologia; tendo em vista a constituição de uma determinada sociedade, valendo-se da Antropologia e da Sociologia; que atua e produz determinado contexto político-social, portanto, apoia-se na Ciência Política; sob uma base epistemológica, a Filosofia; com conhecimentos específicos da Pedagogia. Compreende-se, portanto, a Didática, na interface com essas várias áreas, como ciência interdisciplinar.O dossiê representa um esforço de reunir estudiosos de instituições brasileiÂras, cubanas e mexicanas que, numa abordagem marxista, tratam da relação entre desenvolvimento psíquico e as condições de ensino e educação. Apresenta-se como resultado do trabalho que vem sendo realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente - GEÂPEDI, em várias direções: estudo e aprofundamento teórico nos campos da psicologia, pedagogia e didática marxista; intercâmbios interinstitucionais e internacionais com grupos de pesquisas que vêm se dedicando à temática, nessa abordagem; e divulgação e acessibilidade do conhecimento produzido na área. |
id |
UFU-2_53895bd28c2157f4e77e3f4ce5c3c1d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/33605 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Apresentação - Dossiê fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa*Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista ´Júlio de Mesquita Filho´. Professora na Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).**Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Atualmente é Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia - FACED/UFU."Sólo es buena la enseñanza que se adelanta al desarrollo."(Vigotski, 1987, p. 218).Partindo da máxima vigotskiana de que o bom ensino é o que se adianta ao desenvolvimento, a organização e proposição do dossiê "Fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa" procura em seus referenciais teórico-metodológicos fundamentos para um ensino propulsor do desenvolvimento integral do homem.Pensar o ensino numa perspectiva desenvolvimental, sob a base episÂtemólico-filosófica marxista, implica compreender e tratar a Didática de forma interdisciplinar, no diálogo com várias ciências. A Didática se ocupa do ensino, mas para o desenvolvimento do homem e, para tanto, demanda da Psicologia; tendo em vista a constituição de uma determinada sociedade, valendo-se da Antropologia e da Sociologia; que atua e produz determinado contexto político-social, portanto, apoia-se na Ciência Política; sob uma base epistemológica, a Filosofia; com conhecimentos específicos da Pedagogia. Compreende-se, portanto, a Didática, na interface com essas várias áreas, como ciência interdisciplinar.O dossiê representa um esforço de reunir estudiosos de instituições brasileiÂras, cubanas e mexicanas que, numa abordagem marxista, tratam da relação entre desenvolvimento psíquico e as condições de ensino e educação. Apresenta-se como resultado do trabalho que vem sendo realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente - GEÂPEDI, em várias direções: estudo e aprofundamento teórico nos campos da psicologia, pedagogia e didática marxista; intercâmbios interinstitucionais e internacionais com grupos de pesquisas que vêm se dedicando à temática, nessa abordagem; e divulgação e acessibilidade do conhecimento produzido na área.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2016-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/3360510.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n57a2015-p17a19Educação e Filosofia; v. 29 n. 57 (2015): v.29 n.57 jan./jun. 2015; 17-191982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/33605/17985Copyright (c) 2016 Andréa Maturano Longarezi, Roberto Valdes Puentesinfo:eu-repo/semantics/openAccessLongarezi, Andréa MaturanoPuentes, Roberto Valdes2021-03-30T16:38:12Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/33605Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-03-30T16:38:12Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apresentação - Dossiê fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa |
title |
Apresentação - Dossiê fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa |
spellingShingle |
Apresentação - Dossiê fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa Longarezi, Andréa Maturano |
title_short |
Apresentação - Dossiê fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa |
title_full |
Apresentação - Dossiê fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa |
title_fullStr |
Apresentação - Dossiê fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa |
title_full_unstemmed |
Apresentação - Dossiê fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa |
title_sort |
Apresentação - Dossiê fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa |
author |
Longarezi, Andréa Maturano |
author_facet |
Longarezi, Andréa Maturano Puentes, Roberto Valdes |
author_role |
author |
author2 |
Puentes, Roberto Valdes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Longarezi, Andréa Maturano Puentes, Roberto Valdes |
description |
*Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista ´Júlio de Mesquita Filho´. Professora na Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).**Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Atualmente é Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia - FACED/UFU."Sólo es buena la enseñanza que se adelanta al desarrollo."(Vigotski, 1987, p. 218).Partindo da máxima vigotskiana de que o bom ensino é o que se adianta ao desenvolvimento, a organização e proposição do dossiê "Fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa" procura em seus referenciais teórico-metodológicos fundamentos para um ensino propulsor do desenvolvimento integral do homem.Pensar o ensino numa perspectiva desenvolvimental, sob a base episÂtemólico-filosófica marxista, implica compreender e tratar a Didática de forma interdisciplinar, no diálogo com várias ciências. A Didática se ocupa do ensino, mas para o desenvolvimento do homem e, para tanto, demanda da Psicologia; tendo em vista a constituição de uma determinada sociedade, valendo-se da Antropologia e da Sociologia; que atua e produz determinado contexto político-social, portanto, apoia-se na Ciência Política; sob uma base epistemológica, a Filosofia; com conhecimentos específicos da Pedagogia. Compreende-se, portanto, a Didática, na interface com essas várias áreas, como ciência interdisciplinar.O dossiê representa um esforço de reunir estudiosos de instituições brasileiÂras, cubanas e mexicanas que, numa abordagem marxista, tratam da relação entre desenvolvimento psíquico e as condições de ensino e educação. Apresenta-se como resultado do trabalho que vem sendo realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente - GEÂPEDI, em várias direções: estudo e aprofundamento teórico nos campos da psicologia, pedagogia e didática marxista; intercâmbios interinstitucionais e internacionais com grupos de pesquisas que vêm se dedicando à temática, nessa abordagem; e divulgação e acessibilidade do conhecimento produzido na área. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/33605 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n57a2015-p17a19 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/33605 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n57a2015-p17a19 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/33605/17985 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Andréa Maturano Longarezi, Roberto Valdes Puentes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Andréa Maturano Longarezi, Roberto Valdes Puentes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 29 n. 57 (2015): v.29 n.57 jan./jun. 2015; 17-19 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1788355384775278592 |