HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSOLIDAÇÃO DA PESQUISA NACIONAL E AMPLIAÇÃO DOS ESPAÇOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11219 |
Resumo: | Trata-se da exposição de reflexões teóricas e de informações relevantes no âmbito da História da Educação, a partir de esforço de análise teórico-metodológica, da experiência de pesquisa acumulada e do conhecimento da historiografia produzida e das principais formas de divulgação cientifica da área, O olhar desenvolvido foi o sócio histórico e a modalidade de pesquisa foi a bibliográfica. Para tanto, foram consultados materiais históricos relacionados a discussão teórico-metodológica do campo e a produção de novos conhecimentos no âmbito da História da Educação. Constatou-se a reprodução, no Brasil, de um esforço internacional de construção de uma História da Educação. mais próxima da área da História, com aproximação de temáticas e metodologias do trabalho investigativo, no qual conjugaram-se, do ponto de vista onto-epistêmico, realismo e empirismo. Em seguida, apresentaram-se as sociedades, associações e os grupos de pesquisa institucionalizados nos país, bem como os eventos de divulgação cientifica mais importantes na área em âmbito internacional, nacional, regional e estadual- Por fim. foram apresentados os periódicos nacionais dedicados exclusivamente à temática da História da Educação. Contatou-se, desse modo, a ampliação e consolidação da pesquisa e dos veículos de socialização dos resultados das investigações na área de História da Educação no país. Palavras-Chave: História da Educação; Historiografia; Divulgação Científica. Abstract:This work deals with the exposition of theoretical reflections and relevant information in the area of History .of Education, based on the effort of theoretical and methodological analysis, the experience of collected research, and knowledge of the historiography produced and principal forms of scientific publication in this area. This was developed under a socio-historical perspective and bibliographical mode of research. As such, historical materials were consulted that are related to the theoretical-methodological discussion in the field and the production of new discoveries in the area of History of Education. The study showed the reproduction in Brazil of an international effort of constructing a History of Education. This is a History of Education closer to the area of History drawing on themes and methodologies of investigative work which coordinates realism and empiricism from an onto-epistemological viewpoint. Following this, established societies, associations and research groups were presented, as well as the most important events that propagate scientific work in this area on an international: national, regional and state level. Finally, national periodicals that are dedicated exclusively to the theme of History of Education were presented. In this way, this study showed the expansion and consolidation of research and Che vehicles of promulgation of the results of investigation in the area of History of Education in this country. Key words: History of Education; Historiography; Scientific Propagation. |
id |
UFU-2_5a2fd9b4f0be3031f3ee2aab7201be2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11219 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSOLIDAÇÃO DA PESQUISA NACIONAL E AMPLIAÇÃO DOS ESPAÇOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICAHistoria da EducaçãoHistoriografiaDivulgação CientificaTrata-se da exposição de reflexões teóricas e de informações relevantes no âmbito da História da Educação, a partir de esforço de análise teórico-metodológica, da experiência de pesquisa acumulada e do conhecimento da historiografia produzida e das principais formas de divulgação cientifica da área, O olhar desenvolvido foi o sócio histórico e a modalidade de pesquisa foi a bibliográfica. Para tanto, foram consultados materiais históricos relacionados a discussão teórico-metodológica do campo e a produção de novos conhecimentos no âmbito da História da Educação. Constatou-se a reprodução, no Brasil, de um esforço internacional de construção de uma História da Educação. mais próxima da área da História, com aproximação de temáticas e metodologias do trabalho investigativo, no qual conjugaram-se, do ponto de vista onto-epistêmico, realismo e empirismo. Em seguida, apresentaram-se as sociedades, associações e os grupos de pesquisa institucionalizados nos país, bem como os eventos de divulgação cientifica mais importantes na área em âmbito internacional, nacional, regional e estadual- Por fim. foram apresentados os periódicos nacionais dedicados exclusivamente à temática da História da Educação. Contatou-se, desse modo, a ampliação e consolidação da pesquisa e dos veículos de socialização dos resultados das investigações na área de História da Educação no país. Palavras-Chave: História da Educação; Historiografia; Divulgação Científica. Abstract:This work deals with the exposition of theoretical reflections and relevant information in the area of History .of Education, based on the effort of theoretical and methodological analysis, the experience of collected research, and knowledge of the historiography produced and principal forms of scientific publication in this area. This was developed under a socio-historical perspective and bibliographical mode of research. As such, historical materials were consulted that are related to the theoretical-methodological discussion in the field and the production of new discoveries in the area of History of Education. The study showed the reproduction in Brazil of an international effort of constructing a History of Education. This is a History of Education closer to the area of History drawing on themes and methodologies of investigative work which coordinates realism and empiricism from an onto-epistemological viewpoint. Following this, established societies, associations and research groups were presented, as well as the most important events that propagate scientific work in this area on an international: national, regional and state level. Finally, national periodicals that are dedicated exclusively to the theme of History of Education were presented. In this way, this study showed the expansion and consolidation of research and Che vehicles of promulgation of the results of investigation in the area of History of Education in this country. Key words: History of Education; Historiography; Scientific Propagation.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2010-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1121910.14393/REVEDFIL.v18nn. ESPa2004-11219Educação e Filosofia; v. 18 n. n. ESP (2004): v.18 n. Especial 2004; 05-221982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11219/6468Copyright (c) 2016 Decio Gatti Juniorhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGatti Junior, Décio2023-07-06T14:38:00Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11219Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-06T14:38Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSOLIDAÇÃO DA PESQUISA NACIONAL E AMPLIAÇÃO DOS ESPAÇOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA |
title |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSOLIDAÇÃO DA PESQUISA NACIONAL E AMPLIAÇÃO DOS ESPAÇOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA |
spellingShingle |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSOLIDAÇÃO DA PESQUISA NACIONAL E AMPLIAÇÃO DOS ESPAÇOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA Gatti Junior, Décio Historia da Educação Historiografia Divulgação Cientifica |
title_short |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSOLIDAÇÃO DA PESQUISA NACIONAL E AMPLIAÇÃO DOS ESPAÇOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA |
title_full |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSOLIDAÇÃO DA PESQUISA NACIONAL E AMPLIAÇÃO DOS ESPAÇOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA |
title_fullStr |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSOLIDAÇÃO DA PESQUISA NACIONAL E AMPLIAÇÃO DOS ESPAÇOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA |
title_full_unstemmed |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSOLIDAÇÃO DA PESQUISA NACIONAL E AMPLIAÇÃO DOS ESPAÇOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA |
title_sort |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSOLIDAÇÃO DA PESQUISA NACIONAL E AMPLIAÇÃO DOS ESPAÇOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA |
author |
Gatti Junior, Décio |
author_facet |
Gatti Junior, Décio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gatti Junior, Décio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Historia da Educação Historiografia Divulgação Cientifica |
topic |
Historia da Educação Historiografia Divulgação Cientifica |
description |
Trata-se da exposição de reflexões teóricas e de informações relevantes no âmbito da História da Educação, a partir de esforço de análise teórico-metodológica, da experiência de pesquisa acumulada e do conhecimento da historiografia produzida e das principais formas de divulgação cientifica da área, O olhar desenvolvido foi o sócio histórico e a modalidade de pesquisa foi a bibliográfica. Para tanto, foram consultados materiais históricos relacionados a discussão teórico-metodológica do campo e a produção de novos conhecimentos no âmbito da História da Educação. Constatou-se a reprodução, no Brasil, de um esforço internacional de construção de uma História da Educação. mais próxima da área da História, com aproximação de temáticas e metodologias do trabalho investigativo, no qual conjugaram-se, do ponto de vista onto-epistêmico, realismo e empirismo. Em seguida, apresentaram-se as sociedades, associações e os grupos de pesquisa institucionalizados nos país, bem como os eventos de divulgação cientifica mais importantes na área em âmbito internacional, nacional, regional e estadual- Por fim. foram apresentados os periódicos nacionais dedicados exclusivamente à temática da História da Educação. Contatou-se, desse modo, a ampliação e consolidação da pesquisa e dos veículos de socialização dos resultados das investigações na área de História da Educação no país. Palavras-Chave: História da Educação; Historiografia; Divulgação Científica. Abstract:This work deals with the exposition of theoretical reflections and relevant information in the area of History .of Education, based on the effort of theoretical and methodological analysis, the experience of collected research, and knowledge of the historiography produced and principal forms of scientific publication in this area. This was developed under a socio-historical perspective and bibliographical mode of research. As such, historical materials were consulted that are related to the theoretical-methodological discussion in the field and the production of new discoveries in the area of History of Education. The study showed the reproduction in Brazil of an international effort of constructing a History of Education. This is a History of Education closer to the area of History drawing on themes and methodologies of investigative work which coordinates realism and empiricism from an onto-epistemological viewpoint. Following this, established societies, associations and research groups were presented, as well as the most important events that propagate scientific work in this area on an international: national, regional and state level. Finally, national periodicals that are dedicated exclusively to the theme of History of Education were presented. In this way, this study showed the expansion and consolidation of research and Che vehicles of promulgation of the results of investigation in the area of History of Education in this country. Key words: History of Education; Historiography; Scientific Propagation. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11219 10.14393/REVEDFIL.v18nn. ESPa2004-11219 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11219 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v18nn. ESPa2004-11219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11219/6468 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Decio Gatti Junior http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Decio Gatti Junior http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 18 n. n. ESP (2004): v.18 n. Especial 2004; 05-22 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207233175519232 |