HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSOLIDAÇÃO DA PESQUISA NACIONAL E AMPLIAÇÃO DOS ESPAÇOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gatti Junior, Décio
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11219
Resumo: Trata-se da exposição de reflexões teóricas e de informações relevantes no âmbito da História da Educação, a partir de esforço de análise teórico-metodológica, da experiência de pesquisa acumulada e do conhecimento da historiografia produzida e das principais formas de divulgação cientifica da área, O olhar desenvolvido foi o sócio histórico e a modalidade de pesquisa foi a bibliográfica. Para tanto, foram consultados materiais históricos relacionados a discussão teórico-metodológica do campo e a produção de novos conhecimentos no âmbito da História da Educação. Constatou-se a reprodução, no Brasil, de um esforço internacional de construção de uma História da Educação. mais próxima da área da História, com aproximação de temáticas e metodologias do trabalho investigativo, no qual conjugaram-se, do ponto de vista onto-epistêmico, realismo e empirismo. Em seguida, apresentaram-se as sociedades, associações e os grupos de pesquisa institucionalizados nos país, bem como os eventos de divulgação cientifica mais importantes na área em âmbito internacional, nacional, regional e estadual- Por fim. foram apresentados os periódicos nacionais dedicados exclusivamente à temática da História da Educação. Contatou-se, desse modo, a ampliação e consolidação da pesquisa e dos veículos de socialização dos resultados das investigações na área de História da Educação no país. Palavras-Chave: História da Educação; Historiografia; Divulgação Científica.   Abstract:This work deals with the exposition of theoretical reflections and relevant information in the area of History .of Education, based on the effort of theoretical and methodological analysis, the experience of collected research, and knowledge of the historiography produced and principal forms of scientific publication in this area. This was developed under a socio-historical perspective and bibliographical mode of research. As such, historical materials were consulted that are related to the theoretical-methodological discussion in the field and the production of new discoveries in the area of History of Education. The study showed the reproduction in Brazil of an international effort of constructing a History of Education. This is a History of Education closer to the area of History drawing on themes and methodologies of investigative work which coordinates realism and empiricism from an onto-epistemological viewpoint. Following this, established societies, associations and research groups were presented, as well as the most important events that propagate scientific work in this area on an international: national, regional and state level. Finally, national periodicals that are dedicated exclusively to the theme of History of Education were presented. In this way, this study showed the expansion and consolidation of research and Che vehicles of promulgation of the results of investigation in the area of History of Education in this country. Key words: History of Education; Historiography; Scientific Propagation.
id UFU-2_5a2fd9b4f0be3031f3ee2aab7201be2b
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11219
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSOLIDAÇÃO DA PESQUISA NACIONAL E AMPLIAÇÃO DOS ESPAÇOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICAHistoria da EducaçãoHistoriografiaDivulgação CientificaTrata-se da exposição de reflexões teóricas e de informações relevantes no âmbito da História da Educação, a partir de esforço de análise teórico-metodológica, da experiência de pesquisa acumulada e do conhecimento da historiografia produzida e das principais formas de divulgação cientifica da área, O olhar desenvolvido foi o sócio histórico e a modalidade de pesquisa foi a bibliográfica. Para tanto, foram consultados materiais históricos relacionados a discussão teórico-metodológica do campo e a produção de novos conhecimentos no âmbito da História da Educação. Constatou-se a reprodução, no Brasil, de um esforço internacional de construção de uma História da Educação. mais próxima da área da História, com aproximação de temáticas e metodologias do trabalho investigativo, no qual conjugaram-se, do ponto de vista onto-epistêmico, realismo e empirismo. Em seguida, apresentaram-se as sociedades, associações e os grupos de pesquisa institucionalizados nos país, bem como os eventos de divulgação cientifica mais importantes na área em âmbito internacional, nacional, regional e estadual- Por fim. foram apresentados os periódicos nacionais dedicados exclusivamente à temática da História da Educação. Contatou-se, desse modo, a ampliação e consolidação da pesquisa e dos veículos de socialização dos resultados das investigações na área de História da Educação no país. Palavras-Chave: História da Educação; Historiografia; Divulgação Científica.   Abstract:This work deals with the exposition of theoretical reflections and relevant information in the area of History .of Education, based on the effort of theoretical and methodological analysis, the experience of collected research, and knowledge of the historiography produced and principal forms of scientific publication in this area. This was developed under a socio-historical perspective and bibliographical mode of research. As such, historical materials were consulted that are related to the theoretical-methodological discussion in the field and the production of new discoveries in the area of History of Education. The study showed the reproduction in Brazil of an international effort of constructing a History of Education. This is a History of Education closer to the area of History drawing on themes and methodologies of investigative work which coordinates realism and empiricism from an onto-epistemological viewpoint. Following this, established societies, associations and research groups were presented, as well as the most important events that propagate scientific work in this area on an international: national, regional and state level. Finally, national periodicals that are dedicated exclusively to the theme of History of Education were presented. In this way, this study showed the expansion and consolidation of research and Che vehicles of promulgation of the results of investigation in the area of History of Education in this country. Key words: History of Education; Historiography; Scientific Propagation.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2010-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1121910.14393/REVEDFIL.v18nn. ESPa2004-11219Educação e Filosofia; v. 18 n. n. ESP (2004): v.18 n. Especial 2004; 05-221982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11219/6468Copyright (c) 2016 Decio Gatti Juniorhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGatti Junior, Décio2023-07-06T14:38:00Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11219Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-06T14:38Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSOLIDAÇÃO DA PESQUISA NACIONAL E AMPLIAÇÃO DOS ESPAÇOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
title HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSOLIDAÇÃO DA PESQUISA NACIONAL E AMPLIAÇÃO DOS ESPAÇOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
spellingShingle HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSOLIDAÇÃO DA PESQUISA NACIONAL E AMPLIAÇÃO DOS ESPAÇOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Gatti Junior, Décio
Historia da Educação
Historiografia
Divulgação Cientifica
title_short HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSOLIDAÇÃO DA PESQUISA NACIONAL E AMPLIAÇÃO DOS ESPAÇOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
title_full HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSOLIDAÇÃO DA PESQUISA NACIONAL E AMPLIAÇÃO DOS ESPAÇOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
title_fullStr HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSOLIDAÇÃO DA PESQUISA NACIONAL E AMPLIAÇÃO DOS ESPAÇOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
title_full_unstemmed HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSOLIDAÇÃO DA PESQUISA NACIONAL E AMPLIAÇÃO DOS ESPAÇOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
title_sort HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSOLIDAÇÃO DA PESQUISA NACIONAL E AMPLIAÇÃO DOS ESPAÇOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
author Gatti Junior, Décio
author_facet Gatti Junior, Décio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gatti Junior, Décio
dc.subject.por.fl_str_mv Historia da Educação
Historiografia
Divulgação Cientifica
topic Historia da Educação
Historiografia
Divulgação Cientifica
description Trata-se da exposição de reflexões teóricas e de informações relevantes no âmbito da História da Educação, a partir de esforço de análise teórico-metodológica, da experiência de pesquisa acumulada e do conhecimento da historiografia produzida e das principais formas de divulgação cientifica da área, O olhar desenvolvido foi o sócio histórico e a modalidade de pesquisa foi a bibliográfica. Para tanto, foram consultados materiais históricos relacionados a discussão teórico-metodológica do campo e a produção de novos conhecimentos no âmbito da História da Educação. Constatou-se a reprodução, no Brasil, de um esforço internacional de construção de uma História da Educação. mais próxima da área da História, com aproximação de temáticas e metodologias do trabalho investigativo, no qual conjugaram-se, do ponto de vista onto-epistêmico, realismo e empirismo. Em seguida, apresentaram-se as sociedades, associações e os grupos de pesquisa institucionalizados nos país, bem como os eventos de divulgação cientifica mais importantes na área em âmbito internacional, nacional, regional e estadual- Por fim. foram apresentados os periódicos nacionais dedicados exclusivamente à temática da História da Educação. Contatou-se, desse modo, a ampliação e consolidação da pesquisa e dos veículos de socialização dos resultados das investigações na área de História da Educação no país. Palavras-Chave: História da Educação; Historiografia; Divulgação Científica.   Abstract:This work deals with the exposition of theoretical reflections and relevant information in the area of History .of Education, based on the effort of theoretical and methodological analysis, the experience of collected research, and knowledge of the historiography produced and principal forms of scientific publication in this area. This was developed under a socio-historical perspective and bibliographical mode of research. As such, historical materials were consulted that are related to the theoretical-methodological discussion in the field and the production of new discoveries in the area of History of Education. The study showed the reproduction in Brazil of an international effort of constructing a History of Education. This is a History of Education closer to the area of History drawing on themes and methodologies of investigative work which coordinates realism and empiricism from an onto-epistemological viewpoint. Following this, established societies, associations and research groups were presented, as well as the most important events that propagate scientific work in this area on an international: national, regional and state level. Finally, national periodicals that are dedicated exclusively to the theme of History of Education were presented. In this way, this study showed the expansion and consolidation of research and Che vehicles of promulgation of the results of investigation in the area of History of Education in this country. Key words: History of Education; Historiography; Scientific Propagation.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11219
10.14393/REVEDFIL.v18nn. ESPa2004-11219
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11219
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v18nn. ESPa2004-11219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11219/6468
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Decio Gatti Junior
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Decio Gatti Junior
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 18 n. n. ESP (2004): v.18 n. Especial 2004; 05-22
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207233175519232