Towards a habermasian concept of pedagogical action

Bibliographic Details
Main Author: Zaslavsky, Alexandre
Publication Date: 2018
Format: Article
Language: por
Source: Educação e Filosofia
Download full: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/34918
Summary: Para um conceito Habermasiano de ação pedagógica O presente artigo trata das implicações pedagógicas da teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas, em especial para um conceito de ação pedagógica. Mediante revisão das obras de Habermas e também da literatura específica, identifica uma tendência a compreender ação pedagógica enquanto processo argumentativo. Propõe conceito de ação pedagógica inscrito no discurso explicativo, cuja finalidade é a obtenção de entendimento quanto à inteligibilidade do significado. Desse modo, sugere solução ao problema da compatibilidade conceitual entre a pressuposição de simetria da ação comunicativa e de assimetria da ação pedagógica mediante a noção de uso didático da linguagem. Visa contribuir para a reflexão sobre uma didática comunicativa. Palavras-chave: Ação comunicativa; Discurso explicativo; Ação pedagógica; Tematização didática.  Towards a habermasian concept of pedagogical action Abstract: The present article deals with the pedagogical implications of the theory of communicative action, by Jürgen Habermas, specially to a concept of pedagogical action. Through the review of Habermas' work and also of the specific literature, identifies a tendency of understanding pedagogical action as argumentative process. Proposes a concept of pedagogical action inscribed in the explicative discourse, which goal is to obtain understanding concerning the inteligibility of the meaning. Thus, suggests a solution to the problem of the conceptual compatibility among the presupposition of symmetry of communicative action and the asymmetry of pedagogical action, by the notion of didactical use of language. It aims to contribute for the reflection about a communicative didactics. Keywords: Communicative action; Explicative discourse; Pedagogical action; Didactic thematization. Para um concepto habermasiano de acción pedagógica Resumen: El presente artículo trata de las implicaciones pedagógica de la teoría de la acción comunicativa, de Jürgen habermas, en especial para un concepto de acción pedagógica. Mediante revisión de las obras de Habermas y también de la literatura específica, identifica una tendencia a compreender la acción pedagógica encuanto proceso argumentativo. Propone un concepto de acción pedagógica inscripto en el discurso explicativo, cuya finalidad es la obtención de entendimiento cuanto a la inteligibilidad del significado. Por lo tanto, sugiere solución a lo problema de la compatibilidad conceptual entre la presuposición de simetría de la acción comunicativa y la asimetría de la acción pedagógica, mediante la noción de uso didáctico del lenguage. Pretende contribuir para la reflexión sobre didáctica comunicativa. Palabras-claves: Acción comunicativa; Discurso explicativo; Acción pedagógica; Tematización didáctica. Data de registro: 26/06/2016 Data de aceite: 19/04/2017
id UFU-2_a5b474d806687c1e7a7ddecaeec5e199
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/34918
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Towards a habermasian concept of pedagogical actionPara um concepto habermasiano de acción pedagógicaPara um conceito Habermasiano de ação pedagógicaAção comunicativaDiscurso explicativoAção pedagógicaTematização didáticaPara um conceito Habermasiano de ação pedagógica O presente artigo trata das implicações pedagógicas da teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas, em especial para um conceito de ação pedagógica. Mediante revisão das obras de Habermas e também da literatura específica, identifica uma tendência a compreender ação pedagógica enquanto processo argumentativo. Propõe conceito de ação pedagógica inscrito no discurso explicativo, cuja finalidade é a obtenção de entendimento quanto à inteligibilidade do significado. Desse modo, sugere solução ao problema da compatibilidade conceitual entre a pressuposição de simetria da ação comunicativa e de assimetria da ação pedagógica mediante a noção de uso didático da linguagem. Visa contribuir para a reflexão sobre uma didática comunicativa. Palavras-chave: Ação comunicativa; Discurso explicativo; Ação pedagógica; Tematização didática.  Towards a habermasian concept of pedagogical action Abstract: The present article deals with the pedagogical implications of the theory of communicative action, by Jürgen Habermas, specially to a concept of pedagogical action. Through the review of Habermas' work and also of the specific literature, identifies a tendency of understanding pedagogical action as argumentative process. Proposes a concept of pedagogical action inscribed in the explicative discourse, which goal is to obtain understanding concerning the inteligibility of the meaning. Thus, suggests a solution to the problem of the conceptual compatibility among the presupposition of symmetry of communicative action and the asymmetry of pedagogical action, by the notion of didactical use of language. It aims to contribute for the reflection about a communicative didactics. Keywords: Communicative action; Explicative discourse; Pedagogical action; Didactic thematization. Para um concepto habermasiano de acción pedagógica Resumen: El presente artículo trata de las implicaciones pedagógica de la teoría de la acción comunicativa, de Jürgen habermas, en especial para un concepto de acción pedagógica. Mediante revisión de las obras de Habermas y también de la literatura específica, identifica una tendencia a compreender la acción pedagógica encuanto proceso argumentativo. Propone un concepto de acción pedagógica inscripto en el discurso explicativo, cuya finalidad es la obtención de entendimiento cuanto a la inteligibilidad del significado. Por lo tanto, sugiere solución a lo problema de la compatibilidad conceptual entre la presuposición de simetría de la acción comunicativa y la asimetría de la acción pedagógica, mediante la noción de uso didáctico del lenguage. Pretende contribuir para la reflexión sobre didáctica comunicativa. Palabras-claves: Acción comunicativa; Discurso explicativo; Acción pedagógica; Tematización didáctica. Data de registro: 26/06/2016 Data de aceite: 19/04/2017EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2018-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/3491810.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-11Educação e Filosofia; v. 32 n. 65 (2018): v.32 n.65 maio/ago. 2018; 747-7631982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/34918/38147https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/34918/38148Copyright (c) 2018 Alexandre Zaslavskyhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZaslavsky, Alexandre2024-02-20T12:31:29Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/34918Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-02-20T12:31:29Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Towards a habermasian concept of pedagogical action
Para um concepto habermasiano de acción pedagógica
Para um conceito Habermasiano de ação pedagógica
title Towards a habermasian concept of pedagogical action
spellingShingle Towards a habermasian concept of pedagogical action
Zaslavsky, Alexandre
Ação comunicativa
Discurso explicativo
Ação pedagógica
Tematização didática
title_short Towards a habermasian concept of pedagogical action
title_full Towards a habermasian concept of pedagogical action
title_fullStr Towards a habermasian concept of pedagogical action
title_full_unstemmed Towards a habermasian concept of pedagogical action
title_sort Towards a habermasian concept of pedagogical action
author Zaslavsky, Alexandre
author_facet Zaslavsky, Alexandre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zaslavsky, Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Ação comunicativa
Discurso explicativo
Ação pedagógica
Tematização didática
topic Ação comunicativa
Discurso explicativo
Ação pedagógica
Tematização didática
description Para um conceito Habermasiano de ação pedagógica O presente artigo trata das implicações pedagógicas da teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas, em especial para um conceito de ação pedagógica. Mediante revisão das obras de Habermas e também da literatura específica, identifica uma tendência a compreender ação pedagógica enquanto processo argumentativo. Propõe conceito de ação pedagógica inscrito no discurso explicativo, cuja finalidade é a obtenção de entendimento quanto à inteligibilidade do significado. Desse modo, sugere solução ao problema da compatibilidade conceitual entre a pressuposição de simetria da ação comunicativa e de assimetria da ação pedagógica mediante a noção de uso didático da linguagem. Visa contribuir para a reflexão sobre uma didática comunicativa. Palavras-chave: Ação comunicativa; Discurso explicativo; Ação pedagógica; Tematização didática.  Towards a habermasian concept of pedagogical action Abstract: The present article deals with the pedagogical implications of the theory of communicative action, by Jürgen Habermas, specially to a concept of pedagogical action. Through the review of Habermas' work and also of the specific literature, identifies a tendency of understanding pedagogical action as argumentative process. Proposes a concept of pedagogical action inscribed in the explicative discourse, which goal is to obtain understanding concerning the inteligibility of the meaning. Thus, suggests a solution to the problem of the conceptual compatibility among the presupposition of symmetry of communicative action and the asymmetry of pedagogical action, by the notion of didactical use of language. It aims to contribute for the reflection about a communicative didactics. Keywords: Communicative action; Explicative discourse; Pedagogical action; Didactic thematization. Para um concepto habermasiano de acción pedagógica Resumen: El presente artículo trata de las implicaciones pedagógica de la teoría de la acción comunicativa, de Jürgen habermas, en especial para un concepto de acción pedagógica. Mediante revisión de las obras de Habermas y también de la literatura específica, identifica una tendencia a compreender la acción pedagógica encuanto proceso argumentativo. Propone un concepto de acción pedagógica inscripto en el discurso explicativo, cuya finalidad es la obtención de entendimiento cuanto a la inteligibilidad del significado. Por lo tanto, sugiere solución a lo problema de la compatibilidad conceptual entre la presuposición de simetría de la acción comunicativa y la asimetría de la acción pedagógica, mediante la noción de uso didáctico del lenguage. Pretende contribuir para la reflexión sobre didáctica comunicativa. Palabras-claves: Acción comunicativa; Discurso explicativo; Acción pedagógica; Tematización didáctica. Data de registro: 26/06/2016 Data de aceite: 19/04/2017
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/34918
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-11
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/34918
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/34918/38147
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/34918/38148
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Alexandre Zaslavsky
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Alexandre Zaslavsky
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 32 n. 65 (2018): v.32 n.65 maio/ago. 2018; 747-763
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207229206659072