Towards a habermasian concept of pedagogical action
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2018 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Educação e Filosofia |
Download full: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/34918 |
Summary: | Para um conceito Habermasiano de ação pedagógica O presente artigo trata das implicações pedagógicas da teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas, em especial para um conceito de ação pedagógica. Mediante revisão das obras de Habermas e também da literatura específica, identifica uma tendência a compreender ação pedagógica enquanto processo argumentativo. Propõe conceito de ação pedagógica inscrito no discurso explicativo, cuja finalidade é a obtenção de entendimento quanto à inteligibilidade do significado. Desse modo, sugere solução ao problema da compatibilidade conceitual entre a pressuposição de simetria da ação comunicativa e de assimetria da ação pedagógica mediante a noção de uso didático da linguagem. Visa contribuir para a reflexão sobre uma didática comunicativa. Palavras-chave: Ação comunicativa; Discurso explicativo; Ação pedagógica; Tematização didática. Towards a habermasian concept of pedagogical action Abstract: The present article deals with the pedagogical implications of the theory of communicative action, by Jürgen Habermas, specially to a concept of pedagogical action. Through the review of Habermas' work and also of the specific literature, identifies a tendency of understanding pedagogical action as argumentative process. Proposes a concept of pedagogical action inscribed in the explicative discourse, which goal is to obtain understanding concerning the inteligibility of the meaning. Thus, suggests a solution to the problem of the conceptual compatibility among the presupposition of symmetry of communicative action and the asymmetry of pedagogical action, by the notion of didactical use of language. It aims to contribute for the reflection about a communicative didactics. Keywords: Communicative action; Explicative discourse; Pedagogical action; Didactic thematization. Para um concepto habermasiano de acción pedagógica Resumen: El presente artículo trata de las implicaciones pedagógica de la teoría de la acción comunicativa, de Jürgen habermas, en especial para un concepto de acción pedagógica. Mediante revisión de las obras de Habermas y también de la literatura específica, identifica una tendencia a compreender la acción pedagógica encuanto proceso argumentativo. Propone un concepto de acción pedagógica inscripto en el discurso explicativo, cuya finalidad es la obtención de entendimiento cuanto a la inteligibilidad del significado. Por lo tanto, sugiere solución a lo problema de la compatibilidad conceptual entre la presuposición de simetría de la acción comunicativa y la asimetría de la acción pedagógica, mediante la noción de uso didáctico del lenguage. Pretende contribuir para la reflexión sobre didáctica comunicativa. Palabras-claves: Acción comunicativa; Discurso explicativo; Acción pedagógica; Tematización didáctica. Data de registro: 26/06/2016 Data de aceite: 19/04/2017 |
id |
UFU-2_a5b474d806687c1e7a7ddecaeec5e199 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/34918 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Towards a habermasian concept of pedagogical actionPara um concepto habermasiano de acción pedagógicaPara um conceito Habermasiano de ação pedagógicaAção comunicativaDiscurso explicativoAção pedagógicaTematização didáticaPara um conceito Habermasiano de ação pedagógica O presente artigo trata das implicações pedagógicas da teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas, em especial para um conceito de ação pedagógica. Mediante revisão das obras de Habermas e também da literatura específica, identifica uma tendência a compreender ação pedagógica enquanto processo argumentativo. Propõe conceito de ação pedagógica inscrito no discurso explicativo, cuja finalidade é a obtenção de entendimento quanto à inteligibilidade do significado. Desse modo, sugere solução ao problema da compatibilidade conceitual entre a pressuposição de simetria da ação comunicativa e de assimetria da ação pedagógica mediante a noção de uso didático da linguagem. Visa contribuir para a reflexão sobre uma didática comunicativa. Palavras-chave: Ação comunicativa; Discurso explicativo; Ação pedagógica; Tematização didática. Towards a habermasian concept of pedagogical action Abstract: The present article deals with the pedagogical implications of the theory of communicative action, by Jürgen Habermas, specially to a concept of pedagogical action. Through the review of Habermas' work and also of the specific literature, identifies a tendency of understanding pedagogical action as argumentative process. Proposes a concept of pedagogical action inscribed in the explicative discourse, which goal is to obtain understanding concerning the inteligibility of the meaning. Thus, suggests a solution to the problem of the conceptual compatibility among the presupposition of symmetry of communicative action and the asymmetry of pedagogical action, by the notion of didactical use of language. It aims to contribute for the reflection about a communicative didactics. Keywords: Communicative action; Explicative discourse; Pedagogical action; Didactic thematization. Para um concepto habermasiano de acción pedagógica Resumen: El presente artículo trata de las implicaciones pedagógica de la teoría de la acción comunicativa, de Jürgen habermas, en especial para un concepto de acción pedagógica. Mediante revisión de las obras de Habermas y también de la literatura específica, identifica una tendencia a compreender la acción pedagógica encuanto proceso argumentativo. Propone un concepto de acción pedagógica inscripto en el discurso explicativo, cuya finalidad es la obtención de entendimiento cuanto a la inteligibilidad del significado. Por lo tanto, sugiere solución a lo problema de la compatibilidad conceptual entre la presuposición de simetría de la acción comunicativa y la asimetría de la acción pedagógica, mediante la noción de uso didáctico del lenguage. Pretende contribuir para la reflexión sobre didáctica comunicativa. Palabras-claves: Acción comunicativa; Discurso explicativo; Acción pedagógica; Tematización didáctica. Data de registro: 26/06/2016 Data de aceite: 19/04/2017EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2018-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/3491810.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-11Educação e Filosofia; v. 32 n. 65 (2018): v.32 n.65 maio/ago. 2018; 747-7631982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/34918/38147https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/34918/38148Copyright (c) 2018 Alexandre Zaslavskyhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZaslavsky, Alexandre2024-02-20T12:31:29Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/34918Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-02-20T12:31:29Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Towards a habermasian concept of pedagogical action Para um concepto habermasiano de acción pedagógica Para um conceito Habermasiano de ação pedagógica |
title |
Towards a habermasian concept of pedagogical action |
spellingShingle |
Towards a habermasian concept of pedagogical action Zaslavsky, Alexandre Ação comunicativa Discurso explicativo Ação pedagógica Tematização didática |
title_short |
Towards a habermasian concept of pedagogical action |
title_full |
Towards a habermasian concept of pedagogical action |
title_fullStr |
Towards a habermasian concept of pedagogical action |
title_full_unstemmed |
Towards a habermasian concept of pedagogical action |
title_sort |
Towards a habermasian concept of pedagogical action |
author |
Zaslavsky, Alexandre |
author_facet |
Zaslavsky, Alexandre |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zaslavsky, Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ação comunicativa Discurso explicativo Ação pedagógica Tematização didática |
topic |
Ação comunicativa Discurso explicativo Ação pedagógica Tematização didática |
description |
Para um conceito Habermasiano de ação pedagógica O presente artigo trata das implicações pedagógicas da teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas, em especial para um conceito de ação pedagógica. Mediante revisão das obras de Habermas e também da literatura específica, identifica uma tendência a compreender ação pedagógica enquanto processo argumentativo. Propõe conceito de ação pedagógica inscrito no discurso explicativo, cuja finalidade é a obtenção de entendimento quanto à inteligibilidade do significado. Desse modo, sugere solução ao problema da compatibilidade conceitual entre a pressuposição de simetria da ação comunicativa e de assimetria da ação pedagógica mediante a noção de uso didático da linguagem. Visa contribuir para a reflexão sobre uma didática comunicativa. Palavras-chave: Ação comunicativa; Discurso explicativo; Ação pedagógica; Tematização didática. Towards a habermasian concept of pedagogical action Abstract: The present article deals with the pedagogical implications of the theory of communicative action, by Jürgen Habermas, specially to a concept of pedagogical action. Through the review of Habermas' work and also of the specific literature, identifies a tendency of understanding pedagogical action as argumentative process. Proposes a concept of pedagogical action inscribed in the explicative discourse, which goal is to obtain understanding concerning the inteligibility of the meaning. Thus, suggests a solution to the problem of the conceptual compatibility among the presupposition of symmetry of communicative action and the asymmetry of pedagogical action, by the notion of didactical use of language. It aims to contribute for the reflection about a communicative didactics. Keywords: Communicative action; Explicative discourse; Pedagogical action; Didactic thematization. Para um concepto habermasiano de acción pedagógica Resumen: El presente artículo trata de las implicaciones pedagógica de la teoría de la acción comunicativa, de Jürgen habermas, en especial para un concepto de acción pedagógica. Mediante revisión de las obras de Habermas y también de la literatura específica, identifica una tendencia a compreender la acción pedagógica encuanto proceso argumentativo. Propone un concepto de acción pedagógica inscripto en el discurso explicativo, cuya finalidad es la obtención de entendimiento cuanto a la inteligibilidad del significado. Por lo tanto, sugiere solución a lo problema de la compatibilidad conceptual entre la presuposición de simetría de la acción comunicativa y la asimetría de la acción pedagógica, mediante la noción de uso didáctico del lenguage. Pretende contribuir para la reflexión sobre didáctica comunicativa. Palabras-claves: Acción comunicativa; Discurso explicativo; Acción pedagógica; Tematización didáctica. Data de registro: 26/06/2016 Data de aceite: 19/04/2017 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/34918 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-11 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/34918 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-11 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/34918/38147 https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/34918/38148 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Alexandre Zaslavsky http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Alexandre Zaslavsky http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 32 n. 65 (2018): v.32 n.65 maio/ago. 2018; 747-763 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207229206659072 |