A função da imitação no projeto educativo da República e a questão do estilo imitativo dos diálogos de Platão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cecílio, Guilherme da Costa Assunção
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32641
Resumo: A função da imitação no projeto educativo da República e a questão do estilo imitativo dos diálogos de Platão Resumo: O correto entendimento da teoria platônica da imitação – μίμησις – evidencia que o filósofo não tem objeções à imitação em si; muito pelo contrário, ela é um recurso de grande importância para seu projeto educativo e filosófico. Essa compreensão nos possibilita redimensionar a crítica à poesia apresentada na República e também justificar o gênero de sua obra filosófica. Palavras-chave: Platão; República; Imitação; Educação. The role of imitation in the Republic's educational project and the question of the imitative style of Plato's dialogues Abstract: The correct understanding of Plato’s theory of imitation – μίμησις – shows that the philosopher does not have any objection to imitation as such; on the contrary, it is a resource of the utmost importance to his educational and philosophical project. This understanding allows us to grasp the real scope of the critique of poetry presented in his Republic and to justify the style of his own philosophical work.   Keywords: Plato; Republic; Imitation; Education. La funzione dell'imitazione nel progetto educativo della Repubblica e la questione delllo stile imitativo dei dialoghi di Platone Riassunto: La corretta comprensione della teoria platonica dell'imitazione - μίμησις - evidenzia che il filosofo non ha obiezioni sull'imitazione in sé; al contrario, essa è una risorsa di grande importanza per il suo progetto educativo e filosofico. Questa comprensione ci permette di ridimensionare la critica alla poesia presentata nella Repubblica e anche di giustificare il genere della sua opera filosofica. Parole chiave: Platone; Repubblica; Imitazione; Educazione. Data de registro: 19/12/2015 Data de aceite: 18/05/2016
id UFU-2_a85164cdc2cd0708b6e5b595a5597a82
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/32641
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling A função da imitação no projeto educativo da República e a questão do estilo imitativo dos diálogos de PlatãoPlatãoRepúblicaImitaçãoEducaçãoA função da imitação no projeto educativo da República e a questão do estilo imitativo dos diálogos de Platão Resumo: O correto entendimento da teoria platônica da imitação – μίμησις – evidencia que o filósofo não tem objeções à imitação em si; muito pelo contrário, ela é um recurso de grande importância para seu projeto educativo e filosófico. Essa compreensão nos possibilita redimensionar a crítica à poesia apresentada na República e também justificar o gênero de sua obra filosófica. Palavras-chave: Platão; República; Imitação; Educação. The role of imitation in the Republic's educational project and the question of the imitative style of Plato's dialogues Abstract: The correct understanding of Plato’s theory of imitation – μίμησις – shows that the philosopher does not have any objection to imitation as such; on the contrary, it is a resource of the utmost importance to his educational and philosophical project. This understanding allows us to grasp the real scope of the critique of poetry presented in his Republic and to justify the style of his own philosophical work.   Keywords: Plato; Republic; Imitation; Education. La funzione dell'imitazione nel progetto educativo della Repubblica e la questione delllo stile imitativo dei dialoghi di Platone Riassunto: La corretta comprensione della teoria platonica dell'imitazione - μίμησις - evidenzia che il filosofo non ha obiezioni sull'imitazione in sé; al contrario, essa è una risorsa di grande importanza per il suo progetto educativo e filosofico. Questa comprensione ci permette di ridimensionare la critica alla poesia presentata nella Repubblica e anche di giustificare il genere della sua opera filosofica. Parole chiave: Platone; Repubblica; Imitazione; Educazione. Data de registro: 19/12/2015 Data de aceite: 18/05/2016EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2017-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/3264110.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n62a2017-p943a957Educação e Filosofia; v. 31 n. 62 (2017): v.31 n.62 maio/ago. 2017; 943-9571982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32641/22107Copyright (c) 2017 Guilherme da Costa Assunção Cecíliohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCecílio, Guilherme da Costa Assunção2023-06-07T13:04:13Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/32641Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-07T13:04:13Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A função da imitação no projeto educativo da República e a questão do estilo imitativo dos diálogos de Platão
title A função da imitação no projeto educativo da República e a questão do estilo imitativo dos diálogos de Platão
spellingShingle A função da imitação no projeto educativo da República e a questão do estilo imitativo dos diálogos de Platão
Cecílio, Guilherme da Costa Assunção
Platão
República
Imitação
Educação
title_short A função da imitação no projeto educativo da República e a questão do estilo imitativo dos diálogos de Platão
title_full A função da imitação no projeto educativo da República e a questão do estilo imitativo dos diálogos de Platão
title_fullStr A função da imitação no projeto educativo da República e a questão do estilo imitativo dos diálogos de Platão
title_full_unstemmed A função da imitação no projeto educativo da República e a questão do estilo imitativo dos diálogos de Platão
title_sort A função da imitação no projeto educativo da República e a questão do estilo imitativo dos diálogos de Platão
author Cecílio, Guilherme da Costa Assunção
author_facet Cecílio, Guilherme da Costa Assunção
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cecílio, Guilherme da Costa Assunção
dc.subject.por.fl_str_mv Platão
República
Imitação
Educação
topic Platão
República
Imitação
Educação
description A função da imitação no projeto educativo da República e a questão do estilo imitativo dos diálogos de Platão Resumo: O correto entendimento da teoria platônica da imitação – μίμησις – evidencia que o filósofo não tem objeções à imitação em si; muito pelo contrário, ela é um recurso de grande importância para seu projeto educativo e filosófico. Essa compreensão nos possibilita redimensionar a crítica à poesia apresentada na República e também justificar o gênero de sua obra filosófica. Palavras-chave: Platão; República; Imitação; Educação. The role of imitation in the Republic's educational project and the question of the imitative style of Plato's dialogues Abstract: The correct understanding of Plato’s theory of imitation – μίμησις – shows that the philosopher does not have any objection to imitation as such; on the contrary, it is a resource of the utmost importance to his educational and philosophical project. This understanding allows us to grasp the real scope of the critique of poetry presented in his Republic and to justify the style of his own philosophical work.   Keywords: Plato; Republic; Imitation; Education. La funzione dell'imitazione nel progetto educativo della Repubblica e la questione delllo stile imitativo dei dialoghi di Platone Riassunto: La corretta comprensione della teoria platonica dell'imitazione - μίμησις - evidenzia che il filosofo non ha obiezioni sull'imitazione in sé; al contrario, essa è una risorsa di grande importanza per il suo progetto educativo e filosofico. Questa comprensione ci permette di ridimensionare la critica alla poesia presentata nella Repubblica e anche di giustificare il genere della sua opera filosofica. Parole chiave: Platone; Repubblica; Imitazione; Educazione. Data de registro: 19/12/2015 Data de aceite: 18/05/2016
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32641
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n62a2017-p943a957
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32641
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n62a2017-p943a957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32641/22107
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Guilherme da Costa Assunção Cecílio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Guilherme da Costa Assunção Cecílio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 31 n. 62 (2017): v.31 n.62 maio/ago. 2017; 943-957
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207233827733504