A BIOGRAFIA DA NAÇÃO COMO PEDAGOGIA DA FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO NO BRASIL IMPÉRIO: JOAQUIM MANUEL DE MACEDO DO I.H.G.B E SUAS LIÇÕES DE HISTÓRIA DO BRASIL A PARTIR DO IMPERIAL COLÉGIO DE PEDRO II.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gatti Junior, Decio
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11231
Resumo: Introdução – Em novembro de 2000 tive a grata satisfação de conhecer pessoalmente Selma de Mattos, do departamento de História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, durante o I Congresso Brasileiro de História da Educação, promovido pela recém-criada Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Este contato somava-se ao conhecimento de seu texto Lições de Macedo: uma pedagogia do súdito cidadão no Império do Brasil (Mattos, 1998). Texto este que sintetizava os resultados alcançados em pesquisa realizada no âmbito do mestrado defendido pela autora no IESAE-FGV, em 1992, sob a orientação do Prof. Dr. José Silvério Baia Horta. Porém dado o limite de páginas, o texto de 1998 não tornava pública a riqueza de ideias contidas no texto da dissertação. Desse modo, causou-me satisfação saber que o texto integral da dissertação defendida por Selma Rinaldi Mattos encontrava-se disponível por meio da publicação da obra O Brasil em Lições: a história como disciplina escolar em Joaquim Manuel de Macedo, pela Access Editora, em 2000. Adquiri o livro que devidamente autografado tornar-se-ia, em breve, objeto de leitura dedicada dada minha vinculação com a pesquisa e o ensino da História da Educação. Agregou-se a esse interesse pessoal o aceite de sugestão muito em vinda de Ana Chystina Venancio Mignot, da Universidade Estatual do Rio de Janeiro, para que eu procedesse à resenha da obra então lançada, o que torno público a partir de agora. [...]
id UFU-2_b06bdd608b389f67002f9a5c01db8cc6
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11231
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling A BIOGRAFIA DA NAÇÃO COMO PEDAGOGIA DA FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO NO BRASIL IMPÉRIO: JOAQUIM MANUEL DE MACEDO DO I.H.G.B E SUAS LIÇÕES DE HISTÓRIA DO BRASIL A PARTIR DO IMPERIAL COLÉGIO DE PEDRO II.Brasil impérioEducaçãoPedagogia de formaçãoIntrodução – Em novembro de 2000 tive a grata satisfação de conhecer pessoalmente Selma de Mattos, do departamento de História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, durante o I Congresso Brasileiro de História da Educação, promovido pela recém-criada Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Este contato somava-se ao conhecimento de seu texto Lições de Macedo: uma pedagogia do súdito cidadão no Império do Brasil (Mattos, 1998). Texto este que sintetizava os resultados alcançados em pesquisa realizada no âmbito do mestrado defendido pela autora no IESAE-FGV, em 1992, sob a orientação do Prof. Dr. José Silvério Baia Horta. Porém dado o limite de páginas, o texto de 1998 não tornava pública a riqueza de ideias contidas no texto da dissertação. Desse modo, causou-me satisfação saber que o texto integral da dissertação defendida por Selma Rinaldi Mattos encontrava-se disponível por meio da publicação da obra O Brasil em Lições: a história como disciplina escolar em Joaquim Manuel de Macedo, pela Access Editora, em 2000. Adquiri o livro que devidamente autografado tornar-se-ia, em breve, objeto de leitura dedicada dada minha vinculação com a pesquisa e o ensino da História da Educação. Agregou-se a esse interesse pessoal o aceite de sugestão muito em vinda de Ana Chystina Venancio Mignot, da Universidade Estatual do Rio de Janeiro, para que eu procedesse à resenha da obra então lançada, o que torno público a partir de agora. [...]EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2010-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1123110.14393/REVEDFIL.v18nn. ESPa2004-11231Educação e Filosofia; v. 18 n. n. ESP (2004): v.18 n. Especial 2004; 237-2441982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11231/6478Copyright (c) 2016 Decio Gatti Juniorhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGatti Junior, Decio2023-07-20T11:26:57Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11231Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-20T11:26:57Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A BIOGRAFIA DA NAÇÃO COMO PEDAGOGIA DA FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO NO BRASIL IMPÉRIO: JOAQUIM MANUEL DE MACEDO DO I.H.G.B E SUAS LIÇÕES DE HISTÓRIA DO BRASIL A PARTIR DO IMPERIAL COLÉGIO DE PEDRO II.
title A BIOGRAFIA DA NAÇÃO COMO PEDAGOGIA DA FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO NO BRASIL IMPÉRIO: JOAQUIM MANUEL DE MACEDO DO I.H.G.B E SUAS LIÇÕES DE HISTÓRIA DO BRASIL A PARTIR DO IMPERIAL COLÉGIO DE PEDRO II.
spellingShingle A BIOGRAFIA DA NAÇÃO COMO PEDAGOGIA DA FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO NO BRASIL IMPÉRIO: JOAQUIM MANUEL DE MACEDO DO I.H.G.B E SUAS LIÇÕES DE HISTÓRIA DO BRASIL A PARTIR DO IMPERIAL COLÉGIO DE PEDRO II.
Gatti Junior, Decio
Brasil império
Educação
Pedagogia de formação
title_short A BIOGRAFIA DA NAÇÃO COMO PEDAGOGIA DA FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO NO BRASIL IMPÉRIO: JOAQUIM MANUEL DE MACEDO DO I.H.G.B E SUAS LIÇÕES DE HISTÓRIA DO BRASIL A PARTIR DO IMPERIAL COLÉGIO DE PEDRO II.
title_full A BIOGRAFIA DA NAÇÃO COMO PEDAGOGIA DA FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO NO BRASIL IMPÉRIO: JOAQUIM MANUEL DE MACEDO DO I.H.G.B E SUAS LIÇÕES DE HISTÓRIA DO BRASIL A PARTIR DO IMPERIAL COLÉGIO DE PEDRO II.
title_fullStr A BIOGRAFIA DA NAÇÃO COMO PEDAGOGIA DA FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO NO BRASIL IMPÉRIO: JOAQUIM MANUEL DE MACEDO DO I.H.G.B E SUAS LIÇÕES DE HISTÓRIA DO BRASIL A PARTIR DO IMPERIAL COLÉGIO DE PEDRO II.
title_full_unstemmed A BIOGRAFIA DA NAÇÃO COMO PEDAGOGIA DA FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO NO BRASIL IMPÉRIO: JOAQUIM MANUEL DE MACEDO DO I.H.G.B E SUAS LIÇÕES DE HISTÓRIA DO BRASIL A PARTIR DO IMPERIAL COLÉGIO DE PEDRO II.
title_sort A BIOGRAFIA DA NAÇÃO COMO PEDAGOGIA DA FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO NO BRASIL IMPÉRIO: JOAQUIM MANUEL DE MACEDO DO I.H.G.B E SUAS LIÇÕES DE HISTÓRIA DO BRASIL A PARTIR DO IMPERIAL COLÉGIO DE PEDRO II.
author Gatti Junior, Decio
author_facet Gatti Junior, Decio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gatti Junior, Decio
dc.subject.por.fl_str_mv Brasil império
Educação
Pedagogia de formação
topic Brasil império
Educação
Pedagogia de formação
description Introdução – Em novembro de 2000 tive a grata satisfação de conhecer pessoalmente Selma de Mattos, do departamento de História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, durante o I Congresso Brasileiro de História da Educação, promovido pela recém-criada Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Este contato somava-se ao conhecimento de seu texto Lições de Macedo: uma pedagogia do súdito cidadão no Império do Brasil (Mattos, 1998). Texto este que sintetizava os resultados alcançados em pesquisa realizada no âmbito do mestrado defendido pela autora no IESAE-FGV, em 1992, sob a orientação do Prof. Dr. José Silvério Baia Horta. Porém dado o limite de páginas, o texto de 1998 não tornava pública a riqueza de ideias contidas no texto da dissertação. Desse modo, causou-me satisfação saber que o texto integral da dissertação defendida por Selma Rinaldi Mattos encontrava-se disponível por meio da publicação da obra O Brasil em Lições: a história como disciplina escolar em Joaquim Manuel de Macedo, pela Access Editora, em 2000. Adquiri o livro que devidamente autografado tornar-se-ia, em breve, objeto de leitura dedicada dada minha vinculação com a pesquisa e o ensino da História da Educação. Agregou-se a esse interesse pessoal o aceite de sugestão muito em vinda de Ana Chystina Venancio Mignot, da Universidade Estatual do Rio de Janeiro, para que eu procedesse à resenha da obra então lançada, o que torno público a partir de agora. [...]
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11231
10.14393/REVEDFIL.v18nn. ESPa2004-11231
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11231
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v18nn. ESPa2004-11231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11231/6478
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Decio Gatti Junior
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Decio Gatti Junior
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 18 n. n. ESP (2004): v.18 n. Especial 2004; 237-244
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207233198587904