Psicologia e Inclusão: Uma proposta de intervenção aos estudantes com deficiência no Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ciantelli, Ana Paula Camilo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Leite, Lúcia Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60803
Resumo: Resumo: O estudo objetivou analisar os efeitos de uma proposta de intervenção da área da Psicologia Escolar e Educacional, voltada para a inclusão social e educacional de estudantes com deficiência no contexto universitário. Participaram quatro estudantes (três com deficiência física e um com transtorno do espectro autista), matriculados numa universidade pública brasileira. A coleta de dados ocorreu em três etapas: 1) entrevistas abertas individuais e aplicação de instrumentos; 2) intervenção grupal; 3) entrevistas individuais e reaplicação dos instrumentos. Neste texto, serão destacados os procedimentos qualitativos e suas respectivas análises, iluminando as atuações do profissional da Psicologia como mediador e facilitador, por meio de uma análise crítica dos encontros e análise pelo núcleo de significação dos relatos obtidos nas entrevistas. Pode-se dizer que o programa de intervenção de apoio psicológico se configurou como um local de escuta, acolhimento e voz de estudantes com deficiência na instituição. Conclui-se que a Psicologia Escolar e Educacional pode contribuir para favorecer o empoderamento de estudantes com deficiência, seu desenvolvimento pessoal, social e acadêmico, possibilitando uma participação mais ativa desses sujeitos no Ensino Superior. Palavras-chave: Ensino Superior; Educação Inclusiva; Pessoas com Deficiência; Inclusão Social; Psicologia Psychology and Inclusion: Intervention proposition of students with disability in Higher Education Abstract: This study’s goal was to analyze the effects of an intervention proposition in the area of School and Educational Psychology, aimed at the social and educational inclusion of students with disability in the University context. Four students have participated (three of them with physical disabilities and one with Autistic Spectrum Disorders), enrolled in a Brazilian public university. Data collection occurred in three stages: 1) individual and open interviews and application of instruments; 2) group intervention; 3) individual interviews and reapplication of instruments. In this text, the qualitative procedures are highlighted along with their analysis, elucidating practices from Psychology professionals as mediators and facilitators, by means of critical analysis of the encounters and by the analysis of meaning cores of the accounts obtained during the interviews. It can be said that the intervention program for psychological support became a safe place for sharing, understanding, and as a platform for disabled students to make their voices heard throughout the institution. It was concluded that School and Educational Psychology can contribute to promote the empowerment of disabled students, as well as their personal, social, and academic development, enabling a more active participation of these students in Higher Education. Keywords: Higher Education; Inclusive Education; People With Disabilities; Social Inclusion; Psychology Psicología e Inclusión: Una propuesta de intervención a estudiantes con discapacidad en Educación Superior Resumen: El estudio tuvo como objetivo analizar los efectos de una propuesta de intervención en el área de Psicología Escolar y Educativa, orientada a la inclusión social y educativa de estudiantes con discapacidad en el contexto universitario. Participaron cuatro estudiantes (tres con discapacidad física y uno con trastorno del espectro autista), matriculados en una universidad pública brasileña. La recolección de datos se llevó a cabo en tres etapas: 1) entrevistas abiertas individuales y aplicación de instrumentos; 2) intervención grupal; 3) entrevistas individuales y reaplicación de los instrumentos. En este texto se destacarán los procedimientos cualitativos y sus respectivos análisis, destacando el trabajo del profesional de la psicología como mediador y facilitador, a través de un análisis crítico de los encuentros y análisis por el núcleo de significado de los relatos obtenidos en las entrevistas. Se puede decir que el programa de intervención de apoyo psicológico se configuró como un lugar para escuchar, acoger y hablar a los estudiantes con discapacidad de la institución. Se concluye que la Psicología Escolar y Educativa puede contribuir a favorecer el empoderamiento de los estudiantes con discapacidad, su desarrollo personal, social y académico, posibilitando una participación más activa de estas materias en la Educación Superior. Palabras clave: Educación Superior; Educación Inclusive; Personas con Deficiencia; Inclusión Social; Psicología Data de registro: 30/04/2021 Data de aceite: 16/02/2022
id UFU-2_b2eb2bba1d8d8a8e1e1e19fcf5970a02
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/60803
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Psicologia e Inclusão: Uma proposta de intervenção aos estudantes com deficiência no Ensino SuperiorEnsino SuperiorEducação InclusivaInclusão SocialPsicologiaPessoas com DeficiênciaResumo: O estudo objetivou analisar os efeitos de uma proposta de intervenção da área da Psicologia Escolar e Educacional, voltada para a inclusão social e educacional de estudantes com deficiência no contexto universitário. Participaram quatro estudantes (três com deficiência física e um com transtorno do espectro autista), matriculados numa universidade pública brasileira. A coleta de dados ocorreu em três etapas: 1) entrevistas abertas individuais e aplicação de instrumentos; 2) intervenção grupal; 3) entrevistas individuais e reaplicação dos instrumentos. Neste texto, serão destacados os procedimentos qualitativos e suas respectivas análises, iluminando as atuações do profissional da Psicologia como mediador e facilitador, por meio de uma análise crítica dos encontros e análise pelo núcleo de significação dos relatos obtidos nas entrevistas. Pode-se dizer que o programa de intervenção de apoio psicológico se configurou como um local de escuta, acolhimento e voz de estudantes com deficiência na instituição. Conclui-se que a Psicologia Escolar e Educacional pode contribuir para favorecer o empoderamento de estudantes com deficiência, seu desenvolvimento pessoal, social e acadêmico, possibilitando uma participação mais ativa desses sujeitos no Ensino Superior. Palavras-chave: Ensino Superior; Educação Inclusiva; Pessoas com Deficiência; Inclusão Social; Psicologia Psychology and Inclusion: Intervention proposition of students with disability in Higher Education Abstract: This study’s goal was to analyze the effects of an intervention proposition in the area of School and Educational Psychology, aimed at the social and educational inclusion of students with disability in the University context. Four students have participated (three of them with physical disabilities and one with Autistic Spectrum Disorders), enrolled in a Brazilian public university. Data collection occurred in three stages: 1) individual and open interviews and application of instruments; 2) group intervention; 3) individual interviews and reapplication of instruments. In this text, the qualitative procedures are highlighted along with their analysis, elucidating practices from Psychology professionals as mediators and facilitators, by means of critical analysis of the encounters and by the analysis of meaning cores of the accounts obtained during the interviews. It can be said that the intervention program for psychological support became a safe place for sharing, understanding, and as a platform for disabled students to make their voices heard throughout the institution. It was concluded that School and Educational Psychology can contribute to promote the empowerment of disabled students, as well as their personal, social, and academic development, enabling a more active participation of these students in Higher Education. Keywords: Higher Education; Inclusive Education; People With Disabilities; Social Inclusion; Psychology Psicología e Inclusión: Una propuesta de intervención a estudiantes con discapacidad en Educación Superior Resumen: El estudio tuvo como objetivo analizar los efectos de una propuesta de intervención en el área de Psicología Escolar y Educativa, orientada a la inclusión social y educativa de estudiantes con discapacidad en el contexto universitario. Participaron cuatro estudiantes (tres con discapacidad física y uno con trastorno del espectro autista), matriculados en una universidad pública brasileña. La recolección de datos se llevó a cabo en tres etapas: 1) entrevistas abiertas individuales y aplicación de instrumentos; 2) intervención grupal; 3) entrevistas individuales y reaplicación de los instrumentos. En este texto se destacarán los procedimientos cualitativos y sus respectivos análisis, destacando el trabajo del profesional de la psicología como mediador y facilitador, a través de un análisis crítico de los encuentros y análisis por el núcleo de significado de los relatos obtenidos en las entrevistas. Se puede decir que el programa de intervención de apoyo psicológico se configuró como un lugar para escuchar, acoger y hablar a los estudiantes con discapacidad de la institución. Se concluye que la Psicología Escolar y Educativa puede contribuir a favorecer el empoderamiento de los estudiantes con discapacidad, su desarrollo personal, social y académico, posibilitando una participación más activa de estas materias en la Educación Superior. Palabras clave: Educación Superior; Educación Inclusive; Personas con Deficiencia; Inclusión Social; Psicología Data de registro: 30/04/2021 Data de aceite: 16/02/2022EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2022-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/6080310.14393/REVEDFIL.v36n76a2022-60803Educação e Filosofia; v. 36 n. 76 (2022); 97-1321982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60803/37855https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60803/37856Copyright (c) 2022 Ana Paula Camilo Ciantelli, Lúcia Pereira Leitehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCiantelli, Ana Paula CamiloLeite, Lúcia Pereira2024-02-02T12:38:17Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/60803Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-02-02T12:38:17Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia e Inclusão: Uma proposta de intervenção aos estudantes com deficiência no Ensino Superior
title Psicologia e Inclusão: Uma proposta de intervenção aos estudantes com deficiência no Ensino Superior
spellingShingle Psicologia e Inclusão: Uma proposta de intervenção aos estudantes com deficiência no Ensino Superior
Ciantelli, Ana Paula Camilo
Ensino Superior
Educação Inclusiva
Inclusão Social
Psicologia
Pessoas com Deficiência
title_short Psicologia e Inclusão: Uma proposta de intervenção aos estudantes com deficiência no Ensino Superior
title_full Psicologia e Inclusão: Uma proposta de intervenção aos estudantes com deficiência no Ensino Superior
title_fullStr Psicologia e Inclusão: Uma proposta de intervenção aos estudantes com deficiência no Ensino Superior
title_full_unstemmed Psicologia e Inclusão: Uma proposta de intervenção aos estudantes com deficiência no Ensino Superior
title_sort Psicologia e Inclusão: Uma proposta de intervenção aos estudantes com deficiência no Ensino Superior
author Ciantelli, Ana Paula Camilo
author_facet Ciantelli, Ana Paula Camilo
Leite, Lúcia Pereira
author_role author
author2 Leite, Lúcia Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ciantelli, Ana Paula Camilo
Leite, Lúcia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Educação Inclusiva
Inclusão Social
Psicologia
Pessoas com Deficiência
topic Ensino Superior
Educação Inclusiva
Inclusão Social
Psicologia
Pessoas com Deficiência
description Resumo: O estudo objetivou analisar os efeitos de uma proposta de intervenção da área da Psicologia Escolar e Educacional, voltada para a inclusão social e educacional de estudantes com deficiência no contexto universitário. Participaram quatro estudantes (três com deficiência física e um com transtorno do espectro autista), matriculados numa universidade pública brasileira. A coleta de dados ocorreu em três etapas: 1) entrevistas abertas individuais e aplicação de instrumentos; 2) intervenção grupal; 3) entrevistas individuais e reaplicação dos instrumentos. Neste texto, serão destacados os procedimentos qualitativos e suas respectivas análises, iluminando as atuações do profissional da Psicologia como mediador e facilitador, por meio de uma análise crítica dos encontros e análise pelo núcleo de significação dos relatos obtidos nas entrevistas. Pode-se dizer que o programa de intervenção de apoio psicológico se configurou como um local de escuta, acolhimento e voz de estudantes com deficiência na instituição. Conclui-se que a Psicologia Escolar e Educacional pode contribuir para favorecer o empoderamento de estudantes com deficiência, seu desenvolvimento pessoal, social e acadêmico, possibilitando uma participação mais ativa desses sujeitos no Ensino Superior. Palavras-chave: Ensino Superior; Educação Inclusiva; Pessoas com Deficiência; Inclusão Social; Psicologia Psychology and Inclusion: Intervention proposition of students with disability in Higher Education Abstract: This study’s goal was to analyze the effects of an intervention proposition in the area of School and Educational Psychology, aimed at the social and educational inclusion of students with disability in the University context. Four students have participated (three of them with physical disabilities and one with Autistic Spectrum Disorders), enrolled in a Brazilian public university. Data collection occurred in three stages: 1) individual and open interviews and application of instruments; 2) group intervention; 3) individual interviews and reapplication of instruments. In this text, the qualitative procedures are highlighted along with their analysis, elucidating practices from Psychology professionals as mediators and facilitators, by means of critical analysis of the encounters and by the analysis of meaning cores of the accounts obtained during the interviews. It can be said that the intervention program for psychological support became a safe place for sharing, understanding, and as a platform for disabled students to make their voices heard throughout the institution. It was concluded that School and Educational Psychology can contribute to promote the empowerment of disabled students, as well as their personal, social, and academic development, enabling a more active participation of these students in Higher Education. Keywords: Higher Education; Inclusive Education; People With Disabilities; Social Inclusion; Psychology Psicología e Inclusión: Una propuesta de intervención a estudiantes con discapacidad en Educación Superior Resumen: El estudio tuvo como objetivo analizar los efectos de una propuesta de intervención en el área de Psicología Escolar y Educativa, orientada a la inclusión social y educativa de estudiantes con discapacidad en el contexto universitario. Participaron cuatro estudiantes (tres con discapacidad física y uno con trastorno del espectro autista), matriculados en una universidad pública brasileña. La recolección de datos se llevó a cabo en tres etapas: 1) entrevistas abiertas individuales y aplicación de instrumentos; 2) intervención grupal; 3) entrevistas individuales y reaplicación de los instrumentos. En este texto se destacarán los procedimientos cualitativos y sus respectivos análisis, destacando el trabajo del profesional de la psicología como mediador y facilitador, a través de un análisis crítico de los encuentros y análisis por el núcleo de significado de los relatos obtenidos en las entrevistas. Se puede decir que el programa de intervención de apoyo psicológico se configuró como un lugar para escuchar, acoger y hablar a los estudiantes con discapacidad de la institución. Se concluye que la Psicología Escolar y Educativa puede contribuir a favorecer el empoderamiento de los estudiantes con discapacidad, su desarrollo personal, social y académico, posibilitando una participación más activa de estas materias en la Educación Superior. Palabras clave: Educación Superior; Educación Inclusive; Personas con Deficiencia; Inclusión Social; Psicología Data de registro: 30/04/2021 Data de aceite: 16/02/2022
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60803
10.14393/REVEDFIL.v36n76a2022-60803
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60803
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v36n76a2022-60803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60803/37855
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60803/37856
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Ana Paula Camilo Ciantelli, Lúcia Pereira Leite
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Ana Paula Camilo Ciantelli, Lúcia Pereira Leite
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 36 n. 76 (2022); 97-132
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207230205952000