Fernando de Azevedo: marcos conservadores de uma ação reformista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnior, Décio Gatti
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/924
Resumo: Este artigo ocupa-se da analise da ação político-educacional de Fernando de Azevedo, importante protagonista do movimento dos “pioneiros da educação nova”, com marcante atuação junto ao Estado brasileiro entre os anos vinte e quarenta deste século. Busca-se apreender o caráter eminentemente conservador de uma prática social que se expressava: na proposição de uma reforma moral, na implementação de políticas públicas de educação e na construção de uma memória histórica que ganhou força paradigmática no campo da História da Educação Brasileira. "Quem diz que não gosta de política adora praticar politica conservadora" António Sérgio Palavras-chave: Educação; Política; Educação no Brasil.
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