Vienna Circle: physicalism and the utopia of unified science

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Ivan Ferreira da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41040
Resumo: Círculo de Viena: fisicalismo e a utopia da ciência unificada Este artigo apresenta a continuidade entre duas propostas do Círculo de Viena: o fisicalismo, o projeto de elaboração de uma linguagem estruturada logicamente na qual todos os enunciados dos diferentes ramos da ciência podem ser formulados; e o movimento pela unidade da ciência, que visava a estabelecer uma rede de cooperação entre pessoas que adotam a atitude científica em seus trabalhos nas muitas áreas da ciência. Ao realizar tal discussão, notamos que os objetivos do Círculo de Viena encaixam-se em um contexto político e educacional de disseminação da atitude científica. Palavras-chave: Neurath; Carnap; Fisicalismo; Utopia; Educação. Vienna Circle: physicalism and the utopia of unified science Abstract: This paper presents the continuum between two of Vienna Circle proposals: physicalism, the project of elaborating a logically structured language in which all statements from the various branches of science can be formulated; and the movement for the unity of science, that aimed at establishing a network of cooperation among people who adopt the scientific attitude in their work in the many areas of science. In performing such a discussion, it is possible to notice that the aims of the Vienna Circle fit into a political and educational context of dissemination of the scientific attitude. Keywords: Neurath; Carnap; Physicalism; Utopia; Education.  Cercle de Vienne: physicalisme et l'utopie de la science unifiée Resumé: Cet article présente la continuité entre deux propositions du Cercle de Vienne: le physicalisme, le projet d'élaboration d'un langage structuré logiquement dans lequel tout les énoncés de les diverses sections de la science peuvent être formulés; et le mouvement pour l'unité de la science, qui visait à établir un réseau de coopération entre les personnes qui adoptent l'attitude scientifique dans leur travail dans les nombreux domaines de la science. En faisant une telle discussion, on peut remarquer que les objectifs du Cercle de Vienne s'inscrivent dans un contexte politique et éducatif de diffusion de l'attitude scientifique. Mot-clés: Neurath; Carnap; Physicalisme; Utopie; Éducation. Data de registro: 20/01/2018 Data de aceite: 21/03/2018 
id UFU-2_d965cf9542f8465ef09d11b146591d66
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/41040
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Vienna Circle: physicalism and the utopia of unified scienceCercle de Vienne: physicalisme et l'utopie de la science unifiéeCírculo de Viena: fisicalismo e a utopia da ciência unificadaNeurathCarnapFisicalismoUtopiaEducação Círculo de Viena: fisicalismo e a utopia da ciência unificada Este artigo apresenta a continuidade entre duas propostas do Círculo de Viena: o fisicalismo, o projeto de elaboração de uma linguagem estruturada logicamente na qual todos os enunciados dos diferentes ramos da ciência podem ser formulados; e o movimento pela unidade da ciência, que visava a estabelecer uma rede de cooperação entre pessoas que adotam a atitude científica em seus trabalhos nas muitas áreas da ciência. Ao realizar tal discussão, notamos que os objetivos do Círculo de Viena encaixam-se em um contexto político e educacional de disseminação da atitude científica. Palavras-chave: Neurath; Carnap; Fisicalismo; Utopia; Educação. Vienna Circle: physicalism and the utopia of unified science Abstract: This paper presents the continuum between two of Vienna Circle proposals: physicalism, the project of elaborating a logically structured language in which all statements from the various branches of science can be formulated; and the movement for the unity of science, that aimed at establishing a network of cooperation among people who adopt the scientific attitude in their work in the many areas of science. In performing such a discussion, it is possible to notice that the aims of the Vienna Circle fit into a political and educational context of dissemination of the scientific attitude. Keywords: Neurath; Carnap; Physicalism; Utopia; Education.  Cercle de Vienne: physicalisme et l'utopie de la science unifiée Resumé: Cet article présente la continuité entre deux propositions du Cercle de Vienne: le physicalisme, le projet d'élaboration d'un langage structuré logiquement dans lequel tout les énoncés de les diverses sections de la science peuvent être formulés; et le mouvement pour l'unité de la science, qui visait à établir un réseau de coopération entre les personnes qui adoptent l'attitude scientifique dans leur travail dans les nombreux domaines de la science. En faisant une telle discussion, on peut remarquer que les objectifs du Cercle de Vienne s'inscrivent dans un contexte politique et éducatif de diffusion de l'attitude scientifique. Mot-clés: Neurath; Carnap; Physicalisme; Utopie; Éducation. Data de registro: 20/01/2018 Data de aceite: 21/03/2018 EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4104010.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-01Educação e Filosofia; v. 32 n. 66 (2018): v.32 n.66 set./dez. 2018; 943-9631982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41040/38077https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41040/38078Copyright (c) 2018 Ivan Ferreira da Cunhahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Ivan Ferreira da2024-02-19T18:39:31Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/41040Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-02-19T18:39:31Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Vienna Circle: physicalism and the utopia of unified science
Cercle de Vienne: physicalisme et l'utopie de la science unifiée
Círculo de Viena: fisicalismo e a utopia da ciência unificada
title Vienna Circle: physicalism and the utopia of unified science
spellingShingle Vienna Circle: physicalism and the utopia of unified science
Cunha, Ivan Ferreira da
Neurath
Carnap
Fisicalismo
Utopia
Educação
title_short Vienna Circle: physicalism and the utopia of unified science
title_full Vienna Circle: physicalism and the utopia of unified science
title_fullStr Vienna Circle: physicalism and the utopia of unified science
title_full_unstemmed Vienna Circle: physicalism and the utopia of unified science
title_sort Vienna Circle: physicalism and the utopia of unified science
author Cunha, Ivan Ferreira da
author_facet Cunha, Ivan Ferreira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Ivan Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Neurath
Carnap
Fisicalismo
Utopia
Educação
topic Neurath
Carnap
Fisicalismo
Utopia
Educação
description Círculo de Viena: fisicalismo e a utopia da ciência unificada Este artigo apresenta a continuidade entre duas propostas do Círculo de Viena: o fisicalismo, o projeto de elaboração de uma linguagem estruturada logicamente na qual todos os enunciados dos diferentes ramos da ciência podem ser formulados; e o movimento pela unidade da ciência, que visava a estabelecer uma rede de cooperação entre pessoas que adotam a atitude científica em seus trabalhos nas muitas áreas da ciência. Ao realizar tal discussão, notamos que os objetivos do Círculo de Viena encaixam-se em um contexto político e educacional de disseminação da atitude científica. Palavras-chave: Neurath; Carnap; Fisicalismo; Utopia; Educação. Vienna Circle: physicalism and the utopia of unified science Abstract: This paper presents the continuum between two of Vienna Circle proposals: physicalism, the project of elaborating a logically structured language in which all statements from the various branches of science can be formulated; and the movement for the unity of science, that aimed at establishing a network of cooperation among people who adopt the scientific attitude in their work in the many areas of science. In performing such a discussion, it is possible to notice that the aims of the Vienna Circle fit into a political and educational context of dissemination of the scientific attitude. Keywords: Neurath; Carnap; Physicalism; Utopia; Education.  Cercle de Vienne: physicalisme et l'utopie de la science unifiée Resumé: Cet article présente la continuité entre deux propositions du Cercle de Vienne: le physicalisme, le projet d'élaboration d'un langage structuré logiquement dans lequel tout les énoncés de les diverses sections de la science peuvent être formulés; et le mouvement pour l'unité de la science, qui visait à établir un réseau de coopération entre les personnes qui adoptent l'attitude scientifique dans leur travail dans les nombreux domaines de la science. En faisant une telle discussion, on peut remarquer que les objectifs du Cercle de Vienne s'inscrivent dans un contexte politique et éducatif de diffusion de l'attitude scientifique. Mot-clés: Neurath; Carnap; Physicalisme; Utopie; Éducation. Data de registro: 20/01/2018 Data de aceite: 21/03/2018 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41040
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-01
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41040
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-01
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41040/38077
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41040/38078
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Ivan Ferreira da Cunha
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Ivan Ferreira da Cunha
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 32 n. 66 (2018): v.32 n.66 set./dez. 2018; 943-963
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207229285302272