HISTÓRIA, POLÍTICA E IDÉIAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE MATO GROSSO DO SUL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittar, Marisa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11228
Resumo: Este trabalho discute dois aspectos da educação pública sul-mato-grossense de 1983 a 2003: a) o início da sua democratização ocorrida durante o primeiro governo eleito; b) a recorrência de ideias, propostas e práticas oriundas desse mesmo período em governos que o sucederam. Tendo se tratado de uma política educacional polêmica já na sua época, combatida por setores conservadores e de direita, aqui se examina as razões dessa possível continuidade. Com base em fontes primárias como documentos governamentais, programas de partidos políticos, entidades docentes e discentes, jornais, entrevistas, panfletos etc, a pesquisa considerou o primeiro governo eleito da história de Mato Grosso do Sul como parâmetro inicia da democratização da educação pública, principalmente no aspecto da gestão escolar. Cotejando a sua política educacional com os governos que o sucederam buscou-se pontuar elementos de continuidade nas políticas subsequentes, especialmente no governo de Pedro Pedrossian (1991-1995) e no de Zéca do PT (1999-2003). Palavras-chave: Pensamento pedagógico; Partidos Políticos; Políticas educacionais.   Abstract: This article discusses two subjects of Mato Grosso do Sul's public education (1983-2003): a) the beginning of its democracy under Wilson Barbosa Martins Government (19831985); b) some ideas purposes and actions which remains after that. Polemic subject in its own time, refused by left press, what studied here is why it remains yet. Based an primary parties' programs, interviews etc, this research took the first elected government, during military regime. as the beginning of democratic public education mainly in school administration. Comparing its educational policy with the posterior governments the article emphasizes the continuity points of those policies, mainly Pedro Pedrossian (PTH. 1991-1995) and “Zeca do PT” (PT, 1999-2003) governments. Keywords: Pedagogical Ideas; Policies Parties; Educational policies.
id UFU-2_f03c7a26d4f770f1f7f51eb7204c2476
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11228
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling HISTÓRIA, POLÍTICA E IDÉIAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE MATO GROSSO DO SULPensamento pedagógicoPartidos políticosPolíticas educacionaisEste trabalho discute dois aspectos da educação pública sul-mato-grossense de 1983 a 2003: a) o início da sua democratização ocorrida durante o primeiro governo eleito; b) a recorrência de ideias, propostas e práticas oriundas desse mesmo período em governos que o sucederam. Tendo se tratado de uma política educacional polêmica já na sua época, combatida por setores conservadores e de direita, aqui se examina as razões dessa possível continuidade. Com base em fontes primárias como documentos governamentais, programas de partidos políticos, entidades docentes e discentes, jornais, entrevistas, panfletos etc, a pesquisa considerou o primeiro governo eleito da história de Mato Grosso do Sul como parâmetro inicia da democratização da educação pública, principalmente no aspecto da gestão escolar. Cotejando a sua política educacional com os governos que o sucederam buscou-se pontuar elementos de continuidade nas políticas subsequentes, especialmente no governo de Pedro Pedrossian (1991-1995) e no de Zéca do PT (1999-2003). Palavras-chave: Pensamento pedagógico; Partidos Políticos; Políticas educacionais.   Abstract: This article discusses two subjects of Mato Grosso do Sul's public education (1983-2003): a) the beginning of its democracy under Wilson Barbosa Martins Government (19831985); b) some ideas purposes and actions which remains after that. Polemic subject in its own time, refused by left press, what studied here is why it remains yet. Based an primary parties' programs, interviews etc, this research took the first elected government, during military regime. as the beginning of democratic public education mainly in school administration. Comparing its educational policy with the posterior governments the article emphasizes the continuity points of those policies, mainly Pedro Pedrossian (PTH. 1991-1995) and “Zeca do PT” (PT, 1999-2003) governments. Keywords: Pedagogical Ideas; Policies Parties; Educational policies.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2010-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1122810.14393/REVEDFIL.v18nn. ESPa2004-11228Educação e Filosofia; v. 18 n. n. ESP (2004): v.18 n. Especial 2004; 193-2121982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11228/6476Copyright (c) 2016 Marisa Bittarhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBittar, Marisa2023-07-18T17:21:22Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11228Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-18T17:21:22Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIA, POLÍTICA E IDÉIAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE MATO GROSSO DO SUL
title HISTÓRIA, POLÍTICA E IDÉIAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE MATO GROSSO DO SUL
spellingShingle HISTÓRIA, POLÍTICA E IDÉIAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE MATO GROSSO DO SUL
Bittar, Marisa
Pensamento pedagógico
Partidos políticos
Políticas educacionais
title_short HISTÓRIA, POLÍTICA E IDÉIAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE MATO GROSSO DO SUL
title_full HISTÓRIA, POLÍTICA E IDÉIAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE MATO GROSSO DO SUL
title_fullStr HISTÓRIA, POLÍTICA E IDÉIAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE MATO GROSSO DO SUL
title_full_unstemmed HISTÓRIA, POLÍTICA E IDÉIAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE MATO GROSSO DO SUL
title_sort HISTÓRIA, POLÍTICA E IDÉIAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE MATO GROSSO DO SUL
author Bittar, Marisa
author_facet Bittar, Marisa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittar, Marisa
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento pedagógico
Partidos políticos
Políticas educacionais
topic Pensamento pedagógico
Partidos políticos
Políticas educacionais
description Este trabalho discute dois aspectos da educação pública sul-mato-grossense de 1983 a 2003: a) o início da sua democratização ocorrida durante o primeiro governo eleito; b) a recorrência de ideias, propostas e práticas oriundas desse mesmo período em governos que o sucederam. Tendo se tratado de uma política educacional polêmica já na sua época, combatida por setores conservadores e de direita, aqui se examina as razões dessa possível continuidade. Com base em fontes primárias como documentos governamentais, programas de partidos políticos, entidades docentes e discentes, jornais, entrevistas, panfletos etc, a pesquisa considerou o primeiro governo eleito da história de Mato Grosso do Sul como parâmetro inicia da democratização da educação pública, principalmente no aspecto da gestão escolar. Cotejando a sua política educacional com os governos que o sucederam buscou-se pontuar elementos de continuidade nas políticas subsequentes, especialmente no governo de Pedro Pedrossian (1991-1995) e no de Zéca do PT (1999-2003). Palavras-chave: Pensamento pedagógico; Partidos Políticos; Políticas educacionais.   Abstract: This article discusses two subjects of Mato Grosso do Sul's public education (1983-2003): a) the beginning of its democracy under Wilson Barbosa Martins Government (19831985); b) some ideas purposes and actions which remains after that. Polemic subject in its own time, refused by left press, what studied here is why it remains yet. Based an primary parties' programs, interviews etc, this research took the first elected government, during military regime. as the beginning of democratic public education mainly in school administration. Comparing its educational policy with the posterior governments the article emphasizes the continuity points of those policies, mainly Pedro Pedrossian (PTH. 1991-1995) and “Zeca do PT” (PT, 1999-2003) governments. Keywords: Pedagogical Ideas; Policies Parties; Educational policies.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11228
10.14393/REVEDFIL.v18nn. ESPa2004-11228
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11228
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v18nn. ESPa2004-11228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11228/6476
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Marisa Bittar
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Marisa Bittar
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 18 n. n. ESP (2004): v.18 n. Especial 2004; 193-212
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207233193345024