Implicações dos baixos salários para o trabalho dos professores brasileiros / Low salaries implications on brazilian teachers' work
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Políticas em Debate |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/21902 |
Resumo: | Resumo: Considerando a possibilidade de afirmar que os salários recebidos pelos professores brasileiros são baixos, esse artigo buscou analisar e compreender as implicações dessa remuneração para o trabalho docente. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico-documental com base em pesquisas relacionadas à remuneração docente e documentos relativos à temática elaborados por organismos internacionais, além da legislação brasileira pertinente ao assunto e dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2008. A análise realizada na referida pesquisa, baseando-se nos estudos e documentos mencionados, possibilitou elencar algumas implicações dos salários para o trabalho dos professores brasileiros. Palavras-chave: trabalho docente; salário docente; políticas educacionais. Abstract: Considering the possibilityof assertingthat salariesreceived bybrazilian teachersare low, this articleseeks to analyzeand understandthe implications ofthis remunerationonteachers' work.Therefore,a bibliographic - documentary survey had been conducted, based on studies relatedtoteacher's salaries and documentsrelatedto thethemeelaboratedbyinternational organizations, in addition to theBrazilian legislationrelevanttothe studyanddatafrom the NationalHousehold Sample Survey(PNAD) 2008.The analysisrealized inthis research,based on thestudies anddocuments referenced, revealed somepossibleimplicationsof salarieson Brazilian teachers' work. Keywords: teachers' work;teachers'salaries;educational policies. |
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Implicações dos baixos salários para o trabalho dos professores brasileiros / Low salaries implications on brazilian teachers' workResumo: Considerando a possibilidade de afirmar que os salários recebidos pelos professores brasileiros são baixos, esse artigo buscou analisar e compreender as implicações dessa remuneração para o trabalho docente. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico-documental com base em pesquisas relacionadas à remuneração docente e documentos relativos à temática elaborados por organismos internacionais, além da legislação brasileira pertinente ao assunto e dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2008. A análise realizada na referida pesquisa, baseando-se nos estudos e documentos mencionados, possibilitou elencar algumas implicações dos salários para o trabalho dos professores brasileiros. Palavras-chave: trabalho docente; salário docente; políticas educacionais. Abstract: Considering the possibilityof assertingthat salariesreceived bybrazilian teachersare low, this articleseeks to analyzeand understandthe implications ofthis remunerationonteachers' work.Therefore,a bibliographic - documentary survey had been conducted, based on studies relatedtoteacher's salaries and documentsrelatedto thethemeelaboratedbyinternational organizations, in addition to theBrazilian legislationrelevanttothe studyanddatafrom the NationalHousehold Sample Survey(PNAD) 2008.The analysisrealized inthis research,based on thestudies anddocuments referenced, revealed somepossibleimplicationsof salarieson Brazilian teachers' work. Keywords: teachers' work;teachers'salaries;educational policies.Universidade Federal de Uberlândia2013-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/2190210.14393/REPOD-v1n2a2012-21902Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 2 (2012)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 Núm. 2 (2012)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 2 (2012)Revista Educação e Políticas em Debate; v. 1 n. 2 (2012)2238-8346reponame:Revista Educação e Políticas em Debateinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/21902/12112Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Andreza2022-12-06T21:48:45Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/21902Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticasPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/oairevistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com10.143932238-83462238-8346opendoar:2022-12-06T21:48:45Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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