Gestão Democrática da Escola e Participação / School of Management and Democratic Participation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Silvana Aparecida de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Políticas em Debate
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/17378
Resumo: Trata-se de texto sobre o caráter necessariamente democrático de uma educação que se proponha emancipadora. Porém, considerando que não existe um conceito unívoco de democracia, foi necessário conceituar o que se denominou de democracia representativa e de democracia participativa. A partir da constatação de que com o esgotamento do último período de ditadura militar no Brasil implantou-se a democracia representativa, percebe-se que esse modelo orienta hegemonicamente a gestão das escolas, já que essa instituição não está "descolada" da sociedade em geral. No entanto, ao refletir sobre as experiências concretas de gestão das escolas públicas no país, constata-se que por vezes essa instituição é ainda mais autoritária do que as demais. O texto aponta para a necessidade da construção de relações de "partilha de poder" com vistas a superação da democracia meramente representativa, refletindo sobre a possibilidade de tencionar as relações intra escolares com vistas à construção da democracia participativa.ABSTRACT: This text is about the character necessarily democratic of an education that proposes empowering. However, considering that there is a univocal concept of democracy, was necessary to conceptualize what is called representative democracy and participatory democracy. From the observation that with the exhaustion of the last period of military dictatorship in Brazil implemented to representative democracy, it is clear that this hegemonic model guides the management of schools, since this institution is not "cool" of society in general. However, reflecting on the concrete experiences of management of public schools in the country, it appears that this institution is sometimes even more authoritative than the others. The text points out the necessity of building relations of "power sharing" with a view to overcoming the purely representative democracy, reflecting on the possibility of tense the relations within the school towards the construction of participatory democracy.
id UFU-4_e616f6331f5992b876f7e6a0a2d9ee5b
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17378
network_acronym_str UFU-4
network_name_str Revista Educação e Políticas em Debate
repository_id_str
spelling Gestão Democrática da Escola e Participação / School of Management and Democratic ParticipationTrata-se de texto sobre o caráter necessariamente democrático de uma educação que se proponha emancipadora. Porém, considerando que não existe um conceito unívoco de democracia, foi necessário conceituar o que se denominou de democracia representativa e de democracia participativa. A partir da constatação de que com o esgotamento do último período de ditadura militar no Brasil implantou-se a democracia representativa, percebe-se que esse modelo orienta hegemonicamente a gestão das escolas, já que essa instituição não está "descolada" da sociedade em geral. No entanto, ao refletir sobre as experiências concretas de gestão das escolas públicas no país, constata-se que por vezes essa instituição é ainda mais autoritária do que as demais. O texto aponta para a necessidade da construção de relações de "partilha de poder" com vistas a superação da democracia meramente representativa, refletindo sobre a possibilidade de tencionar as relações intra escolares com vistas à construção da democracia participativa.ABSTRACT: This text is about the character necessarily democratic of an education that proposes empowering. However, considering that there is a univocal concept of democracy, was necessary to conceptualize what is called representative democracy and participatory democracy. From the observation that with the exhaustion of the last period of military dictatorship in Brazil implemented to representative democracy, it is clear that this hegemonic model guides the management of schools, since this institution is not "cool" of society in general. However, reflecting on the concrete experiences of management of public schools in the country, it appears that this institution is sometimes even more authoritative than the others. The text points out the necessity of building relations of "power sharing" with a view to overcoming the purely representative democracy, reflecting on the possibility of tense the relations within the school towards the construction of participatory democracy.Universidade Federal de Uberlândia2012-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/1737810.14393/REPOD-v1n1a2012-17378Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 1 (2012)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 Núm. 1 (2012)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 1 (2012)Revista Educação e Políticas em Debate; v. 1 n. 1 (2012)2238-8346reponame:Revista Educação e Políticas em Debateinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/17378/9534Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Silvana Aparecida de2022-12-06T22:27:04Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17378Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticasPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/oairevistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com10.143932238-83462238-8346opendoar:2022-12-06T22:27:04Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão Democrática da Escola e Participação / School of Management and Democratic Participation
title Gestão Democrática da Escola e Participação / School of Management and Democratic Participation
spellingShingle Gestão Democrática da Escola e Participação / School of Management and Democratic Participation
Souza, Silvana Aparecida de
title_short Gestão Democrática da Escola e Participação / School of Management and Democratic Participation
title_full Gestão Democrática da Escola e Participação / School of Management and Democratic Participation
title_fullStr Gestão Democrática da Escola e Participação / School of Management and Democratic Participation
title_full_unstemmed Gestão Democrática da Escola e Participação / School of Management and Democratic Participation
title_sort Gestão Democrática da Escola e Participação / School of Management and Democratic Participation
author Souza, Silvana Aparecida de
author_facet Souza, Silvana Aparecida de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Silvana Aparecida de
description Trata-se de texto sobre o caráter necessariamente democrático de uma educação que se proponha emancipadora. Porém, considerando que não existe um conceito unívoco de democracia, foi necessário conceituar o que se denominou de democracia representativa e de democracia participativa. A partir da constatação de que com o esgotamento do último período de ditadura militar no Brasil implantou-se a democracia representativa, percebe-se que esse modelo orienta hegemonicamente a gestão das escolas, já que essa instituição não está "descolada" da sociedade em geral. No entanto, ao refletir sobre as experiências concretas de gestão das escolas públicas no país, constata-se que por vezes essa instituição é ainda mais autoritária do que as demais. O texto aponta para a necessidade da construção de relações de "partilha de poder" com vistas a superação da democracia meramente representativa, refletindo sobre a possibilidade de tencionar as relações intra escolares com vistas à construção da democracia participativa.ABSTRACT: This text is about the character necessarily democratic of an education that proposes empowering. However, considering that there is a univocal concept of democracy, was necessary to conceptualize what is called representative democracy and participatory democracy. From the observation that with the exhaustion of the last period of military dictatorship in Brazil implemented to representative democracy, it is clear that this hegemonic model guides the management of schools, since this institution is not "cool" of society in general. However, reflecting on the concrete experiences of management of public schools in the country, it appears that this institution is sometimes even more authoritative than the others. The text points out the necessity of building relations of "power sharing" with a view to overcoming the purely representative democracy, reflecting on the possibility of tense the relations within the school towards the construction of participatory democracy.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/17378
10.14393/REPOD-v1n1a2012-17378
url https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/17378
identifier_str_mv 10.14393/REPOD-v1n1a2012-17378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/17378/9534
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 1 (2012)
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 Núm. 1 (2012)
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 1 (2012)
Revista Educação e Políticas em Debate; v. 1 n. 1 (2012)
2238-8346
reponame:Revista Educação e Políticas em Debate
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista Educação e Políticas em Debate
collection Revista Educação e Políticas em Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com
_version_ 1799943957567766528