A RELAÇÃO CIDADE-CAMPO NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA(MG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Rogério Gerolineto
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Santos, Joelma Cristina dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4428
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar como se relacionam campo e cidade no município de Ituiutaba (MG), a partir da contextualização dos fenômenos que se iniciaram no Brasil a partir do final da Segunda Guerra Mundial. Tais fenômenos se tornaram cada vez mais intensos nas décadas subseqüentes, como a modernização da agricultura, a partir da década de 1960, a transferência de população do campo para as cidades e o surgimento de uma nova categoria de trabalhadores: os trabalhadores volantes, que moram nas cidades e se deslocam diariamente para trabalhar no campo. Dessa forma, nesta pesquisa foram consideradas as transformações ocorridas no campo e na cidade em Ituiutaba a partir do ano de 1980 até esta primeira década do século XXI, intensificadas a partir da implantação de atividades sucroalcooleiras na região. A implantação do setor sucroalcooleiro em Ituiutaba tem modificado a configuração econômica, social e espacial no campo, além da introdução de trabalhadores volantes e de migrantes no espaço urbano, responsáveis por mudanças na dinâmica da cidade de Ituiutaba. Palavras-chave: cidade, campo, Ituiutaba, usinas, trabalhador volante.
id UFU-5_29c0155c591cecfa54fe440e2308b8fb
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/4428
network_acronym_str UFU-5
network_name_str Horizonte Científico
repository_id_str
spelling A RELAÇÃO CIDADE-CAMPO NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA(MG)Esta pesquisa tem como objetivo analisar como se relacionam campo e cidade no município de Ituiutaba (MG), a partir da contextualização dos fenômenos que se iniciaram no Brasil a partir do final da Segunda Guerra Mundial. Tais fenômenos se tornaram cada vez mais intensos nas décadas subseqüentes, como a modernização da agricultura, a partir da década de 1960, a transferência de população do campo para as cidades e o surgimento de uma nova categoria de trabalhadores: os trabalhadores volantes, que moram nas cidades e se deslocam diariamente para trabalhar no campo. Dessa forma, nesta pesquisa foram consideradas as transformações ocorridas no campo e na cidade em Ituiutaba a partir do ano de 1980 até esta primeira década do século XXI, intensificadas a partir da implantação de atividades sucroalcooleiras na região. A implantação do setor sucroalcooleiro em Ituiutaba tem modificado a configuração econômica, social e espacial no campo, além da introdução de trabalhadores volantes e de migrantes no espaço urbano, responsáveis por mudanças na dinâmica da cidade de Ituiutaba. Palavras-chave: cidade, campo, Ituiutaba, usinas, trabalhador volante.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2011-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesAnálise Socialapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4428Horizonte Científico; VOL 5, Nº 2 (DEZ 2011)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4428/7811Fonseca, Rogério GerolinetoSantos, Joelma Cristina dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-27T18:15:50Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/4428Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2014-03-27T18:15:50Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A RELAÇÃO CIDADE-CAMPO NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA(MG)
title A RELAÇÃO CIDADE-CAMPO NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA(MG)
spellingShingle A RELAÇÃO CIDADE-CAMPO NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA(MG)
Fonseca, Rogério Gerolineto
title_short A RELAÇÃO CIDADE-CAMPO NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA(MG)
title_full A RELAÇÃO CIDADE-CAMPO NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA(MG)
title_fullStr A RELAÇÃO CIDADE-CAMPO NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA(MG)
title_full_unstemmed A RELAÇÃO CIDADE-CAMPO NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA(MG)
title_sort A RELAÇÃO CIDADE-CAMPO NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA(MG)
author Fonseca, Rogério Gerolineto
author_facet Fonseca, Rogério Gerolineto
Santos, Joelma Cristina dos
author_role author
author2 Santos, Joelma Cristina dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Rogério Gerolineto
Santos, Joelma Cristina dos
description Esta pesquisa tem como objetivo analisar como se relacionam campo e cidade no município de Ituiutaba (MG), a partir da contextualização dos fenômenos que se iniciaram no Brasil a partir do final da Segunda Guerra Mundial. Tais fenômenos se tornaram cada vez mais intensos nas décadas subseqüentes, como a modernização da agricultura, a partir da década de 1960, a transferência de população do campo para as cidades e o surgimento de uma nova categoria de trabalhadores: os trabalhadores volantes, que moram nas cidades e se deslocam diariamente para trabalhar no campo. Dessa forma, nesta pesquisa foram consideradas as transformações ocorridas no campo e na cidade em Ituiutaba a partir do ano de 1980 até esta primeira década do século XXI, intensificadas a partir da implantação de atividades sucroalcooleiras na região. A implantação do setor sucroalcooleiro em Ituiutaba tem modificado a configuração econômica, social e espacial no campo, além da introdução de trabalhadores volantes e de migrantes no espaço urbano, responsáveis por mudanças na dinâmica da cidade de Ituiutaba. Palavras-chave: cidade, campo, Ituiutaba, usinas, trabalhador volante.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Análise Social
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4428
url https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4428/7811
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Horizonte Científico; VOL 5, Nº 2 (DEZ 2011)
1808-3064
reponame:Horizonte Científico
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Horizonte Científico
collection Horizonte Científico
repository.name.fl_str_mv Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||horizontec@propp.ufu.br
_version_ 1789434527625510912