A Residência Migliorini e a Questão do Plano Moderno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: cunha, larissa ribeiro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: borda, luis eduardo dos santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/30834
Resumo: O objetivo deste texto é apresentar uma análise plástica da residência Migliorini, construção modernista localizada em Uberlândia. Esta análise se insere numa pesquisa mais ampla denominada Documentação da Arquitetura Moderna no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba: História e Preservação, coordenada por ................................ (UFU) e desenvolvida por professores e estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Uberlândia, MG. A pesquisa teve apoio financeiro da FAPEMIG e do CNPq e teve por objetivo fazer um levantamento de exemplares de arquitetura moderna construídos na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, como também proceder a análises do material pesquisado. Além da coordenadora, ........................, participam da pesquisa os professores .....................,  ..................................., .................................., ..................................... e ........................, além de vários estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFU.A análise da residência Migliorini atém-se aos vínculos do projeto com a questão do plano (superfície), elemento importante de definição do espaço e da linguagem modernos. A moradia foi projetada pelo arquiteto mineiro Fernando Graça, um dos pioneiros da arquitetura modernista em Minas Gerais,  ainda atuante enquanto arquiteto.A análise pretende apontar os vínculos da residência com a estética Construtivista (em especial com o Neoplasticismo), analisando ao mesmo tempo o modo com a superfície (plano) comparece na plástica da construção.Os resultados da investigação revelam a presença do plano enquanto elemento marcante da linguagem do projeto e enquanto modo de definição do espaço da residência.
id UFU-5_7af381658955d1f422c6c310db7e966f
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30834
network_acronym_str UFU-5
network_name_str Horizonte Científico
repository_id_str
spelling A Residência Migliorini e a Questão do Plano ModernoArquitetura ModernaPlanoResidência Migliorini.O objetivo deste texto é apresentar uma análise plástica da residência Migliorini, construção modernista localizada em Uberlândia. Esta análise se insere numa pesquisa mais ampla denominada Documentação da Arquitetura Moderna no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba: História e Preservação, coordenada por ................................ (UFU) e desenvolvida por professores e estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Uberlândia, MG. A pesquisa teve apoio financeiro da FAPEMIG e do CNPq e teve por objetivo fazer um levantamento de exemplares de arquitetura moderna construídos na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, como também proceder a análises do material pesquisado. Além da coordenadora, ........................, participam da pesquisa os professores .....................,  ..................................., .................................., ..................................... e ........................, além de vários estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFU.A análise da residência Migliorini atém-se aos vínculos do projeto com a questão do plano (superfície), elemento importante de definição do espaço e da linguagem modernos. A moradia foi projetada pelo arquiteto mineiro Fernando Graça, um dos pioneiros da arquitetura modernista em Minas Gerais,  ainda atuante enquanto arquiteto.A análise pretende apontar os vínculos da residência com a estética Construtivista (em especial com o Neoplasticismo), analisando ao mesmo tempo o modo com a superfície (plano) comparece na plástica da construção.Os resultados da investigação revelam a presença do plano enquanto elemento marcante da linguagem do projeto e enquanto modo de definição do espaço da residência.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2016-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/30834Horizonte Científico; VOL 10, Nº 1 (AGO 2016)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/30834/18338Copyright (c) 2016 Horizonte Científicoinfo:eu-repo/semantics/openAccesscunha, larissa ribeiroborda, luis eduardo dos santos2016-10-07T21:02:29Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30834Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2016-10-07T21:02:29Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A Residência Migliorini e a Questão do Plano Moderno
title A Residência Migliorini e a Questão do Plano Moderno
spellingShingle A Residência Migliorini e a Questão do Plano Moderno
cunha, larissa ribeiro
Arquitetura Moderna
Plano
Residência Migliorini.
title_short A Residência Migliorini e a Questão do Plano Moderno
title_full A Residência Migliorini e a Questão do Plano Moderno
title_fullStr A Residência Migliorini e a Questão do Plano Moderno
title_full_unstemmed A Residência Migliorini e a Questão do Plano Moderno
title_sort A Residência Migliorini e a Questão do Plano Moderno
author cunha, larissa ribeiro
author_facet cunha, larissa ribeiro
borda, luis eduardo dos santos
author_role author
author2 borda, luis eduardo dos santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv cunha, larissa ribeiro
borda, luis eduardo dos santos
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura Moderna
Plano
Residência Migliorini.
topic Arquitetura Moderna
Plano
Residência Migliorini.
description O objetivo deste texto é apresentar uma análise plástica da residência Migliorini, construção modernista localizada em Uberlândia. Esta análise se insere numa pesquisa mais ampla denominada Documentação da Arquitetura Moderna no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba: História e Preservação, coordenada por ................................ (UFU) e desenvolvida por professores e estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Uberlândia, MG. A pesquisa teve apoio financeiro da FAPEMIG e do CNPq e teve por objetivo fazer um levantamento de exemplares de arquitetura moderna construídos na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, como também proceder a análises do material pesquisado. Além da coordenadora, ........................, participam da pesquisa os professores .....................,  ..................................., .................................., ..................................... e ........................, além de vários estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFU.A análise da residência Migliorini atém-se aos vínculos do projeto com a questão do plano (superfície), elemento importante de definição do espaço e da linguagem modernos. A moradia foi projetada pelo arquiteto mineiro Fernando Graça, um dos pioneiros da arquitetura modernista em Minas Gerais,  ainda atuante enquanto arquiteto.A análise pretende apontar os vínculos da residência com a estética Construtivista (em especial com o Neoplasticismo), analisando ao mesmo tempo o modo com a superfície (plano) comparece na plástica da construção.Os resultados da investigação revelam a presença do plano enquanto elemento marcante da linguagem do projeto e enquanto modo de definição do espaço da residência.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/30834
url https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/30834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/30834/18338
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Horizonte Científico
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Horizonte Científico
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Horizonte Científico; VOL 10, Nº 1 (AGO 2016)
1808-3064
reponame:Horizonte Científico
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Horizonte Científico
collection Horizonte Científico
repository.name.fl_str_mv Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||horizontec@propp.ufu.br
_version_ 1789434528983416832