EFEITO DA INTRODUÇÃO DE BEBEDOUROS ARTIFICIAIS NA PARTIÇÃO DE NICHO ENTRE APODIFORMES (AVES:TROCHILIDAE) E PASSERIFORMES.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Jovânia Gonçalves
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Assunção, Mariana Abrahão, Melo, Celine de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/14771
Resumo: Aves das ordens Apodiformes e Passeriformes representam grupos de alta importância ecológica, sendo dominantes nas interações aves-flores na região Neotropical. Entretanto, pouco se conhece sobre as relações inter-específicas envolvendo aves dessas duas ordens em ambientes urbanos. Para avaliar o efeito do aumento induzido da disponibilidade de recurso para Apodiformes (beija-flores) e Passeriformes, foi realizado um estudo experimental utilizando bebedouros artificiais contendo soluções diluídas e concentradas de sacarose, que foram oferecidos ad libitum sense a espécies presentes em duas áreas ajardinadas na cidade de Uberlândia, MG. Seis bebedouros foram distribuídos em cada área, três contendo solução à 10% e outros três à 20%. Foram realizadas 20 horas de observação em cada área, totalizando 40 horas. As espécies de beija-flores identificadas nas áreas de estudo foram Eupetomena macroura, Chlorostilbon aureoventris e Amazilia fimbriata e as espécies Passeriformes foram Molothrus bonariensis, Myiozetetes similis, Todirostrum cinereum, Vireo olivaceus e Coereba flaveola. O pico de visitação das aves aos bebedouros ocorreu no início da manhã e início da tarde. Passeriformes e beija-flores diferiram significativamente na exploração, sendo que beija-flores preferiram bebedouros com soluções menos concentradas e Passeriformes, aqueles com soluções mais concentradas. Tendo em vista a sobreposição temporal na exploração do recurso e a segregação no uso de concentrações distintas, sugere-se que Apodiformes (Trochilidae) e Passeriformes possam estar realizando partição de nicho como estratégia para minimizar a competição.
id UFU-5_dc5d0b1138030d318bd862674c961f9c
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14771
network_acronym_str UFU-5
network_name_str Horizonte Científico
repository_id_str
spelling EFEITO DA INTRODUÇÃO DE BEBEDOUROS ARTIFICIAIS NA PARTIÇÃO DE NICHO ENTRE APODIFORMES (AVES:TROCHILIDAE) E PASSERIFORMES.ApodiformesPasseriformespartição de nichobebedouros artificiais.Aves das ordens Apodiformes e Passeriformes representam grupos de alta importância ecológica, sendo dominantes nas interações aves-flores na região Neotropical. Entretanto, pouco se conhece sobre as relações inter-específicas envolvendo aves dessas duas ordens em ambientes urbanos. Para avaliar o efeito do aumento induzido da disponibilidade de recurso para Apodiformes (beija-flores) e Passeriformes, foi realizado um estudo experimental utilizando bebedouros artificiais contendo soluções diluídas e concentradas de sacarose, que foram oferecidos ad libitum sense a espécies presentes em duas áreas ajardinadas na cidade de Uberlândia, MG. Seis bebedouros foram distribuídos em cada área, três contendo solução à 10% e outros três à 20%. Foram realizadas 20 horas de observação em cada área, totalizando 40 horas. As espécies de beija-flores identificadas nas áreas de estudo foram Eupetomena macroura, Chlorostilbon aureoventris e Amazilia fimbriata e as espécies Passeriformes foram Molothrus bonariensis, Myiozetetes similis, Todirostrum cinereum, Vireo olivaceus e Coereba flaveola. O pico de visitação das aves aos bebedouros ocorreu no início da manhã e início da tarde. Passeriformes e beija-flores diferiram significativamente na exploração, sendo que beija-flores preferiram bebedouros com soluções menos concentradas e Passeriformes, aqueles com soluções mais concentradas. Tendo em vista a sobreposição temporal na exploração do recurso e a segregação no uso de concentrações distintas, sugere-se que Apodiformes (Trochilidae) e Passeriformes possam estar realizando partição de nicho como estratégia para minimizar a competição.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2012-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/14771Horizonte Científico; VOL 6, Nº 1 (AGO 2012)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/14771/9781Teixeira, Jovânia GonçalvesAssunção, Mariana AbrahãoMelo, Celine deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-08-22T18:04:42Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14771Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2012-08-22T18:04:42Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv EFEITO DA INTRODUÇÃO DE BEBEDOUROS ARTIFICIAIS NA PARTIÇÃO DE NICHO ENTRE APODIFORMES (AVES:TROCHILIDAE) E PASSERIFORMES.
title EFEITO DA INTRODUÇÃO DE BEBEDOUROS ARTIFICIAIS NA PARTIÇÃO DE NICHO ENTRE APODIFORMES (AVES:TROCHILIDAE) E PASSERIFORMES.
spellingShingle EFEITO DA INTRODUÇÃO DE BEBEDOUROS ARTIFICIAIS NA PARTIÇÃO DE NICHO ENTRE APODIFORMES (AVES:TROCHILIDAE) E PASSERIFORMES.
Teixeira, Jovânia Gonçalves
Apodiformes
Passeriformes
partição de nicho
bebedouros artificiais.
title_short EFEITO DA INTRODUÇÃO DE BEBEDOUROS ARTIFICIAIS NA PARTIÇÃO DE NICHO ENTRE APODIFORMES (AVES:TROCHILIDAE) E PASSERIFORMES.
title_full EFEITO DA INTRODUÇÃO DE BEBEDOUROS ARTIFICIAIS NA PARTIÇÃO DE NICHO ENTRE APODIFORMES (AVES:TROCHILIDAE) E PASSERIFORMES.
title_fullStr EFEITO DA INTRODUÇÃO DE BEBEDOUROS ARTIFICIAIS NA PARTIÇÃO DE NICHO ENTRE APODIFORMES (AVES:TROCHILIDAE) E PASSERIFORMES.
title_full_unstemmed EFEITO DA INTRODUÇÃO DE BEBEDOUROS ARTIFICIAIS NA PARTIÇÃO DE NICHO ENTRE APODIFORMES (AVES:TROCHILIDAE) E PASSERIFORMES.
title_sort EFEITO DA INTRODUÇÃO DE BEBEDOUROS ARTIFICIAIS NA PARTIÇÃO DE NICHO ENTRE APODIFORMES (AVES:TROCHILIDAE) E PASSERIFORMES.
author Teixeira, Jovânia Gonçalves
author_facet Teixeira, Jovânia Gonçalves
Assunção, Mariana Abrahão
Melo, Celine de
author_role author
author2 Assunção, Mariana Abrahão
Melo, Celine de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Jovânia Gonçalves
Assunção, Mariana Abrahão
Melo, Celine de
dc.subject.por.fl_str_mv Apodiformes
Passeriformes
partição de nicho
bebedouros artificiais.
topic Apodiformes
Passeriformes
partição de nicho
bebedouros artificiais.
description Aves das ordens Apodiformes e Passeriformes representam grupos de alta importância ecológica, sendo dominantes nas interações aves-flores na região Neotropical. Entretanto, pouco se conhece sobre as relações inter-específicas envolvendo aves dessas duas ordens em ambientes urbanos. Para avaliar o efeito do aumento induzido da disponibilidade de recurso para Apodiformes (beija-flores) e Passeriformes, foi realizado um estudo experimental utilizando bebedouros artificiais contendo soluções diluídas e concentradas de sacarose, que foram oferecidos ad libitum sense a espécies presentes em duas áreas ajardinadas na cidade de Uberlândia, MG. Seis bebedouros foram distribuídos em cada área, três contendo solução à 10% e outros três à 20%. Foram realizadas 20 horas de observação em cada área, totalizando 40 horas. As espécies de beija-flores identificadas nas áreas de estudo foram Eupetomena macroura, Chlorostilbon aureoventris e Amazilia fimbriata e as espécies Passeriformes foram Molothrus bonariensis, Myiozetetes similis, Todirostrum cinereum, Vireo olivaceus e Coereba flaveola. O pico de visitação das aves aos bebedouros ocorreu no início da manhã e início da tarde. Passeriformes e beija-flores diferiram significativamente na exploração, sendo que beija-flores preferiram bebedouros com soluções menos concentradas e Passeriformes, aqueles com soluções mais concentradas. Tendo em vista a sobreposição temporal na exploração do recurso e a segregação no uso de concentrações distintas, sugere-se que Apodiformes (Trochilidae) e Passeriformes possam estar realizando partição de nicho como estratégia para minimizar a competição.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/14771
url https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/14771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/14771/9781
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Horizonte Científico; VOL 6, Nº 1 (AGO 2012)
1808-3064
reponame:Horizonte Científico
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Horizonte Científico
collection Horizonte Científico
repository.name.fl_str_mv Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||horizontec@propp.ufu.br
_version_ 1789434528553500672