APLICAÇÃO DO MÉTODO SCAN PARA A DETECÇÃO DE CONGLOMERADOS ESPACIAIS DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO OCORRIDOS EM JOÃO PESSOA-PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Paula de Jesus Tomé
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Moraes, Ronei Marcos de, Vianna, Rodrigo Pinheiro de Toledo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Hygeia (Uberlândia)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/23393
Resumo: Este estudo objetivou identificar um padrão na distribuição espacial dos acidentes de trânsito com vítimas em João Pessoa, utilizando os dados do SAMU, entre 2010 e 2011. Trata-se de um estudo de base populacional, com uso de dados secundários para descrever o risco relativo e a distribuição espacial dos acidentes de trânsito utilizando o método Scan. Das 10.070 ocorrências, 1.793 (17,8%) vítimas apresentaram hálito etílico e 85 (0,8%) morreram no local do acidente. A maior parte das vítimas foi do sexo masculino (74,5%), pertencente à faixa etária de 20 a 29 anos (37,7%). A maioria dos veículos envolvidos foi composta por motocicletas (52,8%) e a colisão foi o tipo de acidente mais frequente (46,2%). Na análise do risco relativo e da distribuição espacial, verificou-se que os bairros com alto risco relativo e que formaram conglomerados espaciais significativos concentraram-se nas regiões norte, noroeste e nordeste do município. Estas informações podem ser fundamentais para o planejamento e melhor alocação de recursos humanos e materiais, visando prevenção e/ou combate dos acidentes de trânsito em João Pessoa. Eventualmente, ações educativas poderão ser implementadas nos locais indicados pela análise e voltadas
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