"Eu sou apenas um repórter de um tempo mau" : história, censura e recepção da obra de Plínio Marcos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Jacques Elias de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21418
http://doi.org/10.14393/ufu.te.2017.173
Resumo: Esta pesquisa está focada no processo de recepção da dramaturgia de Plínio Marcos nas décadas de 1960/1970 que estrutura a análise da historicidade das obras do dramaturgo santista nesse período. Para tanto, é um trabalho que se organiza pelo prisma das relações entre História e Teatro tendo como norte interpretativo a apreciação das entrevistas concedidas pelo autor, das críticas teatrais, dos pareceres censórios e dos trabalhos acadêmicos que versaram sobre a obra pliniana, principalmente a documentação referente aos textos teatrais: Barrela, Dois perdidos numa noite suja, Navalha na carne e Abajur lilás, verdadeiros marcos interpretativos de sua dramaturgia. Dessa maneira, o trabalho problematiza os conceitos de “marginal” e “maldito” que acompanharam o autor ao longo de sua trajetória e demarcaram os diversos posicionamentos estéticos e políticos sobre a sua condição de artista e homem de teatro, por outro lado, revelaram a dimensão histórica de tais conceitos forjados e incorporados ao longo do processo de afirmação de sua dramaturgia.
id UFU_328756f168706f8f153c5a1a156c6f97
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/21418
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2018-05-22T17:47:59Z2018-05-22T17:47:59Z2017-08-25CARVALHO, Jacques Elias de. Eu sou apenas um repórter de um tempo mau : história, censura e recepção da obra de Plínio Marcos . 2017. 349 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2017.173https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21418http://doi.org/10.14393/ufu.te.2017.173Esta pesquisa está focada no processo de recepção da dramaturgia de Plínio Marcos nas décadas de 1960/1970 que estrutura a análise da historicidade das obras do dramaturgo santista nesse período. Para tanto, é um trabalho que se organiza pelo prisma das relações entre História e Teatro tendo como norte interpretativo a apreciação das entrevistas concedidas pelo autor, das críticas teatrais, dos pareceres censórios e dos trabalhos acadêmicos que versaram sobre a obra pliniana, principalmente a documentação referente aos textos teatrais: Barrela, Dois perdidos numa noite suja, Navalha na carne e Abajur lilás, verdadeiros marcos interpretativos de sua dramaturgia. Dessa maneira, o trabalho problematiza os conceitos de “marginal” e “maldito” que acompanharam o autor ao longo de sua trajetória e demarcaram os diversos posicionamentos estéticos e políticos sobre a sua condição de artista e homem de teatro, por outro lado, revelaram a dimensão histórica de tais conceitos forjados e incorporados ao longo do processo de afirmação de sua dramaturgia.This research is focused on the process of reception of Plinio Marcos' dramaturgy in 1960/1970s, which structures an analysis of the historicity of Brazilian dramatist's masterpieces during this period. Thereby, this research is organized by the prism of the relations between History and Theater, having as interpretive perspective the appreciation of some interviews granted by the author, theatrical critics, censorial opinions and academic works that dealt with Plinian masterpieces - mainly the documents referred to the theatrical texts: Barrela, Dois perdidos numa noite suja, Navalha na carne and Abajur lilás, all them considered true interpretative milestones of his dramaturgy. Thus, this reseach problematizes the concepts of "marginal" and "cursed" that accompanied the dramatist during his trajectory and demarcated the diverse aesthetic and political positions on his condition as artist - a man of the theater - and, on the other hand, they revealed a historical dimension of such forged and embedded concepts throughout the process of his dramaturgy affirmation.Tese (Doutorado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em HistóriaBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAHistóriaHistória e teatro - BrasilCensura - Brasil - 1960-1970TeatroRecepçãoDitaduraCensuraPlínio MarcosDramaturgiaHistoryTheaterReceptionDictatorshipCensurePlínio MarcosDramaturgy"Eu sou apenas um repórter de um tempo mau" : história, censura e recepção da obra de Plínio Marcos"I am just a reporter of a bad time ": history, censorship and reception of the work of Plínio Marcosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisRamos, Rosangela Patriotahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784170P4Ramos, Alcides Freirehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727091E4Costa, Rodrigo de Freitashttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4733305H6Oliveira, Sirley Cristinahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767721A8Barbosa, Katia Elianehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701370D7http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764514J5Carvalho, Jacques Elias de353info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFULICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21418/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52ORIGINALEuSouApenas.pdfEuSouApenas.pdfTeseapplication/pdf8959361https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21418/1/EuSouApenas.pdf606537b75d0418ccb3b3ceda0d9b4f7cMD51TEXTEuSouApenas.pdf.txtEuSouApenas.pdf.txtExtracted texttext/plain1131145https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21418/3/EuSouApenas.pdf.txt8879be4beb996d678132291147d6361fMD53THUMBNAILEuSouApenas.pdf.jpgEuSouApenas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg957https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21418/4/EuSouApenas.pdf.jpg5236f38619ae77f31ba8d1a45e2e1cb7MD54123456789/214182020-09-16 17:09:50.245oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-04-26T15:20:35.655056Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Eu sou apenas um repórter de um tempo mau" : história, censura e recepção da obra de Plínio Marcos
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv "I am just a reporter of a bad time ": history, censorship and reception of the work of Plínio Marcos
title "Eu sou apenas um repórter de um tempo mau" : história, censura e recepção da obra de Plínio Marcos
spellingShingle "Eu sou apenas um repórter de um tempo mau" : história, censura e recepção da obra de Plínio Marcos
Carvalho, Jacques Elias de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
História
História e teatro - Brasil
Censura - Brasil - 1960-1970
Teatro
Recepção
Ditadura
Censura
Plínio Marcos
Dramaturgia
History
Theater
Reception
Dictatorship
Censure
Plínio Marcos
Dramaturgy
title_short "Eu sou apenas um repórter de um tempo mau" : história, censura e recepção da obra de Plínio Marcos
title_full "Eu sou apenas um repórter de um tempo mau" : história, censura e recepção da obra de Plínio Marcos
title_fullStr "Eu sou apenas um repórter de um tempo mau" : história, censura e recepção da obra de Plínio Marcos
title_full_unstemmed "Eu sou apenas um repórter de um tempo mau" : história, censura e recepção da obra de Plínio Marcos
title_sort "Eu sou apenas um repórter de um tempo mau" : história, censura e recepção da obra de Plínio Marcos
author Carvalho, Jacques Elias de
author_facet Carvalho, Jacques Elias de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Rosangela Patriota
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784170P4
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ramos, Alcides Freire
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727091E4
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Costa, Rodrigo de Freitas
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4733305H6
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Oliveira, Sirley Cristina
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767721A8
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Barbosa, Katia Eliane
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701370D7
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764514J5
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Jacques Elias de
contributor_str_mv Ramos, Rosangela Patriota
Ramos, Alcides Freire
Costa, Rodrigo de Freitas
Oliveira, Sirley Cristina
Barbosa, Katia Eliane
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
História
História e teatro - Brasil
Censura - Brasil - 1960-1970
Teatro
Recepção
Ditadura
Censura
Plínio Marcos
Dramaturgia
History
Theater
Reception
Dictatorship
Censure
Plínio Marcos
Dramaturgy
dc.subject.por.fl_str_mv História
História e teatro - Brasil
Censura - Brasil - 1960-1970
Teatro
Recepção
Ditadura
Censura
Plínio Marcos
Dramaturgia
History
Theater
Reception
Dictatorship
Censure
Plínio Marcos
Dramaturgy
description Esta pesquisa está focada no processo de recepção da dramaturgia de Plínio Marcos nas décadas de 1960/1970 que estrutura a análise da historicidade das obras do dramaturgo santista nesse período. Para tanto, é um trabalho que se organiza pelo prisma das relações entre História e Teatro tendo como norte interpretativo a apreciação das entrevistas concedidas pelo autor, das críticas teatrais, dos pareceres censórios e dos trabalhos acadêmicos que versaram sobre a obra pliniana, principalmente a documentação referente aos textos teatrais: Barrela, Dois perdidos numa noite suja, Navalha na carne e Abajur lilás, verdadeiros marcos interpretativos de sua dramaturgia. Dessa maneira, o trabalho problematiza os conceitos de “marginal” e “maldito” que acompanharam o autor ao longo de sua trajetória e demarcaram os diversos posicionamentos estéticos e políticos sobre a sua condição de artista e homem de teatro, por outro lado, revelaram a dimensão histórica de tais conceitos forjados e incorporados ao longo do processo de afirmação de sua dramaturgia.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-22T17:47:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-22T17:47:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARVALHO, Jacques Elias de. Eu sou apenas um repórter de um tempo mau : história, censura e recepção da obra de Plínio Marcos . 2017. 349 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2017.173
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21418
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://doi.org/10.14393/ufu.te.2017.173
identifier_str_mv CARVALHO, Jacques Elias de. Eu sou apenas um repórter de um tempo mau : história, censura e recepção da obra de Plínio Marcos . 2017. 349 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2017.173
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21418
http://doi.org/10.14393/ufu.te.2017.173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em História
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21418/2/license.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21418/1/EuSouApenas.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21418/3/EuSouApenas.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21418/4/EuSouApenas.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
606537b75d0418ccb3b3ceda0d9b4f7c
8879be4beb996d678132291147d6361f
5236f38619ae77f31ba8d1a45e2e1cb7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1797425668796973056