"Eu sou apenas um repórter de um tempo mau" : história, censura e recepção da obra de Plínio Marcos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21418 http://doi.org/10.14393/ufu.te.2017.173 |
Resumo: | Esta pesquisa está focada no processo de recepção da dramaturgia de Plínio Marcos nas décadas de 1960/1970 que estrutura a análise da historicidade das obras do dramaturgo santista nesse período. Para tanto, é um trabalho que se organiza pelo prisma das relações entre História e Teatro tendo como norte interpretativo a apreciação das entrevistas concedidas pelo autor, das críticas teatrais, dos pareceres censórios e dos trabalhos acadêmicos que versaram sobre a obra pliniana, principalmente a documentação referente aos textos teatrais: Barrela, Dois perdidos numa noite suja, Navalha na carne e Abajur lilás, verdadeiros marcos interpretativos de sua dramaturgia. Dessa maneira, o trabalho problematiza os conceitos de “marginal” e “maldito” que acompanharam o autor ao longo de sua trajetória e demarcaram os diversos posicionamentos estéticos e políticos sobre a sua condição de artista e homem de teatro, por outro lado, revelaram a dimensão histórica de tais conceitos forjados e incorporados ao longo do processo de afirmação de sua dramaturgia. |
id |
UFU_328756f168706f8f153c5a1a156c6f97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/21418 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2018-05-22T17:47:59Z2018-05-22T17:47:59Z2017-08-25CARVALHO, Jacques Elias de. Eu sou apenas um repórter de um tempo mau : história, censura e recepção da obra de Plínio Marcos . 2017. 349 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2017.173https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21418http://doi.org/10.14393/ufu.te.2017.173Esta pesquisa está focada no processo de recepção da dramaturgia de Plínio Marcos nas décadas de 1960/1970 que estrutura a análise da historicidade das obras do dramaturgo santista nesse período. Para tanto, é um trabalho que se organiza pelo prisma das relações entre História e Teatro tendo como norte interpretativo a apreciação das entrevistas concedidas pelo autor, das críticas teatrais, dos pareceres censórios e dos trabalhos acadêmicos que versaram sobre a obra pliniana, principalmente a documentação referente aos textos teatrais: Barrela, Dois perdidos numa noite suja, Navalha na carne e Abajur lilás, verdadeiros marcos interpretativos de sua dramaturgia. Dessa maneira, o trabalho problematiza os conceitos de “marginal” e “maldito” que acompanharam o autor ao longo de sua trajetória e demarcaram os diversos posicionamentos estéticos e políticos sobre a sua condição de artista e homem de teatro, por outro lado, revelaram a dimensão histórica de tais conceitos forjados e incorporados ao longo do processo de afirmação de sua dramaturgia.This research is focused on the process of reception of Plinio Marcos' dramaturgy in 1960/1970s, which structures an analysis of the historicity of Brazilian dramatist's masterpieces during this period. Thereby, this research is organized by the prism of the relations between History and Theater, having as interpretive perspective the appreciation of some interviews granted by the author, theatrical critics, censorial opinions and academic works that dealt with Plinian masterpieces - mainly the documents referred to the theatrical texts: Barrela, Dois perdidos numa noite suja, Navalha na carne and Abajur lilás, all them considered true interpretative milestones of his dramaturgy. Thus, this reseach problematizes the concepts of "marginal" and "cursed" that accompanied the dramatist during his trajectory and demarcated the diverse aesthetic and political positions on his condition as artist - a man of the theater - and, on the other hand, they revealed a historical dimension of such forged and embedded concepts throughout the process of his dramaturgy affirmation.Tese (Doutorado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em HistóriaBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAHistóriaHistória e teatro - BrasilCensura - Brasil - 1960-1970TeatroRecepçãoDitaduraCensuraPlínio MarcosDramaturgiaHistoryTheaterReceptionDictatorshipCensurePlínio MarcosDramaturgy"Eu sou apenas um repórter de um tempo mau" : história, censura e recepção da obra de Plínio Marcos"I am just a reporter of a bad time ": history, censorship and reception of the work of Plínio Marcosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisRamos, Rosangela Patriotahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784170P4Ramos, Alcides Freirehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727091E4Costa, Rodrigo de Freitashttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4733305H6Oliveira, Sirley Cristinahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767721A8Barbosa, Katia Elianehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701370D7http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764514J5Carvalho, Jacques Elias de353info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFULICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21418/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52ORIGINALEuSouApenas.pdfEuSouApenas.pdfTeseapplication/pdf8959361https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21418/1/EuSouApenas.pdf606537b75d0418ccb3b3ceda0d9b4f7cMD51TEXTEuSouApenas.pdf.txtEuSouApenas.pdf.txtExtracted texttext/plain1131145https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21418/3/EuSouApenas.pdf.txt8879be4beb996d678132291147d6361fMD53THUMBNAILEuSouApenas.pdf.jpgEuSouApenas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg957https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21418/4/EuSouApenas.pdf.jpg5236f38619ae77f31ba8d1a45e2e1cb7MD54123456789/214182020-09-16 17:09:50.245oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-04-26T15:20:35.655056Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
"Eu sou apenas um repórter de um tempo mau" : história, censura e recepção da obra de Plínio Marcos |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
"I am just a reporter of a bad time ": history, censorship and reception of the work of Plínio Marcos |
title |
"Eu sou apenas um repórter de um tempo mau" : história, censura e recepção da obra de Plínio Marcos |
spellingShingle |
"Eu sou apenas um repórter de um tempo mau" : história, censura e recepção da obra de Plínio Marcos Carvalho, Jacques Elias de CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA História História e teatro - Brasil Censura - Brasil - 1960-1970 Teatro Recepção Ditadura Censura Plínio Marcos Dramaturgia History Theater Reception Dictatorship Censure Plínio Marcos Dramaturgy |
title_short |
"Eu sou apenas um repórter de um tempo mau" : história, censura e recepção da obra de Plínio Marcos |
title_full |
"Eu sou apenas um repórter de um tempo mau" : história, censura e recepção da obra de Plínio Marcos |
title_fullStr |
"Eu sou apenas um repórter de um tempo mau" : história, censura e recepção da obra de Plínio Marcos |
title_full_unstemmed |
"Eu sou apenas um repórter de um tempo mau" : história, censura e recepção da obra de Plínio Marcos |
title_sort |
"Eu sou apenas um repórter de um tempo mau" : história, censura e recepção da obra de Plínio Marcos |
author |
Carvalho, Jacques Elias de |
author_facet |
Carvalho, Jacques Elias de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Rosangela Patriota |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784170P4 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ramos, Alcides Freire |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727091E4 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Costa, Rodrigo de Freitas |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4733305H6 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Oliveira, Sirley Cristina |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767721A8 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Barbosa, Katia Eliane |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701370D7 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764514J5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Jacques Elias de |
contributor_str_mv |
Ramos, Rosangela Patriota Ramos, Alcides Freire Costa, Rodrigo de Freitas Oliveira, Sirley Cristina Barbosa, Katia Eliane |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA História História e teatro - Brasil Censura - Brasil - 1960-1970 Teatro Recepção Ditadura Censura Plínio Marcos Dramaturgia History Theater Reception Dictatorship Censure Plínio Marcos Dramaturgy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História História e teatro - Brasil Censura - Brasil - 1960-1970 Teatro Recepção Ditadura Censura Plínio Marcos Dramaturgia History Theater Reception Dictatorship Censure Plínio Marcos Dramaturgy |
description |
Esta pesquisa está focada no processo de recepção da dramaturgia de Plínio Marcos nas décadas de 1960/1970 que estrutura a análise da historicidade das obras do dramaturgo santista nesse período. Para tanto, é um trabalho que se organiza pelo prisma das relações entre História e Teatro tendo como norte interpretativo a apreciação das entrevistas concedidas pelo autor, das críticas teatrais, dos pareceres censórios e dos trabalhos acadêmicos que versaram sobre a obra pliniana, principalmente a documentação referente aos textos teatrais: Barrela, Dois perdidos numa noite suja, Navalha na carne e Abajur lilás, verdadeiros marcos interpretativos de sua dramaturgia. Dessa maneira, o trabalho problematiza os conceitos de “marginal” e “maldito” que acompanharam o autor ao longo de sua trajetória e demarcaram os diversos posicionamentos estéticos e políticos sobre a sua condição de artista e homem de teatro, por outro lado, revelaram a dimensão histórica de tais conceitos forjados e incorporados ao longo do processo de afirmação de sua dramaturgia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-08-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-22T17:47:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-05-22T17:47:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CARVALHO, Jacques Elias de. Eu sou apenas um repórter de um tempo mau : história, censura e recepção da obra de Plínio Marcos . 2017. 349 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2017.173 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21418 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://doi.org/10.14393/ufu.te.2017.173 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, Jacques Elias de. Eu sou apenas um repórter de um tempo mau : história, censura e recepção da obra de Plínio Marcos . 2017. 349 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2017.173 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21418 http://doi.org/10.14393/ufu.te.2017.173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em História |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21418/2/license.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21418/1/EuSouApenas.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21418/3/EuSouApenas.pdf.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21418/4/EuSouApenas.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3 606537b75d0418ccb3b3ceda0d9b4f7c 8879be4beb996d678132291147d6361f 5236f38619ae77f31ba8d1a45e2e1cb7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1797425668796973056 |